22.1 C
São Paulo
quinta-feira, maio 13, 2021

Será que existe mesmo a Igreja Quadrangular do Triangulo Redondo?

- Publicidade -

Foto mostra a fachada de um local chamado Igreja Quadrangular do Triangulo Redondo! Será que essa igreja existe mesmo?

A imagem surgiu nas redes sociais na primeira semana de outubro de 2019 e mostra a frente de uma igreja. O que chama a atenção é o nome inusitado da entidade: Igreja Quadrangular do Triangulo Redondo.

Será que essa igreja existe mesmo?

Será que essa igreja existe mesmo? (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

Como você já deve ter imaginado, tudo não passa de uma brincadeira. A foto é uma montagem.

Uma busca no Localizador de Igrejas do da Secretaria Geral de Administração e Finanças da Igreja Quadrangular e não encontramos por nenhuma igreja com esse nome.

Também não achamos nada a respeito no portal da Quadrangular.

A Igreja do Evangelho Quadrangular é uma denominação cristã evangélica pentecostal fundada nos Estados Unidos em 1923 e, atualmente, possui 68.000 igrejas em 136 países.

A origem da foto

Se essa igreja não existe, como explicar essa foto?

A resposta é simples: Ela é uma montagem feita em cima de uma foto real da fachada de uma das igrejas da Assembleia de Deus. A que foi usada na fotomontagem fica em Taguatinga (DF).

Compare as duas fotos abaixo:

- Publicidade -

Origem do nome

Em 1996, o grupo musical D.F.C. lançou o álbum chamado Igreja Quadrangular do Triângulo Redondo, com 20 músicas. Em 2016, uma página humorística foi criada no Facebook com esse mesmo nome. Como podemos verificar nas postagens dessa página, trata-se de um conteúdo puramente satírico.

Brincadeiras com nome de igreja

Essa não é a primeira vez que alguém cria uma piadinha envolvendo uma igreja fictícia. Em 2018, desmentimos aqui no E-farsas o caso da Igreja Coice no Capeta:

Existe mesmo uma igreja chamada “Coice no Capeta”?

Conclusão

Não existe uma Igreja Quadrangular do Triangulo Redondo! Trata-se de uma brincadeira!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

24 COMENTÁRIOS

  1. No Brasil tudo é possível. O Edir Macedo, o Valdomiro Santiago, o Malafaia, o RR Soares, tiram dinheiro do Zé Povinho com tanta facilidade que parece mentira.

  2. No Brasil tudo é possível. O Edir Macedo, o Valdomiro Santiago, o Malafaia, o RR Soares, tiram dinheiro do Zé Povinho com tanta facilidade que parece mentira.

  3. Uma sátira que, em algum momento, alguém levou a sério e começou a repassar como se fosse verdade. Existem muitas fake news que surgem assim. Por isso quando a coisa parecer engraçada é mais um motivo para desconfiar. A não ser quando for algum nome de algum dos ministros escolhidos pelo Bolsonaro, aquilo lá sim é piada pronta.

  4. Uma sátira que, em algum momento, alguém levou a sério e começou a repassar como se fosse verdade. Existem muitas fake news que surgem assim. Por isso quando a coisa parecer engraçada é mais um motivo para desconfiar. A não ser quando for algum nome de algum dos ministros escolhidos pelo Bolsonaro, aquilo lá sim é piada pronta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui