Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Livro ensina como conversar sobre homossexualidade e comunismo com cachorros?

Animais

Livro ensina como conversar sobre homossexualidade e comunismo com cachorros?

Livro ensina como conversar sobre homossexualidade e comunismo com cachorros?

Recentemente, um usuário em nosso grupo no Facebook nos questionou a respeito de um suposto livro um tanto quanto inusitado. De acordo com a capa seu título seria: “Cómo hablar con tu perro acerca de homosexualidad y comunismo” (“Como falar com seu cachorro sobre homossexualidade e comunismo”, em português).

Confira abaixo a publicação (arquivo) datada de 11 de outubro de 2019:

Dúvida enviada por um usuário em nosso grupo no Facebook.

A página de “humor” que divulgou a capa do suposto livro, que por sua vez foi compartilhada conosco, não forneceu mais detalhes sobre seu conteúdo. Por outro lado, numa rápida busca na internet encontramos outras versões de capas, em inglês e português:

Enfim! Será que esse livro realmente existe? Qual seria o seu conteúdo? Será que estamos diante de fotos manipuladas digitalmente? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso!

Falso! Há um fortíssimo conjunto probatório indicando que esse livro nunca existiu! Tanto a capa em espanhol quanto em português, por exemplo, não passam de manipulações digitais. Contudo, a capa em inglês tem uma origem bem interessante, e esse foi o principal motivo de elaborarmos este artigo.

A Origem da Capa em Inglês: O Início de uma Pequena Jornada

Um usuário no Reddit – uma rede social composta por fóruns de discussão – fez uma pequena pesquisa para tentar encontrar a origem do suposto livro. E, durante sua busca, ele acreditou ter encontrado a origem da imagem de fundo – aquela onde aparece um cachorro da raça poodle.

Embora possuísse um nome completamente diferente, o usuário se deparou com uma arte idêntica num cartão postal, entre tantos outros, que foram criados por um designer gráfico chamado Sean Tejaratchi, que é morador de Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos. O título que aparece no cartão postal é: “Enjoy your shit-assed little bark machine” ou “Desfrute da sua pequena e detestável máquina de latidos”, numa tradução livre para o português.

Confira abaixo o cartão postal:

Captura de tela mostrando uma página do site “Buyolympia”.

Aliás, esse cartão postal também teria sido comercializado em lojas físicas:

Foto mostrando uma pessoa segurando o cartão postal criado por Sean Tejaratchi.

Foto mostrando diversas cópias do cartão postal criado por Sean Tejaratchi.

Num site chamado “Buyolympia”, que vende este cartão postal, assim como outros de Sean Tejaratchi, o designer é descrito como um “profanador de capas de livros” e outras coisas efêmeras antigas. Ele costuma acrescentar “melhorias” que, às vezes, são consideradas “chocantes” para o público

Além disso, numa pesquisa complementar vimos que Sean ficou conhecido na internet por ser o proprietário de uma conta no Tumblr chamada “LiarTownUSA”, e chegou a ser eleito como uma das 25 pessoas mais engraçadas do Twitter, pelo site da revista Rolling Stones, em 2012.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Encontramos a Arte Publicada por Sean Tejaratchi em Sua Conta no Tumblr!

Aprofundando a pesquisa, resolvemos fazer uma busca nas artes publicadas por Sean em sua conta no Tumblr. Eis que encontramos a arte, que é realmente de sua autoria, publicada em 24 de novembro de 2015! Essa teria sido a primeira vez que a arte foi publicada na internet. Diga-se de passagem, ela foi intensamente curtida e compartilhada naquela época.

Posteriormente, em dezembro daquele ano (1 | 2), a capa falsa de Sean começou a ser disseminada como se fosse um livro verdadeiro.

Aprofundando a pesquisa, resolvemos fazer uma busca nas artes publicadas por Sean em sua conta no Tumblr. Eis que encontramos a arte, que é realmente de sua autoria, publicada em 24 de novembro de 2015!

Então, em algum momento da linha do tempo, alguém manipulou digitalmente a capa falsa de Sean e a transformou num meme, por assim dizer. Em princípio, uma espécie de sátira em relação aos livros norte-americanos que tentam ensinar coisas muito básicas as pessoas, os famosos “How to“.

É bem provável que essa manipulação tenha sido feita pela “Doggo News”, uma página de humor no Facebook, que é conhecida por ser uma fábrica de memes caninos. Assim como Sean, essa página comumente publica capas falsas de livros inserindo temas relacionados ao universo dos cães. Aliás, eles até vendem uma capinha para iPhone contendo essa ilustração.

Uma Possível Inspiração? Um Livro Chamado “How to Talk to Your Cat About Gun Safety: And Abstinence, Drugs, Satanism, and Other Dangers That Threaten Their Nine Lives”

Em outubro de 2016, foi lançado um livro chamado “How to Talk to Your Cat About Gun Safety: And Abstinence, Drugs, Satanism, and Other Dangers That Threaten Their Nine Lives” (“Como falar com seu gato sobre a segurança das armas: abstinência, drogas, satanismo e outros perigos que ameaçam suas nove vidas”, em português).

Foto publicada por um consumidor do site Amazon.com

Segundo a resenha de alguns leitores no site “Good Reads”, o livro consiste numa série de panfletos de uma fictícia “Associação Americana de Patriotas” sobre a segurança das armas, evoluções, abstinência, segurança on-line, drogas, puberdade, sobrevivência pós-apocalíptica e, é claro, satanismo. Para algumas pessoas, a palavra “gato” visava substituir a palavra “criança”, ou seja, o livro, em tese, deveria ser uma paródia de panfletos ultraconservadores sobre como proteger seus filhos. Contudo, muitos usuários alegam que o livro serviria tão somente para disseminar a retórica daqueles que possuem um viés mais conservador. Muitos se sentiram ofendidos ao invés de darem apenas risadas.

Um detalhe interessante é que a nova capa falsa – ao que tudo indica criada pela “Doggo News” – começou a circular apenas em 2017, ou seja, isso levanta suspeitas que esse livro até possa ter servido de inspiração para a criação dessa outra capa.

Tentaram Fazer um Curta-Metragem com Esse Nome?

Em julho de 2018, surgiu um estranho anúncio no site “Backstage” – direcionado a todos que trabalham com artes cênicas – procurando por atores para um curta-metragem chamado “How to Talk to Your Dog About Homosexuality and Communism.

De acordo com a descrição, tratava-se de um curta-metragem tragicômico de apenas sete minutos, que seria gravado em dois dias, em Melbourne, na Austrália.

Anúncio de uma seleção de elenco para um curta chamado “How to talk to your dog about homosexuality and communism”.

O curta também chegou a ser descrito como uma triste e comovente história sobre solidão e preconceito e foi atribuído a um cineasta chamado Ivan Tinoco. Contudo, aparentemente o curta nunca saiu do papel. A seleção de elenco no site “Backstage” expirou e não encontramos absolutamente mais nada sobre esse curta desde então.

Conclusão

O livro “Como falar com seu cachorro sobre homossexualidade e comunismo” nunca existiu! Tanto a capa em português quanto a versão em espanhol não passam de manipulações digitais realizadas a partir de uma arte do designer gráfico Sean Tejaratchi, que por sua vez foi publicada em novembro de 2015, em sua conta no Tumblr! Diga-se de passagem, a arte de Sean tratava-se de uma capa falsa de livro, que sequer fazia referência a homossexualidade ou ao comunismo, mas ironizava o fato de cães da raça poodle serem máquinas de latidos. Essa arte acabou virando tema de um cartão postal.

Posteriormente, a capa falsa passou a ser disseminada como se pertencesse a um livro verdadeiro. E, num determinado momento da linha do tempo, tudo indica que uma página de humor manipulou digitalmente a arte de Sean Tejaratchi, inventando uma nova capa falsa de livro. Dessa vez, a capa falsa recebeu o título de “How to Talk to Your Dog About Homosexuality and Communism” (“Como conversar com seu cachorro sobre homossexualidade e comunismo”). A partir desse ponto começaram a surgir na internet as versões em português e espanhol.

Para finalizar, o título em inglês dessa nova capa falsa quase virou um curta-metragem.

Continue lendo
3 Comentários

3 Comments

  1. Reig

    13 de outubro de 2019 em 23:48

    O cachorro na capa não é um poodle mas sim um bichon frise

  2. Maria

    14 de outubro de 2019 em 13:02

    As pessoas tem o costume de colocar atributos humanos em animais. É uma espécie de crítica e/ou afirmação de vieses ideológicos na forma de humor, paródia, fantasia etc. Mas eu não compro essa ideia, prefiro ver os Três Porquinhos e outros desenhos da Disney. 😉 KKKKKKKKKKKK! 😀

  3. lucascardozo

    15 de outubro de 2019 em 16:14

    Que viagem XD

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo