Michel Temer deu uma joia de 228 mil euros para a esposa?

Share Button

É verdade que o presidente Michel Temer encomendou para sua esposa uma joia no valor de 228 mil Euros com exclusividade de uma joalheria belga?

A publicação foi feita no dia 20 de setembro de 2017 em um perfil do Facebook e foi rapidamente compartilhada através de diversas postagens nas redes sociais. De acordo com o texto, a “joia da rainha” – que tem esse nome por ter sido confeccionada pela joalheria Europ Class Belgican, conhecida por adornar a Família Imperial da Inglaterra – teria custado 228 mil euros (algo em torno de 855 mil reais) e o presidente Michel Temer a teria comprado para sua esposa, Marcela Temer!

Na imagem que acompanha a postagem podemos ver o presidente abraçado à primeira-dama e, ao lado, uma foto da joia caríssima.

Será que isso é verdade ou farsa?

Será que essa notícia é real? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

A publicação do dia 20 de setembro de 2017 foi compartilhada 7 dias depois pela Fanpage Plantão Brasil, que ajudou a propagar ainda mais a informação e insinuando que o dinheiro para a compra desse presente teria saído dos cofres públicos:

Página Plantão Brasil ajudou a espalhar o rumor!

Acontece que essa postagem tem uma série de erros e de desinformações que é até estranho tanta gente ter acreditado nela…

Em primeiro lugar, o suposto presente não foi noticiado em nenhum lugar (exceto no Facebook, WhatsApp e Twitter). Nenhum jornal falou a respeito.

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

Além disso, a primeira-dama nem está usando as joias. Parece que esse nem é o estilo dela, como podemos ver nessa matéria do site Waufen. De acordo com essa reportagem, Marcela Temer prefere usar joias pequenas e raramente usa correntes!

Valor da joia

Na postagem que se espalhou pela web, o autor afirma que a joia custa 228mil euros, mas na imagem é mostrado que o valor “correto” seria 228.450 dólares. Mas a verdade mesmo é que a foto dessa “joia” foi tirada de um site de venda de bijuterias.

Isso mesmo! A alegada joia exclusiva que custaria quase um milhão de reais é, na verdade, uma biju que custa pouco mais de 8 dólares:

Só pra acabar de vez com essa fake news, descobrimos facilmente que a citada joalheria não existe! Uma busca por Europ Class Belgican e caímos em um site para velejadores (que nada tem a ver com joalheria)…

Ainda, para darmos os créditos corretamente ao fotógrafo, a foto mostrando o presidente abraçando a esposa foi tirada em junho de 2017 por Ailton Freitas, a serviço da Agência O Globo. A cena carinhosa foi eternizada pelo fotógrafo durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher, em Brasília!

Conclusão

A notícia afirmando que o presidente Michel Temer deu de presente para a esposa uma joia exclusiva no valor de 228 mil euros é falsa!

Share Button
Dinheiro, Falso, Política
, , , , , , , , , , ,
  • Carlos

    Eu só queria saber qual a razão dessas pessoas inventarem notícias, é para aparecer ? Quando forem processados ainda vão achar ruim.

    • No caso do facebosta, criam-se essas histórias falsas pois o publico médio de lá come capim.

  • oswald

    Essa mulher do Temer é mais golpista que ele, e o que esse velho deve tomar de chifre não é brincadeira.

    • Gilmar Lopes

      As opiniões aqui escritas não refletem a opinião do site! 🙂

      • Oswald

        kkkkkk sei.

      • Oswald

        kkkkkk sei.

  • “A publicação foi feita no facebosta…”

    É falsa. NUNCA FALHA.

  • michele

    e farsa muito bom