Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Navio da Venezuela despejou petróleo no mar para prejudicar o presidente Bolsonaro?

Conspirações

Navio da Venezuela despejou petróleo no mar para prejudicar o presidente Bolsonaro?

Navio da Venezuela despejou petróleo no mar para prejudicar o presidente Bolsonaro?

É verdade que um navio vindo da Venezuela foi flagrado despejando petróleo no mar para prejudicar a reputação do presidente Jair Bolsonaro?

Um vídeo bastante compartilhado nas redes sociais e em grupos do WhatsApp mostra um navio despejando um líquido negro no mar e texto que acompanha as imagens afirma que isso seria um trabalho feito a mando da Venezuela para prejudicar a imagem do presidente Jair Bolsonaro!

A história se espalhou logo após a detecção de manchas de petróleo nas praias nordestinas, no começo de outubro de 2019 e, em apenas uma das publicações feitas no Facebook – na segunda semana de outubro de 2019 – o assunto já havia alcançado mais de 53 mil visualizações, mas será que isso é verdade mesmo?

🔴Compartilhar !🔴Curti a página!Veja as explicações das manchas na areia da praia !

Posted by Jornalista Militar on Wednesday, October 9, 2019

Verdade ou mentira?

O vídeo é real, mas não se trata de nenhum serviço de sabotagem da Venezuela contra o nosso presidente.

Procurando nas redes sociais, chegamos a primeira publicação do vídeo (muito obrigado aos membros do nosso grupo no Facebook pela ajuda), feita no Instagram pelo perfil Diz Não ao Paredão em abril de 2019:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Ou seja, as imagens surgiram na web bem anteriores ao vazamento de petróleo detectado nas praias do nordeste do país!

Em nota, o perfil explica que o vídeo foi filmado em Matosinhos – Portugal – e que o navio não estava derramando petróleo no mar e, sim, areia. Os navios estavam realizando obras de dragagem no Porto de Leixões. A dragagem é um serviço de limpeza ou de aprofundamento do fundo de rios e mares e tem o objetivo de melhorar a navegabilidade em áreas próximas a portos.

Em sua página no Facebook, o Porto de Leixões confirmou por meio de uma publicação feita no dia 30 de abril de 2019 as operações de dragagem feitas na área. 

E as crianças assistindo na praia?

No vídeo podemos ver algumas crianças vestidas com camisetas amarelas e acompanhadas de um adulto. Elas são alunas de uma escola de surf portuguesa chamada Linha de Onda. No perfil da escola no Instagram é possível ver com mais detalhes o logotipo da escola no uniforme dos alunos.  

Conclusão

O vídeo mostrando um navio jogando algo no mar não é da Venezuela e tampouco está derramando petróleo nas praias do nordeste para prejudicar a imagem do presidente Jair Bolsonaro! Na verdade, o vídeo foi gravado em abril de 2019 em Portugal, durante obras de dragagem da área do Porto de Leixões, em Matosinhos!

Continue lendo
46 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo