A Receita Federal vai cobrar imposto de adultos que moram com os pais?
É verdade que uma lei do Governo Federal autorizou a cobrança de imposto de filhos maiores de idade que ainda moram com os pais?
A alegação surgiu nas redes sociais na segunda quinzena de setembro de 2025, sendo também bastante compartilhado em grupos de WhatsApp. Segundo o que se espalhou, a Receita Federal agora passará a cobrar um imposto dos filhos maiores de idade que ainda moram com seus pais. Em algumas versões, é informado ainda que a Receita Federal irá usar inteligência artificial para cruzar os dados dos contribuintes para cobrar mais esse imposto.
Será que isso é verdade?

Texto de uma das versões compartilhadas no Twitter: “O governo vai cruzar dados de cadastros imobiliários e notificar adultos morando em imóveis de terceiros (como pais) sem contrato de aluguel declarado no IR. O foco é fiscalizar rendas não declaradas e despesas de locação, podendo elevar impostos como IPTU e ITCMD.” (foto: Reprodução/Twitter)
Verdade ou mentira?
No dia 21 de setembro de 2025, a Receita Federal publicou uma nota na sua página explicando que a notícia é falsa e alerta para o perigo em se acreditar em tudo o que é publicado nas redes sociais.
Algumas versões disseminadas na web citam a Instrução Normativa 2.275/2025, mas uma análise no seu texto não cita filhos ou algo nesse sentido.
Grande parte da desinformação espalhada nas redes sociais usou como fonte uma reportagem publicada no dia 20 de setembro de 2025 no site Mix, do Diário do Comércio. A página fez uma atualização no artigo explicando que a informação é falsa.
Conclusão
Não é verdade que a Receita Federal vai cobrar imposto de adultos que moram com os pais!
