Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Dilma desfila ao som de Beijinho no Ombro – 7 de setembro! Será?

Falso

Dilma desfila ao som de Beijinho no Ombro – 7 de setembro! Será?

Vídeo mostra a Presidente Dilma Rousseff desfilando em 7 de setembro ao som da banda do Exército tocando “Beijinho no Ombro” de Valesca Popozuda! Será verdade?

O filme foi publicado no YouTube no dia 7 de setembro de 2014 e já alcançou mais de 100 mil visualizações. Nele podemos ver um trecho da participação da Presidente Dilma Rousseff no desfile cívico-militar das comemorações dos 192 anos da Independência do Brasil, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Banda do Exército toca a música Beijinho no Ombro durante o desfile da presidente! Será verdade? (foto: repridução/YouTube)

Banda do Exército toca a música Beijinho no Ombro durante o desfile da presidente! Será verdade? (foto: repridução/YouTube)

O que chama a atenção no vídeo é que a presidente parece estar desfilando ao som da Banda do Exército que estaria tocando a música Beijinho no Ombro da cantora Valesca Popozuda!

Será que essa notícia, que conseguiu juntar milhares de comentários contra e a favor da atitude dos organizadores do evento, é verdadeira ou é só mais uma montagem jogada na web?

Assista ao vídeo polêmico abaixo e veja o que descobrimos:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/rkn6ckkBMXo” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Verdadeiro ou falso?

Como você já deve ter imaginado, o vídeo é falso!

Quem publicou a brincadeira foi o carioca Jeferson Monteiro, criador do perfil humorístico Dilma Bolada. Em uma publicação sobre o vídeo feita na sua página do Facebook, a Dilma Bolada conseguiu mais de 5.000 compartilhamentos e mais de 14.000 curtidas, além das centenas de comentários! Em sua conta no YouTube, a Dilma Bolada também conseguiu que centenas de espectadores também comentassem sua montagem!

O original

Pra fazer o vídeo falso, o humorista usou duas filmagens diferentes. A primeira é o vídeo do próprio desfile, produzido pela TV NBR (o trecho utilizado pode ser visto a partir dos 25 minutos):

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/KH4XQulP_qg” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

 

A música Beijinho no Ombro

A música sucesso da cantora Valesca Popozuda na versão fanfarra foi retirada do vídeo abaixo, feito em junho de 2014 pela Banda Musical 13 de Junho de Iconha (ES):

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/iAwD6yeYu-s” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Atualização 09/09/2014

Vários leitores nos avisaram que o F5 – um dos “blogs de celebridades” do jornal Folha de São Paulo – publicou o vídeo como se fosse uma notícia real. A reportagem já foi corrigida, mas nossos fieis e atentos leitores salvaram duas “fotos” da matéria antes e depois do “ajuste”:

Arrumada

A matéria original, publicada às 09:29 do dia 09 de setembro, dava como real a notícia! (foto: Reprodução)

 

Arrumada

Às 14:38 do mesmo dia, os redatores fizeram um “pequeno ajuste” na matéria, mas não avisaram ao leitor! (foto: Reprodução)

Curiosamente, os redatores da Folha não se preocuparam em explicar a razão da mudança no texto, o que nos faz duvidar ainda mais da credibilidade que devemos ter com esses veículos “sérios” de comunicação!

Conclusão

O vídeo é falso! Trata-se de uma montagem feita por uma página humorística, mas que enganou muita gente!

Continue lendo
3 Comentários

3 Comments

  1. Pierrot

    9 de setembro de 2014 em 7:56

    Ué? o dono do perfil da dilma bolada não disse que ia ficar inativo nessa eleição pela “democracia”?

  2. Igor

    9 de setembro de 2014 em 8:28

    mas a zueira é mais forte @Pierrot

  3. Carlos

    9 de setembro de 2014 em 9:32

    Isso aí não existiu mas ela entrou acompanhada de várias motos com as sirenes ligadas. Isso foi feito para abafar as vaias que ela recebeu.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo