Lula apresentou recibos de aluguel com erros para o juiz Moro?

Share Button

Imagens que circulam pela web mostram recibos entregues pela defesa de Lula ao juiz Sérgio Moro com datas erradas! Será verdade?

As reproduções seriam de alguns dos recibos que a defesa do ex-presidente Lula entregou ao juiz Sérgio Moro e se espalharam no dia 26 de setembro de 2017. O que chama a atenção nos documentos é que, em alguns meses, a data de vencimento seria no dia 31 – mesmo em meses que possuem apenas 30 dias!

Os documentos são referentes a um apartamento situado na cidade paulista de São Bernardo do Campo que, de acordo com o Ministério Público Federal, teria sido comprado pela construtora Odebrecht ao ex-presidente.

Será que os recibos apresentados por Lula estão mesmo com erros de grafia? Os documentos são falsos?

Recibos apresentados por Lula à Justiça possuem erros grotescos?

Verdade ou farsa?

No dia 25 de setembro de 2017, os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentaram ao juiz federal Sérgio Moro um contrato de locação de uma cobertura vizinho em São Bernardo do Campo (SP). Além do contrato, a defesa também entregou comprovantes de pagamentos do aluguel de 2011 a 2015.

Só que alguns detalhes chamaram atenção nesses documentos, que você pode ler na íntegra aqui:

Todos os recibos parecem ter sido impressos na mesma impressora, com o mesmo tipo de tinta (cabe aí uma perícia para se saber quando cada um desses recibos foi impresso);

Todas as folhas estão com o mesmo aspecto. Visto que o próprio Lula afirmou em depoimento que esses recibos estavam “jogados em uma arca”, era de se esperar que esses papéis apresentassem amassados e/ou marcas do tempo (mas isso poderá ser verificado através de perícia);

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

Há vários erros e inconsistências nos recibos, como por exemplo, meses como junho grafados com 31 dias:

Dia 31 de junho não existe!

Não há nenhum timbre de imobiliária ou qualquer reconhecimento de firma para se provar a data de suas assinaturas (geralmente, não é necessário se reconhecer firma, mas também não é necessário testemunhas).

O réu afirma que todos os pagamentos de alugueis foram feitos em “dinheiro vivo”, o que dificulta ainda mais o rastreio do dinheiro nas contas do petista. O Ministério Público Federal, após quebra dos sigilos bancários de Lula e dona Marisa, não encontrou pagamentos a Glaucos da Costamarques (o suposto locador do imóvel) em pelo menos 5 anos.

Os procuradores resumiram na denúncia aceita por Sérgio Moro:

“Apenas a partir de dezembro de 2015, é que se detectam depósitos em valores compatíveis com o declarado aluguel, sendo certo, ademais, tratar-se de depósitos em espécie em relação aos quais não se pode comprovar a efetiva origem”

É preciso ainda que sejam verificadas as contas do locador, bem como em suas declarações de Imposto de Renda;

A Lei do Inquilinato não permitia alugueis com menos de 30 meses de duração desde o final de 2010. O contrato, teoricamente redigido e assinado em 2011, não podia ter sido feito com 12 meses.  

Conclusão

Os recibos apresentados pela defesa de Lula ao juiz Sérgio Moro possuem erros grosseiros e não sabemos ainda o quanto isso irá impactar no processo onde o ex-presidente é réu! As imagens que circulam pela web dos recibos com erros são reais, mas a legitimidade dos documentos só serão provadas após perícia!

Share Button
Conspirações, Crimes, Política, Verdadeiro
, , , , , , , , , ,
  • Gente, sinceramente… quando fazemos algum documento que estipulamos datas iguais para quitação de alguma coisa, seja lá o que for, normalmente colocamos algo como vencimento todo dia 31 de cada mês ( ou a data que quiser seja 31, seja 05, seja 10… ). Ninguém fica especificando qual mês tem 31, 28 ou 30 né ?! Me poupe agora a falação de que a defesa de Lula apresentou documento falso com data q não existe. Certeza q todos devem constar dia 31 de todos os meses …
    O tanto de mensagem idiota q recebi falando que data não existe me fez escrever isso aqui… chega ser ridículo !!! Tanta coisa mais importante para ser falada e questionada. Não há necessidade de ficar procurando problema onde não tem. Vamos conversar coisas mais sérias como por exemplo se o STF vai ou não pedir a prisão do Aecio… ou se a 2 denúncia contra Temer será aceita … Enqto a preocupação for em buscar o que não existe, as coisas continuarão como estão …

    • HENRY FRANKLIN FERREIRA

      Quando existe um documento ou ordem de pagamento em sequência PARA FRENTE, pode ocorrer essa falha (apesar de qualquer pessoa como mínimo de senso sabe que tem mês de apenas 28 dias e metade do ano tem menos de 31 dias). Já esses “documentos” são recibos passados, ou seja deveria ser emitido mês a mês dizendo o dia em que foi recebido o pagamento, ou seja, se foi recebido no último dia de Junho deveria o recibo ser datado para o dia 30 e não dia 31 que nem existe. Resumindo, é totalmente falso.
      Tentar defender algo lógico nisso é ser imbecil, não há defesa dessa falsidade.

  • Regina Maria

    Os recibos SÃO SEMPRE assinados pelo proprietário ou pela imobiliária. No caso, e-farsas, o contrato era direto com o proprietário. Nada mais normal que imprimir na mesma impressora porque é a única o proprietário possui. Ademais verifica-se que o modelo é sempre o mesmo. O que o PROPRIETÁRIO faz? Muda o mês e imprime. Algumas vezes não corrigiu o dia. Qual o mistério??? Muita má fé por parte de quem quer condenar. Quem nunca errou o ano ao preencher um cheque na mudança de ano?? O que se quer com isso é procurar pelo em ovo. Mais um espetáculo midiático nesse circo de horrores e que os “jênios” seguem piamente como se fora uma verdade absoluta. Ninguém se preocupou com a assinatura. É muita ignorância somada à má fé.

    • Gilmar Lopes

      Concordo! Essas “provas” não provam nada! Por isso coloquei no artigo que há a necessidade de uma perícia nos documentos!

      • Paulo C

        A Gente sabe que voce é esquerda Gilmar, mas não exagera por favor. Fica Ridiculo

      • Paulo C

        A gente sabe que você é esquerda Gilmar. Mas não exagera que tá ficando feio.

      • Fabricio

        Todos os recibos assinados no mesmo dia. Kkkkkkk!!!

        • Gilmar Lopes

          Tá difícil pra defesa defender o sujeito de 9 dedos, hein? 🙂

  • Marcelo José Morcelli

    A carta de Palocci ao PT diz tudo…

    Só não vê quem não quer…

  • Silvio Valentim

    Concordo com o Gilmar, que as “provas” não provam nada…Mas, é interessante observar alguns detalhes que confundem o imaginário … as duas testemunhas vieram de Judiaí e de Osasco para serem testemunhas em São Bernardo do Campo? Judiai dista 70 km e Osasco 20 km. Se o recibo era ctr l+ctrl c, porque no primeiro recibo aparece a grafia correta de São Bernardo do Campo e no segundo está São Bernanrdo? Se foram redigidos nas datas estipuladas com certeza aparece no computador a data do arquivo.
    Um camarada que compra um imóvel por 500 mil vai se deslocar 20 km do seu endereço para receber essa quantia em dinheiro? O Italiano tinha razão..o partido virou uma seita…

  • Hermes Vargas dos Santos

    As provas, recibos emitidos pelo proprietário provam que houve pagamento de aluguel, a menos que as assinaturas do proprietário sejam falsas. O resto é firula …

  • Zé das Couves

    Palavras, palavras e palavras. Não tem vídeo, não tem mala, não tem conta em paraíso fiscal. Apenas palavras.

  • Fernando

    Rindo dos petistas vindo aqui pra ver se a história é verdadeira. Kkkk

  • M. Kreling

    A pergunta é: Os recibos possuem assinatura do proprietário? Sim? Então não há mais nada do que se cobrar de Lula!

    Não existem “vários” erros, muito menos grosseiros. Existe somente a citação do vencimento do aluguel no texto de 2 dos 26 aluguéis dizendo que o vencimento foi no dia 31, o que não invalida o documento.
    Incoerências quanto ao teor de um documento assinado pelo proprietário, devem ser cobrados do proprietário que assinou, se assim entenderem necessário (o que acho absolutamente irrelevante).
    Além disso, como citar a falta de timbre de imobiliária como “erro”, se não existe imobiliária alguma na relação entre locador e locatário?
    Outra, arrisco-me a afirmar que 99,9% dos recibos de aluguel emitidos no Brasil não possuem reconhecimento de firma, isso quando se emitem recibos, pois boa parte destes acordos, principalmente quando feitos entre conhecidos ou amigos, são feitos sem recibos ou documento algum. No caso de Lula, existem recibos assinados pelo proprietário. Ponto.

    Mais uma, não é da conta de Lula saber o que o proprietário faz com o dinheiro do aluguel.
    TODAS as datas das assinatura dos documentos dos 26 documentos são de dias existentes no calendário.

    Quanto ao Imposto de Renda, já foi afirmado que tanto o locador quanto o locatário declararam os valores.

  • Manus Max

    O “E-farsas” teve o despautério de produzir uma matéria gigante sobre um fato que é VERDADEIRO e ao final CONCLUI que “pode ser…”?

    Tá faltando matéria pra comentar, é?

    • Gilmar Lopes

      O que você esperava? Nem a perícia foi feita ainda… Fiz o que a matéria se propôs a fazer: esclarecer se os recibos apresentados estavam com erros ou não. Ou seja, os recibos são reais e foram entregues com erros, mas quem vai decidir se são legítimos ou não é a Justiça!

  • Marbe Zara

    Cuidado Gilmar… Vai mexer com esse povo ignorante…

  • sinceramente… só burro pra acreditar nessas mentiras grosseiras que o Lula conta, e outra, ter um bandido como presidente, só no Brasil mesmo! Parem de defender bandido, o cara não teve nem o respeito com a esposa que morta ele colocou a culpa em muita malandragem que ele cometeu, Lula vc tem mesmo que ir pra cadeia!! coloquemos a lei da ficha limpa pra funcionar… LULA CADEEEEEIA PRA VC!!