Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

É verdade que o PT trouxe 50 mil haitianos para votar na Dilma?

Falso

É verdade que o PT trouxe 50 mil haitianos para votar na Dilma?

Notícia que circula pelas redes sociais afirma que o Partido dos Trabalhadores teria trazido 50 mil haitianos para o Brasil para que todos votem na Dilma nas próximas eleições! Será?

O alerta surgiu no dia 25 de junho de 2014 e fala sobre um possível plano organizado pelo PT que consiste em “importar” milhares (50 mil, para ser mais exato) de haitianos para o nosso país sob a condição de que todos eles tenham que votar na Presidente Dilma (que irá concorrer à reeleição em outubro do mesmo ano).

O texto afirma que, segundo apurado pelo repórter Roberto Oliveira, da TV Amazônias News, já estão sendo emitidos títulos eleitorais brasileiros aos estrangeiros para que o plano ocorra sem problemas.

Será que isso é verdade?

PT está trazendo 50.000 haitianos para o Brasil para que votem na Dilma! Será? (foto: Reprodução/Facebook)

PT está trazendo 50.000 haitianos para o Brasil para que votem na Dilma! Será? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

A notícia surgiu em um blog chamado OCC Alerta Brasil que é hospedado no Blogspot, uma plataforma gratuita para blogs do Google. Isso não significa que todos os blogs hospedados em plataformas gratuitas não mereçam confiança, mas o artigo também não é assinado e isso é mais um motivo para que tenhamos mais dúvidas quanto à veracidade das informações publicadas lá!

Analisando o conteúdo

Vamos tentar aqui analisar alguns trechos dessa “grave denúncia”. Logo no primeiro parágrafo já podemos ver que o autor tenta chamar a atenção do leitor com um título chamativo, em CAIXA ALTA:

“ATENÇÃO! DENÚNCIA GRAVE”

Uma denúncia grave como essa já teria sido publicada em outros veículos de mídia! Jornais, rádio e TV dariam tudo para dar um furo de notícia como essa. No entanto, só vemos esse mesmo texto sendo copiado por aí! Nenhuma informação nova, nenhuma foto, nenhum documento…

Continuando:

“O mistério dos haitianos está resolvido. O Brasil escancarou suas fronteiras para 50 mil haitianos entre abril e maio desse ano. Pessoas sem qualificação ou estudo vieram buscar oportunidades por aqui. Tudo muito estranho. Qual o interesse do Brasil em receber essa gente e qual o interesse dessa gente no Brasil? O Repórter da TV Amazônias News, Roberto Oliveira, foi atrás desse mistério e descobriu, após pesquisar no cartório e nos registros do Tribunal Regional Eleitoral do Acre que esses imigrantes possuem dupla cidadania e puderam fazer o título de eleitor, dentro do prazo legal para votarem nas eleições de outubro de 2014, que terminava em 5 de maio.”

Já falamos aqui no E-farsas sobre a notícia falsa afirmando que mais de 20.000 haitianos estariam entrando em silêncio no Brasil (com a ajuda de um partido político) para montar um exército nas nossas terras. Como quem conta um conto aumenta um ponto (é assim o didato?), os 20.000 haitianos viraram 50.000 em poucas semanas!

Além disso, não encontramos nenhuma matéria feita pelo repórter da TV Amazônias News chamado Roberto Oliveira. Aliás, não encontramos nenhum “Roberto Oliveira” na TV Amazônias News e também nenhuma “TV Amazônias News”.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Tanto o repórter como a TV só aparecem em sites e blogs que apenas reproduziram esse boato.

Para dar um pouco mais de credibilidade ao seu texto, o autor desse hoax inseriu um link do Tribunal Regional Eleitoral do Acre que leva à página de emissões de certidões, mas (como já era de se esperar) não prova nada! Se quiser testar, o link é esse abaixo:

http://www.tre-ac.jus.br/eleitor/certidoes/certidoes-1

Na página indicada pelo texto (que seria uma prova da sua veracidade) não há como pesquisar se existem haitianos cadastrados ou não. O trecho só serve mesmo para “encher linguiça” e tentar enganar um pouco mais o leitor mais desatento!

A seguir, o autor afirma:

“Está tudo documentado. Não há como negar.”

Como mostramos nos parágrafos anteriores, não foi provado nada! Não há nada documentado!

Uma prova bacana seria a tal reportagem do inexistente repórter da inexistente TV…

O resto do texto é uma mistura de outros boatos (alguns até já pesquisados pelo E-farsas) com um tom alarmista, falando em guerra civil, fraude nas eleições e mais um monte de bobeiras que nem devem ser levado em conta.

Três dúvidas que ficamos ao pesquisar esse boato:

  1. 50.000 votos influenciariam numa eleição nacional?
  2. A cidadania brasileira é tão fácil de ser conseguida?
  3. Como saber se os 50.000 haitianos votariam mesmo na Dilma?

Se você tiver alguma resposta para essas perguntas, ajude-nos escrevendo nos comentários no final da página!

Conclusão

Essa notícia é falsa! Não estão sendo expedidos 50.000 títulos de eleitores para haitianos poderem votar nessa eleição.

Continue lendo
26 Comentários

26 Comments

  1. Carlos Estevam

    3 de julho de 2014 em 0:55

    50 mil Influenciam. Como jogada demagógica também. E pra eleição de deputados, senadores, prefeitos e governadores MAIS AINDA.. Quem enviou os haitianos foi Tião Viana, que é do PT, direto para Haddad, que é do PT – sob os “reclames” de Alckmin, o governador do PSDB. Com uma “dívida” tão grande, que garante a permanência deles em São Paulo, um Estado que mantém (ou manteve) campanhas para facilitar a volta de imigrantes nordestinos, pra quem esses neocidadãos brasileiros votariam senão pro partido que articulou a permanência deles no Estado mais rico e com mais oportunidades do país? E falando nisso, eles conhecem algo de política brasileira mais que o que viveram?

    • Dhoco

      4 de julho de 2014 em 9:30

      É sério que esse cara esta defendendo a noticia? A que ponto chega a imbecilidade humana…

      • Renato

        5 de julho de 2014 em 15:26

        É, meu filho. Infelizmente são essas pessoas que elegem esses nossos políticos, pessoas que não têm capacidade de entender um texto como esse são facilmente iludidos por candidatos a deputado e vereador, e que, quando no poder, ficam preocupados só em se perpetuar. Infelizmente isso é Brasil. Só nos resta mesmo ganhar a Copa, pois é o máximo que a capacidade intelectual do Brasileiro pode almejar.

    • Ozeas

      29 de julho de 2014 em 8:13

      Influenciam em quê? SÓ SE FOR LA NA SUA CASA. Ja ouviu falar da COSNTITUIÇÃO FEDERAL? Estrangeiros não podem votar, inocente.
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Lucho

    3 de julho de 2014 em 19:20

    Essa ocecê…

    Depois da TV Revolta, essa é a página do facebosta com a maior quantidade de débeis mentais por byte quadrado.

    E viva o pessoal politizadinho de Internet. Maldita inclusão digital.

  3. Mario van den Bylaardt

    3 de julho de 2014 em 22:30

    O Gilmar é muito inocente! Enquanto ele se preocupa em desvendar se é farsa ou não, acaba se complicando!
    Não enxerga o panorama político que existe em volta!
    Só para exemplificar, vou anexar um texto para análise de todos:
    COMO UM PAI SÉRIO CURA FILHO PETISTA

    O pai chega em casa vestido numa novíssima camisa do PT. Entra no quarto do filho e beija o retrato do assassino, maconheiro e vagabundo Che Guevara na parede.
    O rapaz espantado pergunta:
    * Que é isso pai? Ficou maluco? Logo você que é o maior “coxinha”, “reaça” de primeira, vestindo a camisa do PT?
    – Que nada filho! Agora sou petista! Conversamos tanto sobre o Partido que você me convenceu! PT! PT! VIVA O PT! – grita o velho.
    O rapaz, membro do DCE da universidade onde já faz um curso de quatro anos há oito anos e fiel colaborador da JPT não se aguenta de tanta alegria!
    * Senta aí companheiro! Vamos conversar! O que foi que te levou a essa decisão?
    O pai senta-se ao lado do filho e explica:
    – Pois é… cansei de discutir contigo e passei a achar que você tem razão. Por falar nisso, lembra do Luís, aquele que te pediu dois mil reais da tua poupança emprestado para dar entrada numa moto?
    * O que tem ele? Pergunta o filho…
    – Pois é.. Liguei pra casa dele e perdoei a dívida. E fiz mais! Falei que ele não precisa se preocupar com as prestações, pois vou usar oitenta por cento da sua mesada para pagar o financiamento!
    * Pai!!!!! Você ficou louco? Pirou?
    – Filho, lembre-se que agora nós somos petistas! Perdoar dívidas e financiar o que não é nosso com o que não é nosso é a nossa especialidade! Temos que dar o exemplo! E tem mais! Agora 49% do seu carro eu passei para sua irmã. Vendi pra ela quase a metade do seu carro! Dessa forma você continua majoritário mas só podendo usá-lo em 51% do tempo!
    * Mas o carro é meu, papai! Não podia fazer isso! Não pode vender o que não é seu!
    – Podia sim! Nossa Presidenta fez isso com a Petrobrás e você foi o primeiro a apoiar! Só estamos seguindo o caminho dela!
    O garoto, incrédulo e desolado entra em desespero, mas o pai continua:
    – Outra coisa! Doei seu computador, seu notebook e seu tablet para os carentes lá do morro. Agora eles vão poder se conectar!
    * Pai! Que sacanagem é essa?
    – Não é sacanagem não, filho! Nós petistas defendemos a doação do que não é nosso, lembra? Doamos aviões, helicópteros, tanques para países comunistas… O que é um computador, um tablet e um note diante disso?
    Prestes a entrar em colapso, o garoto recebe a última notícia:
    – Filho, lembra daquele assaltante que te ameaçou de morte, te espancou e roubou teu iPhone? Vou agora mesmo retirar a queixa e depois irei para a porta da penitenciária exigir a soltura dele, dizendo que ele é inocente!
    * Pai… pelo amor de Deus!… Você não pode fazer isso… O cara é perigoso! Ele pode me perseguir! Ele pode me bater maiS ainda!. Estou com medo!
    – Perigoso nada! É direitos humanos que nós pregamos, filho! Somos petistas com muito orgulho!
    * Mas o cara me espancou! Me roubou, pai!
    – Alto lá! Não há provas disso! Isso é estado de exceção! O rapaz é inocente! Nós fizemos a mesma coisa com os companheiros acusados no mensalão!
    * Mas ele estava armado quando a polícia chegou!
    – E daí????? Ele estava armado mas quem prova que a arma era dele? A revista Veja? Isso é coisa de reaça, filho!
    * Papai, você ficou doido!
    E o pai finaliza:
    – Fiquei doido? Na hora de defender bandido que roubou uma nação você é petista, mas se roubarem você, deixa de ser. Na hora de doar, perdoar dívidas e fazer financiamentos com o dinheiro dos outros, você é petista. Mas se fizer o mesmo com você, deixa de ser. Na hora de dilapidar o patrimônio nacional, vendendo o que é mais precioso e não pertence ao PT e sim ao povo, você é petista, mas se vender metade do que é seu, você deixa de ser!
    Dito isso, tirou o cinto de couro grosso e mandou a cinturada no moleque!
    – TOMA ISSO SEU CRETINO PRA APRENDER A SER HOMEM E ASSUMIR SUAS IDEIAS! VAGABUNDO ORDINÁRIO! SALAFRÁRIO! PEGA AS SUAS COISAS E SUMA DAQUI SEU PETISTA SAFADO!
    * Vou pra onde, papai? Perguntou chorando…
    – Dane-se .Agora você é um dos sem-teto que você defende, seu moleque cagão! E vai se consultar com médico cubano, porque eu cancelei teu plano de saúde!
    Dois dias depois o moleque bateu na porta, já curado. Não era mais petista e não havia mais DCE ou JPT. E nem chamava o pai de “reaça”.
    O milagre da educação aconteceu. O mal do petista é falta de cinturada no lombo!
    Abraços!!!
    Mario

    • Felipe Peters Berchielli

      7 de julho de 2014 em 14:19

      Cara,sério,para de compartilhar essas bobagens,esse anti-petismo é tão chato como petismo ferrenho,que texto bobo rs.

    • Lucho

      7 de julho de 2014 em 18:28

      Agora queira me dizer o que raios o seu comentário tem a ver com o texto?

      Que pena. Viveu 65 anos e não consegue ainda fazer interpretação de texto. Gente como esse velhaco aí fez alguma coisa na vida que não seja contribuir com o efeito estufa?

      Com esse comentário, descobri que existe coisa pior que esquerdista de Internet. É o direitista de Internet. Maldita seja a inclusão digital dos politiCUzinhos.

    • Ozeas

      28 de julho de 2014 em 15:07

      Até que ponto vai a bestialidade dos que perderão a eleição para a dilma.. rindo muito aqui..

  4. Mario van den Bylaardt

    3 de julho de 2014 em 22:36

    Garanto que o nobre amigo Gilmar vai vetar meu comentário.
    Mas não faz mal …. ele é muito jovem e ainda precisa apreender muito!
    Abraços, jovem Gilmar!
    Mario (65 bem vividos!)

    • Gilmar Lopes

      4 de julho de 2014 em 9:21

      Me parece que você deve ser novato aqui nos comentários do E-farsas, pois ainda não percebeu que nenhum comentário é vetado aqui!
      Não somos donos da verdade e esse espaço serve para isso mesmo: Discutir ideias. É claro que alguns mal-educados usam isso para ofender as pessoas e fica muito chato, né?

      • Dhoco

        4 de julho de 2014 em 12:23

        Educação acima de tudo, às vezes sinto vontade de xingar certos “…” que comentam aqui, mas ae penso que não estarei sendo melhor que eles, fazendo isso.
        Parabéns Gilmar, pela idoneidade e compromisso com a verdade. Me divirto muito com o site.
        PS: o que nos cabe é rir da imbecilidade humana 😉

    • Juliano Amaro

      3 de novembro de 2015 em 16:19

      Hehehe, não se pode esperar outra coisa de uma pessoa que coloca nomes falsos, escondendo sua identidade para fazer suas manifestações ridículas e sem sentido na internet. Seja homem, Mário, coloque seu nome verdadeiro quando for fazer suas postagens.

  5. Renato

    4 de julho de 2014 em 20:33

    Esse é o MAL da sociedade brasileira. e o q estamos vivenciando é um PROCESSO REVOLUCIONARIO REAL. O povo de bem sempre resistira! M.J.I.

  6. Carlos

    5 de julho de 2014 em 0:31

    Pode ser que não haja 50 mil haitianos para votar na Dilma, mas, tem algo muito errado. No centro da cidade de São Paulo aumentou brutalmente o número de haitianos nesses últimos 3 meses.

    Existem até prédios invadidos por haitianos e africanos. Todos homens e fortes, o que coincide com o que já foi dito de serem membros de grupos armados haitianos prontos para atuar no Brasil.

  7. Vini Fredenback

    6 de julho de 2014 em 11:56

    é mentira os haitianos terem obtido tão facilmente a nacionalidade brasileira, porque de acordo com a Constituição Brasileira, artigo 12, inciso II, alinea b, os estrangeiros precisam pelo menos estarem morando no Brasil durante 15 anos para poderem se naturalizar brasileiros.

    Mesmo que eles ainda não tivessem se naturalizados, não poderiam votar, porque a constituição prevê no artigo 14, paragrafo 2º, que estrangeiros não podem ser eleitores.

    • Lucho

      12 de julho de 2014 em 12:30

      Taí. Constituição Federal. O melhor antídoto contra sofativistas ignorantes.

  8. marcelo

    27 de julho de 2014 em 23:43

    Cada vez mais a página demonstra defender o PT das mentiras, mostrar que eles são sempre ”vítimas” dos críticos.
    As mentiras que eles espalham, são ignoradas como sempre na pégina, vou ser chato até voces darem igualdade a todos os candidatos.
    Vão desmascarar as mentiras que os petistas espalham na internet também? Ou vão mostrar mesmo que estão a serviço apenas de um lado. Chega a ser ridicula a página em alguns momentos.

  9. Vitor Carvalho

    2 de agosto de 2014 em 21:15

    Prezados Senhores,

    Gostaria de ponderar sobre os comentários postados sobre esse assunto dos haitianos (extensivo aos demais estrangeiros):
    Os que combatem a notícia sobre os 50 mil haitianos, que estariam habilitados a votar, o fazem, basicamente com dois argumentos, sendo o primeiro deles o constitucional, sobre a vedação do direito de voto aos estrangeiros, e o segundo sobre o prazo de 15 anos de residência no país para a naturalização de um estrangeiro. Ok, concordo em gênero, número e grau sobre todos eles, mas acho que todos estão esquecendo-se de uma coisa: Estamos num país onde já virou rotina o total desrespeito aos dispositivos legais, haja vista o famoso “jeitinho brasileiro”, que nada mais é do que o nosso torpe hábito de sempre arrumar um meio de burlar as regras, mediante a nossa “esperteza”. Quem garante que esse prazo de 15 anos para a naturalização não foi “contornado”, por exemplo, com um método muito utilizado nos EUA, principalmente nas décadas de 70 e 80: O imigrante ilegal ia para lá, ficava um tempo na encolha, e em seguida, arrumava uma declaração de algum produtor rural de que já trabalhava em sua propriedade há mais de “X” anos, e com isso, conseguia obter o visto permanente. Portanto, principalmente em se tratando da “terra brasilis”, basta arrumar uns documentos de que os Haitianos estavam trabalhando na propriedade “de fulano” há mais de 15 anos, e aí temos um processo de naturalização garantido, principalmente se essa naturalização interessar a “amiguinhos” desses pseudo-proprietários, grileiros de terras (vou dar uma dica: as duas siglas terminam com a letra ” T “; uma tem 2 letras, e a outra 3).

  10. dudu

    11 de março de 2015 em 8:19

    Mais uma vez o “pt-farsas” monta um cirquinho armados pelos ptralhas para acusar uma suposta direita (façam-me rir!) de estar inventando notícias sobre 50.000 haitianos, “negros” e “pobres”, como gosta o PTrapaceiro, sendo escurraçados pela “direitcha marvada i rassista”. TOMEM VERGONHA NA CARA! ESSA FARÇA FOI DIVULGADA PELA ESGOTOSFERA PTRALHA!!! E-FARSAS: A VERDADEIRA FARÇA!!!!

    • Lucho

      25 de abril de 2015 em 20:59

      Ainda continua usando o e-mail dudud23@yahoo.com, troll de merda?

      E não basta ser um troll de bosta. Ainda por cima é analfabeto. Ler “farÇa” foi de doer, troll de merda.

  11. carlos martins

    22 de maio de 2015 em 16:14

    Vitor, não creio que haja algum produtor rural idiota o suficiente para dar uma declaração dessas, que poderia resultar num processo trabalhista de 300 mil reais!

  12. Igor Bonafé

    6 de julho de 2015 em 16:19

    Para as pessoas que tenham duvidas se Haitianos podem votar ou Nao… segue o link a baixo que irá explicar corretamente se pode ou nao, com fundamentos constitucionais.

    http://tre-ro.jusbrasil.com.br/noticias/2550818/o-estrangeiro-pode-votar-no-brasil

  13. Camilo Labell

    16 de julho de 2015 em 21:35

    Tem haitiano em Santo Amaro, Bahia; e em Feira de Santana; e em Cruz das Almas; tem haitiano na porra da Bahia toda. E os caras são tão negros que parecem MAIS baianos que eu, que sou negro até a raiz dos cabelos. Se há uma Lei que proibe que estrangeiros votem no Brasil, então porque não criam uma Lei pra caras como Pizzolato ingressarem no serviço público, cometerem seus crimes, fugirem para a ITALIA, e PISAREM (COM trocadilho, claro) em nossas leis?

  14. Evomaq

    28 de setembro de 2015 em 11:45

    Boa tarde,

    Bom o artigo do site. Creio que poderia abordar mais questões a respeito do que foi aqui tratado, isso ajudaria a esclarecer algumas dúvidas que tivermos.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo