Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Navio da Venezuela despejou petróleo no mar para prejudicar o presidente Bolsonaro?

Conspirações

Navio da Venezuela despejou petróleo no mar para prejudicar o presidente Bolsonaro?

Navio da Venezuela despejou petróleo no mar para prejudicar o presidente Bolsonaro?

É verdade que um navio vindo da Venezuela foi flagrado despejando petróleo no mar para prejudicar a reputação do presidente Jair Bolsonaro?

Um vídeo bastante compartilhado nas redes sociais e em grupos do WhatsApp mostra um navio despejando um líquido negro no mar e texto que acompanha as imagens afirma que isso seria um trabalho feito a mando da Venezuela para prejudicar a imagem do presidente Jair Bolsonaro!

A história se espalhou logo após a detecção de manchas de petróleo nas praias nordestinas, no começo de outubro de 2019 e, em apenas uma das publicações feitas no Facebook – na segunda semana de outubro de 2019 – o assunto já havia alcançado mais de 53 mil visualizações, mas será que isso é verdade mesmo?

🔴Compartilhar !🔴Curti a página!Veja as explicações das manchas na areia da praia !

Posted by Jornalista Militar on Wednesday, October 9, 2019

Verdade ou mentira?

O vídeo é real, mas não se trata de nenhum serviço de sabotagem da Venezuela contra o nosso presidente.

Procurando nas redes sociais, chegamos a primeira publicação do vídeo (muito obrigado aos membros do nosso grupo no Facebook pela ajuda), feita no Instagram pelo perfil Diz Não ao Paredão em abril de 2019:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Ou seja, as imagens surgiram na web bem anteriores ao vazamento de petróleo detectado nas praias do nordeste do país!

Em nota, o perfil explica que o vídeo foi filmado em Matosinhos – Portugal – e que o navio não estava derramando petróleo no mar e, sim, areia. Os navios estavam realizando obras de dragagem no Porto de Leixões. A dragagem é um serviço de limpeza ou de aprofundamento do fundo de rios e mares e tem o objetivo de melhorar a navegabilidade em áreas próximas a portos.

Em sua página no Facebook, o Porto de Leixões confirmou por meio de uma publicação feita no dia 30 de abril de 2019 as operações de dragagem feitas na área. 

E as crianças assistindo na praia?

No vídeo podemos ver algumas crianças vestidas com camisetas amarelas e acompanhadas de um adulto. Elas são alunas de uma escola de surf portuguesa chamada Linha de Onda. No perfil da escola no Instagram é possível ver com mais detalhes o logotipo da escola no uniforme dos alunos.  

Conclusão

O vídeo mostrando um navio jogando algo no mar não é da Venezuela e tampouco está derramando petróleo nas praias do nordeste para prejudicar a imagem do presidente Jair Bolsonaro! Na verdade, o vídeo foi gravado em abril de 2019 em Portugal, durante obras de dragagem da área do Porto de Leixões, em Matosinhos!

Continue lendo
32 Comentários

32 Comments

  1. francisco martins

    12 de outubro de 2019 em 18:03

    só uma coisa, Bolsonaro não é “Meu” presidente, é tão somente um fascista safado

    • Gilmar Lopes

      12 de outubro de 2019 em 18:26

      Pior é que eu tinha escrito “nosso querido presidente”, mas achei que ninguém ia entender a ironia!

      • José Silva

        12 de outubro de 2019 em 18:39

        Gilmar sua credibilidade é zero. Chapa branca lulete.

        • Gustavo Lins

          14 de outubro de 2019 em 11:17

          Chora mais metralha 😂.

        • Sattanael

          21 de outubro de 2019 em 10:11

          ou é chapa branca ou é de direita ou esquerda,não dá pra ser chapa branca sendo de uma orientação política, mas atenção na hora de tentar ofender o coleguinha

        • Jaime Martins

          22 de outubro de 2019 em 23:23

          Que o Bolsonaro é um presidente lixo, não precisa ser a favor do Lula pra entender…basta ter inteligência

      • Fabio

        13 de outubro de 2019 em 14:45

        Embora o vídeo não seja do verdadeiro navio qie despejou combustível que atinge o Brasil, mas o fato de que há um crime hambietal e que o combustível é produzido na Venezuela é inegável.
        Não prejudica somente o atual Presidente da República do Brasil, eleito democraticamente pela maioria dos brasileiros que o considera querido verdadeiramente, mas que prejudica muito mais ainda a natureza e muitas outras pessoas que vivem na região.
        Mas, os queridos Macron, esquerda, lacradores tipo Annita, não estão preocupados com este fato da mesma maneira que “estavam” com a Amazônia. Por que será????

        • Maria

          13 de outubro de 2019 em 22:20

          @Fabio , ou seja: “Não é verdade, MAS…blablabla. MAS (2x)… bzzbzzbzz.” 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

        • SILVIA CRISTINA ARANTES

          21 de outubro de 2019 em 9:08

          Ele não foi eleito pela maioria dos brasileiros. Foi eleito pela maioria dos votos válidos.
          Existe uma grande diferença.

        • Adda Kesia Barbalho da Silva

          21 de outubro de 2019 em 10:05

          os barris da Shell encontrados nas praias provam isso né?

        • Iva

          21 de outubro de 2019 em 19:25

          Porque qualquer mudança na Amazônia afeta todo o planeta. O derramamento de óleo no caso só está afetando nossas praias e ainda por cima estava sendo abafado. Só há poucos dias veio à tona.

        • Jaime Martins

          22 de outubro de 2019 em 23:26

          Só pra sua informação, Bolsonaro não foi eleito pela maioria dos brasileiros. Começando pelo fato de que ele surgiu na onda anti-PT (qualquer candidato contrato Haddad iria ganhar) mas também, ele protagonizoua a maior quantidade de votos inválidos e inserções da história (cerca de 30%)

      • Sonia

        15 de outubro de 2019 em 3:52

        Ele é o presidente de td cidadão de bem desse país que ñ aceita mais os corruptos e corruptores dos governos anteriores. Ele é um presidente de mãos e ficha limpa e que foi legitimamente e democraticamente eleito por mais de 57 milhões de brasileiros. Ñ aceitar os resultados das urnas, isso sim é anti democrático. Democracia é respeitar o que a maioria decidiu nas urnas.

      • Reinaldo de Olivera

        30 de outubro de 2019 em 11:10

        Olha Gilmar, te acompanho desde 2010, e te aconselho: para de ficar de ladinho de politica, isso e uma merda, a noticia tem que ser imparcial, isso que falta no dia de hoje, eu to de saco cheio de pessoas falando “ai ele não me representa” ou “mito”, pra todos voces um sincero vai tomar no c*. Para de seguir loucamente e cegamente uma ideologia politica. O Lula é bandido sim e Bolsonaro é um idiota e acabou. Imparcialidade amigo Gilmar… apenas mostre a noticia qual quer que seja, sem lado, mostrando só as informações.

        • Gilmar Lopes

          30 de outubro de 2019 em 13:57

          Do que você está falando? Em algum momento falei do Lula no artigo?
          Surgiu a história afirmando que esse navio estava despejando petróleo no nordeste e mostramos que isso é mentira! Tá errado?

        • Maria

          4 de novembro de 2019 em 11:52

          @Reinaldo de Olivera , a função Ctrl+F dos PCs manda lembranças para você, heim!? 😉 Não há NENHUMA MENÇÃO à expressão “Lula” na matéria principal. 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

    • Jamal

      12 de outubro de 2019 em 19:09

      Ironia mano kkkk
      O dono do site é um esquerdista fdp kkk

      • Gustavo Lins

        14 de outubro de 2019 em 11:19

        “aí, falou mal do meu mito é de esquerda” 😂.

    • Jamal

      12 de outubro de 2019 em 19:41

      Ironia mano kkk
      O dono do site é esquerdista fdp kkk

    • shop

      12 de outubro de 2019 em 19:51

      Bolsonaro não é fascista… é liberal, ele ERA fascista, antes de 2010, mas agora já não é mais

      • Alex

        14 de outubro de 2019 em 15:49

        Nunca vi um liberal tão conservador. Mas isso é fato, é ex-facista, temos até ex gays…

    • O sam é brabo

      12 de outubro de 2019 em 23:53

      francisco, lembre que ele é seu presidente querendo ou não

    • Jamal

      13 de outubro de 2019 em 15:20

      Ironia mano kkkk
      O dono do site é esquerdista fdp kkkk

    • Marta

      18 de outubro de 2019 em 15:29

      Vai ter que engolir…kkkkkk Bolsonaro 2022

      • Gilmar Lopes

        18 de outubro de 2019 em 15:51

        Será?

  2. Maria

    13 de outubro de 2019 em 3:58

    KKKKKKKKK! 😀 Eu dei uma olhadinha no perfil desse tal “Jornalista Militar” no Facebook. Recebeu uma CHUVA DE CRÍTICAS por parte de seus assinantes/inscritos por espalhar Fake News. 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  3. Francisco

    14 de outubro de 2019 em 14:26

    Esse video foi viralizado pelo carluxo seguindo a tática da vítima… o boçal é vitima da “esquerda”, é vítima do congresso e agora criou essa fake de ser vítima da Venezuela. Ele só não é vitima das milícias, nem se vendeu pro Toffolli pra encobrir sacanagem do filho. Talvez passe a ser vítima da irmã Dulce

  4. Rogério

    16 de outubro de 2019 em 16:18

    O navio pode não ser, mas o petróleo é, e especialistas já confirmaram. Vejam o link abaixo e antes saibam que não morro de amores nem por Lula e nem por Bolsonaro, quero um país livre desses tipos de pilantras, sejam de esquerda ou de direita.

    https://exame.abril.com.br/brasil/oleo-achado-em-praias-tem-origem-na-venezuela-diz-laudo-de-universidade/

    • Maria

      17 de outubro de 2019 em 12:15

      @Rogério , mais um aqui no E-Farsas! “O navio pode não ser, mas…”, ou seja, você quis dizer: “Não é verdade, MAS… blablabla, bzzbzzbzz.” 😛 😛 😛 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  5. Franco

    24 de outubro de 2019 em 11:58

    Ué. O petróleo é sim venezuelano. Nem precisava de desmentido qto a esse vídeo, pois o derramamento foi feito em alto mar, não na beira da água (se assim o fosse, não se espalharia pelo nordeste inteiro). Mas, as viúvas do petismo corrupto encontram qualquer motivo para desqualificar a vitória eleitoral de Bolsonaro… Cadê esse fascismo que não chega nunca hein? Continuem assim que o cara será reeleito fácil fácil… Dancem bonecos, dancem…

    • Maria

      24 de outubro de 2019 em 16:47

      @Franco , você leu a Fake News e a matéria do E-Farsas? Não é a origem do petróleo que está sendo discutido mas o NAVIO, o tipo dele (dragagem) e a origem (Portugal). Quanto a ser “reeleito”, não sei não, heim? A cada dia que passa, vocês ficam cada vez mais conhecidos como “O GOVERNO DAS FAKE NEWS”. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  6. José

    26 de outubro de 2019 em 14:07

    Essa notícia é claramente “fake news”. Não precisa de nenhum site certificar isso. A pergunta é: qual o interesse de espalhar se uma notícia claramente falsa acusando a Venezuela de ser a autora do despejo de óleo no Nordeste?
    A única hipótese plausível é exatamente para desacreditar futuras implicações.
    Os idiotas de sempre que me desculpem, mas isso é tudo muito articulado e claro.
    Por favor, vamos aguardar as investigações para comentar com mais propriedade.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo