Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

20 Boatos que circularam durante as eleições de 2014

Política

20 Boatos que circularam durante as eleições de 2014

As eleições de 2014 foram marcadas por muitos boatos digitais! Relembre ou conheça 20 dos principais boatos políticos que rondaram a web a respeito das eleições presidenciais de 2014!

Talvez você não saiba, mas muitas das histórias que você viu seus amigos compartilhando nas redes sociais sobre esse ou aquele candidato se provaram falsas. Em época de eleição vale tudo e, ainda mais agora, que muitos já descobriram a força que a internet tem de disseminar boatos!

Conseguimos pesquisar algumas delas e já publicamos aqui no E-farsas, mas a grande maioria acabou passando direto.

Por isso, agora que o segundo turno decidiu e finalizou a disputa, reunimos 20 desses boatos e explicaremos a verdade por trás de cada um desses hoaxes!

vitrine-boatos 

1 – Aécio Neves Cheirador após noite de esbórnia!

O vídeo abaixo foi publicado no YouTube em dezembro de 2013 (em época de pré-eleição) e mostra um homem de terno, caído no chão. O rosto do homem foi borrado, mas o texto afirma que ele seria o Senador:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/-JLubEXGX4I” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Não há nenhuma identificação de quem teria postado o tal vídeo, mas o a foto original usada na montagem é essa, retirada do portfólio da fotógrafa Andy Pixel:

Foto usada em montagem em nome do Senador Aécio Neves! (foto: Reprodução/)

Foto usada em montagem em nome do Senador Aécio Neves! (foto: Reprodução)

 

2 – Filha de Dilma Rousseff é dona de mais de 20 empresas

De acordo com uma “notícia” que se espalhou por aí, Paula Roussef Araújo – filha da Presidente – seria dona de mais de 20 empresas e teria ficado milionária por causa da mãe. Na verdade, Paula é Procuradora do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul. É concursada e recebe um salário de R$15mil por mês do estado. Não há nenhuma empresa registrada no CNPJ da filha da Presidente e a publicação mais antiga desse boato foi feita em um blog chamado Pesadelos Políticos (que não está mais no ar). 

 

3 – Pastor Everaldo solta pum no Jornal Nacional

Em agosto de 2014, um vídeo fez enorme sucesso no YouTube. Nele podemos ver o candidato à Presidência pelo PSC, Pastor Everaldo, soltando um sonoro pum durante sua entrevista no Jornal Nacional! O vídeo é esse:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/_6eWWtUqrO4″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

O flagra, apesar de ser muito engraçado, foi apenas uma montagem feita em cima de uma entrevista real que o candidato concedeu à Rede Globo, conforme apuramos aqui!

 

4 – Aécio Neves diz que não precisa do voto dos professores!

Esse hoax surgiu no Facebook e se espalhou rapidamente pela web e afirma que o candidato Aécio Neves teria dito que não precisa dos votos dos professores:

Imagem compartilhada no Facebook!

Imagem compartilhada no Facebook!

Não há nenhuma fonte que comprove que Aécio tenha dito isso mesmo! Apenas mais um boato apócrifo!

 

5 – Dilma desfila ao som de Beijinho no Ombro no 7 de Setembro

O vídeo abaixo mostra a então candidata Dilma Rousseff desfilando em carro aberto ao som de Beijinho no Ombro:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/rkn6ckkBMXo” frameborder=”0″ allowfullscreen] 

Apesar da evidente montagem, muito jornal sério caiu na pegadinha na época. descobrimos que ela foi feita por um humorista que possui um perfil falso da Dilma Rousseff no Twitter. O vídeo original e nossa pesquisa completa sobre essa história pode ser lida aqui!

 

6 – Aécio Neves é viciado em cocaína!

Apesar de surgir em 2006, essa história ganhou força durante as eleições de 2014, depois de vários sites noticiarem um possível envolvimento de Aécio Neves com a apreensão de um helicóptero com 450 kg de cocaína, no Espírito Santo. No entanto, algumas semanas após o ocorrido, a Polícia Federal afirmou não ter encontrado provas ligando o helicóptero à Administração de Aécio Neves.Não há nenhum fato (até agora) que comprove que Aécio Neves tenha problemas com drogas.

 

7 – Ficha criminal mostra Dilma Rousseff como assaltante de banco e terrorista

A imagem abaixo mostra o que parece ser a ficha criminal da mulher que viria a se tornar Presidente do Brasil. Esse recorte provaria que Rousseff seria terrorista e assaltante a bancos:

Ficha policial de Dilma Rousseff é falsa!

Ficha policial de Dilma Rousseff é falsa! 

No entanto, a ficha aí de cima, que voltou a aparecer nas vésperas das eleições de 2014, é falsa e foi publicada no jornal Folha de São Paulo. Pouco tempo após a publicação, a própria Folha admitiu que errou e pediu desculpas pela falha, explicando que recebeu a imagem por e-mail e não checou as informações. A errata da Folha pode ser lida aqui!

Na verdade, Dilma Rousseff foi presa, sim, em 1970, sob a acusação de “subversão”. Em plena época de Ditadura Militar, qualquer um que se opunha ao Regime podia ir preso facilmente sob essa desculpa. Essa matéria de 2010 da revista Época mostra que Dilma Rousseff participou ativamente na luta armada contra a Ditadura militar.

A ficha policial que Dilma Rousseff “ganhou” na época é essa abaixo:

Ficha policial da "subversiva" Dilma Rousseff! (reprodução)

Ficha policial da “subversiva” Dilma Rousseff! (reprodução)

 

8 – Aécio Neves será julgado por desvio de verbas em Minas Gerais

De acordo com a notícia amplamente espalhada pela web, o então candidato será julgado por ter desviado 4,3 bilhões da área da saúde enquanto ainda era governador em Minas Gerais. O texto afirma que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais estaria investigando Aécio Neves por não cumprir o piso constitucional do financiamento do sistema público de saúde. Em outras palavras, não teria feito o investimento mínimo que está previsto em lei.

O processo até chegou a existir, de fato, mas já foi anulado em 2013. De acordo com matéria veiculada em agosto de 2013, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais anulou o processo contra Neves.

 

9 – Dilma cria lei proibindo divulgação de investigações de acidentes aéreos

Em agosto de 2014, publicamos aqui no E-farsas a verdade a respeito de uma notícia que se espalhou logo após o acidente aéreo que vitimou o então candidato à Presidência, Eduardo Campos. De acordo com o boato, Dilma Rousseff teria criado uma lei que proibia toda e qualquer divulgação de resultados de investigações sobre acidentes aéreos. 

Presidente Dilma teria aprovado uma lei exigindo sigilo nas investigações sobre acidentes aéreos! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

Presidente Dilma teria aprovado uma lei exigindo sigilo nas investigações sobre acidentes aéreos! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

Do jeito que foi espalhado, o boato dava a entender que a Presidente teria criado a lei imediatamente após o acidente, espalhando a falsa ideia de que ela e o PT estariam tentando esconder alguma coisa… Só que, conforme apuramos na ocasião, a lei foi proposta pela Aeronáutica em 2006 e sancionada em maio de 2014, após ser aperfeiçoada por 8 anos.

Na verdade, a Lei 12.970 não serve para encobrir investigações sobre acidentes aéreos e, caso seja detectada alguma irregularidade durante a verificação, as autoridades devem ser comunicadas!

 

10 – Governo de Dilma liberou 13 milhões de dólares para criação de estátua do Lula

Falso! Essa é de 2011. De acordo com o boato, o Governo estaria liberando mais de 13 milhões de dólares para a construção de uma enorme estátua do ex-presidente Lula.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Na época, descobrimos que tudo não passou de uma brincadeira do site humorístico G17 que inventou a piada e muita gente acreditou e ajudou a espalhar!

 

11 – Bolsa Bandido (Auxílio Reclusão)

O Auxílio Reclusão já existe desde 1960, quando instituído pelo Governo. Ele garante que a família do preso receba um valor mensal enquanto ele está recluso. No entanto, várias fanpages populares, como a TV Revolta, criticam o Auxílio Reclusão ou o “bolsa bandido” (como é chamado o benefício nessa fanpage). De acordo com o que foi divulgado erronemante por aí, o PT teria criado o benefício para que o bandido tenha direito a receber um salário enquanto está preso e essa mamata chegaria a dobrar de valor a cada filho a mais que o preso vir a ter.

Essa notícia não é completamente falsa, como já explicamos nesse artigo em fevereiro de 2011, mas não funciona da maneira como é sugerida pelo TV Revolta. O Auxílio Reclusão é um valor único mensal que a família do preso recebe (independente da quantidade de filhos do presidiário), desde que o recluso tenha contribuído previamente para a previdência.

Além disso, a cada três meses, os dependentes do preso devem se apresentar em uma Agência da Previdência Social para continuarem a receber o benefício.

 

12 – Dilma Rousseff usou ponto eletrônico durante o debate na Band

A fotografia comprometedora apareceu logo após o debate entre os candidatos à Presidência no segundo turno, promovido pela TV Band, no dia 14 de outubro de 2014. Uma ampliação de uma imagem da orelha da candidata mostra que Dilma Rousseff teria sido beneficiada por um ponto eletrônico.

Candidata Dilma Rousseff usando ponto eletrônico durante debate político! Será verdade? (foto: Reprodução/Twitter)

Candidata Dilma Rousseff usando ponto eletrônico durante debate político! Será verdade? (foto: Reprodução/Twitter)

O boato começou a ser espalhado com uma montagem feita sobre a foto tirada por Vanessa Carvalho, a serviço da Folhapress. Como podemos ver na ampliação abaixo, não há nada na orelha da candidata:

Perceba na ampliação que não há nada na orelha da candidata! (Montagem sobre foto de Vanessa Carvalho/Folhapress)

Perceba na ampliação que não há nada na orelha da candidata! (Montagem sobre foto de Vanessa Carvalho/Folhapress)

 

13 – Aécio Neves se divertindo na balada

A foto abaixo é antiga, mas voltou com força total logo após a confirmação do candidato Aécio Neves para o segundo turno das eleições à Presidência em 2014:

Candidato à presidência teria sido flagrado em casa noturna! Será que isso é verdade ou farsa? (foto: reprodução/Facebook)

Candidato à presidência teria sido flagrado em casa noturna! Será que isso é verdade ou farsa? (foto: reprodução/Facebook) 

Claro que trata-se de uma fotomontagem, como mostramos aqui!

aecio_balada_analise

 

14 – Fidel Castro recebe aposentaria do Brasil

O escândalo teria sido descoberto no final do mês de setembro de 2014. De acordo com o texto que circula pelas redes sociais, o ex-governante cubano Fidel Castro estaria recebendo um salário mensal de R$ 50.000 há mais de 5 anos, referentes a uma aposentadoria concedida pelo Governo brasileiro do PT ao ex-presidente.

Mostramos aqui no E-farsas que tudo não passou de uma brincadeira feita por um blog de humor!

 

15 – Morto, Eduardo Campos doa 2,5 milhões para a campanha de Marina

Essa apareceu na web logo após a morte do candidato pelo PSB Eduardo Campos. O boato afirmava que o morto teria “feito um DOC” de 2,5 milhões de reais para a conta de sua sucessora, Marina Silva.

Conforme explicamos aqui no E-farsas, a conta usada para a campanha de Eduardo Campos era o de uma pessoa jurídica e, de acordo com a Lei Eleitoral, em caso de morte do candidato o partido pode cuidar do dinheiro da campanha.

 

16 – O PT teria trazido 50 haitianos para o Brasil para votarem na Dilma

O hoax afirmava que o Partido dos Trabalhadores teria “importado” milhares (50 mil, para ser mais exato) de haitianos para o nosso país sob a condição de que todos eles tenham que votar na Presidente Dilma.

Na época em que a notícia falsa fez sucesso, mostramos que apenas 50 mil pessoas não fariam tanta diferença em uma Eleição Presidencial. Além disso, provamos que as fontes do “escândalo” não existiam!

PT está trazendo 50.000 haitianos para o Brasil para que votem na Dilma! Será? (foto: Reprodução/Facebook)

PT está trazendo 50.000 haitianos para o Brasil para que votem na Dilma! Será? (foto: Reprodução/Facebook) 

 

17 – Ministério da Cultura gastou 4 milhões na criação do Memorial do Funk

Essa não nasceu em tempos de eleição. Surgiu em 2013, mas reapareceu com força em setembro de 2014. De acordo com o hoax, o Governo do PT teria gastado mais de 4 milhões (de reais ou de dólares, dependendo da versão) para a criação do Memorial do Funk.

Escultura construída para ser afixada na entrada do memorial do funk! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Escultura construída para ser afixada na entrada do memorial do funk é, na verdade, a entrada de um hotel nos EUA! (foto: Reprodução/Facebook)

Mostramos aqui no E-farsas que a notícia foi uma brincadeira criada pelo blog humorístico Joselito Muller, mas que enganou muita gente!

 

18 – PT cria o Bolsa Prostituição

Outro boato que deixou muita gente indignada foi o que afirmava que o PT teria criado o Bolsa Prostituição, um auxílio do Governo que ajudaria com um salario de R$ 2.000 por mês para as prostitutas. Após uma rápida pesquisa, acabamos descobrindo que o tal auxílio também foi uma brincadeira criada por Joselito Muller.

Reprodução da matéria no blog humorístico Joselito Muller

Reprodução da matéria no blog humorístico Joselito Muller

 

19 – Alberto Youssef é encontrado morto em Curitiba

Essa apareceu na web no dia do segundo turno das eleições presidenciais. O texto afirmava que o doleiro Alberto Youssef, que – segundo reportagem da Veja – teria denunciado a candidata Dilma Rousseff e o Presidente do PT Luiz Inácio da Silva em um escândalo de desvio de dinheiro da Petrobras, teria sido encontrado morto em sua cela, em Curitiba.

Várias versões desse boato surgiram na rede. Algumas sugerindo que a causa da morte havia sido por envenenamento e outras versões diziam que o delator teria morrido de “causas desconhecidas” e que o PT poderia estar por trás disso.

No entanto, ficou provado que Youssef havia “apenas” sofrido uma queda forte de pressão, mas que ele já estava bem e logo sairia do hospital (onde passou a noite, sob vigilância da polícia).

 

20 – As urnas eletrônicas foram adulteradas

Sempre em época de eleição surgem inúmeros boatos a respeito de possíveis fraudes nas urnas eletrônicas. Em 2014, resolvemos tirar essa história a limpo e tentamos descobrir se é possível mesmo fraudar o equipamento. Como você pode ler aqui no E-farsas, descobrimos que a urna não é 100% segura, mas é quase impossível ter acesso a ela pra tentar adulterar alguma coisa com tanta gente de olho.

As urnas eletrônicas são mesmo 100% seguras? (foto: Divulgação/TSE)

As urnas eletrônicas são mesmo 100% seguras? Descobrimos que não! (foto: Divulgação/TSE)

 

Conclusão

Essas foram apenas 20 dos hoaxes que circularam na web em época de eleições. Claro que muitos e muitos outras surgiram e surgirão, tanto em época de eleição como fora dela. Antes de sair compartilhando qualquer informação, convém dar uma pesquisada!  

Continue lendo
9 Comentários

9 Comments

  1. fernando dahm

    28 de outubro de 2014 em 9:18

    Verifiquei que o numero de acirramento em relação a nordestinos se fez presente e a R.7 noticiou que o sionismo de região foi muito forte, dizendo que os “FDP dos nordestinos deixaram DE VOTAR EM TAL CANDIDATO”, e OUTRA QUE AS URNAS FORAM PREPARADAS PARA INVERTER OS VOTOS NA HORA QUE FOSSEM VOTADOS PARA O CANDIDATO TAL, Mas pior que muitos acreditaram neste HOAX é um absurdo ver uma cretinice destas.

  2. lila

    28 de outubro de 2014 em 17:44

    Realmente existiram muitos boatos mas um que acho que deveria ter sido esclarecido aqui no post eh o que envolve o Decreto 8.243 que, segundo a boataria, trata-se da declaração oficial da ditadura comunista no Brasil.

  3. Lucho

    28 de outubro de 2014 em 18:06

    Assim como falei no Twitter, também falarei aqui. As coisas vão piorar em 2018. Aliás, a tendência é essa. Ainda mais que os candidatos descobriram o WhatsApp.

    Tenho uma sugestão para melhorar a Internet. Quem compartilhar boatos desse tipo (contra quem quer que seja), teria a sua conexão com a Internet cortada na hora. O que vocês acham?

    • Felipe+Peters+Berchielli

      29 de outubro de 2014 em 9:33

      Se cortar internet de quem compartilha hoax vai sobrar umas 14 pessoas na Internet.

    • Evandro

      1 de novembro de 2014 em 21:05

      É uma boa, já que muita gente é enganada com isso, pior quando o assunto distorcido é importante… Mas, sei lá, deve que ia demorar pacas pra cortar a conexão dos “meliantes”, em identificá-los, etc..

  4. Thyago

    2 de novembro de 2014 em 10:07

    E-Farsas Sempre fazendo um excelente trabalho!!!
    Parabéns mais uma Vez pelo site. Pena que poucas pessoas reconhecem.
    Forte abraço!

  5. Humberto

    2 de novembro de 2014 em 10:23

    Não sei se este site chegou a dar atenção a este boato: o de que a Veja, com a famosa capa “eles sabiam” estava sendo confiscada por fiscais da Prefeitura de São Paulo, por ordens de Haddad e segundo o boato, que teria nascido no Facebook, um jornaleiro que pediu para não ser identificado estaria escondendo a revista sob o balcão, e vendendo conforme percebesse que o “cliente” não era fiscal (sic! , pois a Prefeitura cassaria a TPU de quem fosse apanhado comercializando a revista “proibida”. Estava numa banca quando ocorreu de, a todo momento, pessoas entrarem ali perguntando sobre a “Veja que o PT mandou retirar das bancas” e foi aí que soube do boato. O fato é que a prefieitura emitiu nota em seu site negando tal “confisco” http://ocorreiodaelite.blogspot.com.br/2014/10/em-resposta-ao-mau-caratismo-de-tucanos.html

  6. Pingback: PODCAST 1# – Projeto A Ponte – Opinando Escola sem Partido – Politizei

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo