Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Lula expulsou o jornalista Larry Rohter por ele publicar que o presidente era alcoólatra?

Falso

Lula expulsou o jornalista Larry Rohter por ele publicar que o presidente era alcoólatra?

Lula expulsou o jornalista Larry Rohter por ele publicar que o presidente era alcoólatra?

É verdade que o então presidente Lula expulsou em 2004 o jornalista norte-americano Larry Rohter do Brasil após ele fazer uma matéria sobre problemas que o presidente tinha com bebidas?

A publicação surgiu nas redes sociais no final de julho de 2019 e, em algumas publicações feitas no Facebook a respeito, o assunto conseguiu mais de 15 mil compartilhamentos em menos de 18 horas!

Segundo o texto que acompanha uma foto do jornalista norte-americano Larry Rother, o então presidente Lula teria expulsado ele do Brasil após uma publicação sua afirmando que o presidente bebia demais! A expulsão, segundo o texto, teria ocorrido em 2004.

Será que isso é verdade mesmo?

Texto que acompanha a foto: “Jornalista deportado do Brasil por Lula! ESSE É O JORNALISTA AMERICANO LARRY ROHTER. ELE FOI EXPULSO DO BRASIL EM 2004 PELO ENTÃO PRESIDENTE LULA. O MOTIVO?? ELE ESCREVEU UM ARTIGO SOBRE O APREÇO DE LULA POR BEBIDAS ALCOÓLICAS. SÓ ISSO!”

Verdade ou mentira?

A parte sobre a expulsão de Larry Rother do Brasil é falsa, pois ela não chegou a ocorrer, como o próprio jornalista explicou em uma entrevista ao programa Roda Viva:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Entenda o caso

Em maio de 2004, o jornal New York Times publicou uma matéria assinada por Rother cuja manchete foi: “Hábito de bebericar do presidente vira preocupação nacional“. O jornalista descreveu em seu artigo supostos excessos alcoólicos do então presidente Lula e de eventuais erros na sua gestão que – segundo o Rother – estariam ocorrendo por causa do consumo exagerado de bebida alcoólica pelo presidente. A matéria ainda comparava o consumo de bebida de Lula com outro presidente brasileiro, Jânio Quadros!

No mesmo dia da publicação do jornal, a Secretaria de Imprensa da Presidência afirmou ontem que o texto “não é jornalístico”, mas uma manifestação de “calúnia, difamação e preconceito” e que o governo só iria se pronunciar sobre as medidas a respeito da reportagem do “NYT” no dia seguinte (10 de maio de 2004).

Lula pede então a expulsão do jornalista do Brasil, uma decisão que pegou mal no mundo todo, como mostrado nessa matéria feita na ocasião pelo portal Terra.

No dia 14 de maio de 2004,  então ministro do STJ Peçanha Martins cancelou o pedido do presidente, e no dia seguinte o jornal The New York Times publicou uma nota afirmando estar “bastante satisfeito” com a decisão do governo brasileiro de reverter a cassação do visto do jornalista Larry Rohter. O jornalista, na época, queria também um pedido de desculpas do Governo, mas isso não rolou.

Conclusão

Em 2004, o então presidente Lula ameaçou cassar o visto do jornalista norte-americano Larry Rother por causa de uma matéria afirmando que Lula tinha problemas com álcool. No entanto, uma decisão do então ministro do STJ Peçanha Martins cancelou o pedido do presidente, que a acatou, desistindo da cassação!

Continue lendo
57 Comentários

57 Comments

  1. Clovis Wilson

    28 de julho de 2019 em 14:50

    Então se não fosse pela decisão do ministro do stj que”cancelou o pedido do presidente” ,ele provavelmente seria expulso, ou seja, o pedido de expulsou foi pedido pelo presidente Lula e só não foi efetivado pela intervenção do STJ. Eu sei que esse site é tendencioso então eles sempre vai distorcer para um outro lado, como vemos na conclusão, ” Lula ameaçou cassar o visto do jornalista” de fato ele não ameaçou, e sim queria, pois ele pediu, mas o pedido foi frustado pelo ministro do stj…..A minha sugestão se esse site tentar buscar o mínimo de neutralidade…que exponha os fatos e não chegue a conclusão diversa dos fatos, pois precisamos de um site, procure inconsistência nas notícia produzidas em rede sociais, poi do contrário, se continuar tendencioso, vai perdendo a credibilidade…e vai cair no ostracismo….

    • Gilmar Lopes

      28 de julho de 2019 em 17:09

      Na verdade, não quis dar muita enfase pra isso pra não me acusarem de insinuar que o Bolsonaro esteja fazendo igualzinho ao que o Lula fez. Infelizmente, alguns leitores me entenderam errado. Não ligo para o ostracismo e se optar por buscar informações em outros sites, fique à vontade. Abração!

      • Maria

        28 de julho de 2019 em 19:19

        @Gilmar Lopes , hummmm… 😐 eu acho que, neste caso, Clovis Wilson tem razão. “ameaçar” é bem diferente de “pedir”. Você deve ouvi-lo e/ou então, refletir e reconsiderar isso mais tarde pois, atualmente, há uma nítida radicalização, bipolarização política e os ânimos das pessoas estão acirrados e à flor da pele. Qualquer deslize, por mais pequeno que seja, será motivo de uma chuva de críticas da parte contrária.

        • Ricardo

          29 de julho de 2019 em 11:46

          a Maria é mãe do Gilmar? como defende o menino.hahaha, e a Maria, é isenta, só acredita em mensagens manipuladas , sem perícia, de hacker criminosos…rsrsrs

          • Maria

            29 de julho de 2019 em 14:41

            @Ricardo , não, sou apenas uma internauta assim como você. E eu não fico somente defendendo ele não, eu defendo a VERDADE, doa a quem doer, e já teci algumas críticas (construtivas) no Gilmar quando observei que ele cometeu alguma falta. 😉

          • Gilmar Lopes

            29 de julho de 2019 em 15:06

            Eu acho é bom alguém me defender aqui! Pode continuar! 🙂

    • TOMAZ FRANGELLI RODRIGUES

      29 de julho de 2019 em 1:04

      Vai a merda e-farsas

      https://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u60869.shtml

      Ele foi expulso o presidiário recuou depois do pedido de desculpas e ligação do ministro.

      • Gilmar Lopes

        29 de julho de 2019 em 10:42

        Foi o que eu disse!

        • Jaime

          6 de novembro de 2019 em 16:05

          Liga não, Gilmar. Infelizmente, analfabetismo funcional é algo presente na sociedade brasileira

    • GEILSON GOMES DE OLIVEIRA

      29 de julho de 2019 em 12:03

      Então pelo que li, Lula expulsou realmente o jornalista, que graças ao STJ não foi deportado. Bolsonaro já divulgou que não faria o mesmo. O conteúdo faz jus ao nome do site.

      • Jaime

        6 de novembro de 2019 em 16:06

        Amigo, Bolsonaro tá fazendo EXATAMENTE ISSO com todo mundo kkkkkk. Já vi que umas pessoas preferem viver na mentira

  2. Maria

    28 de julho de 2019 em 15:33

    Eu não sabia que o sapo barbudo 9 dedos bebia tanto a ponto de ser considerado alccólatra e causar problemas e constragimento lá em Brasília. Como ele está preso lá em Curitiba, deve ter sofrido e muito com a repentina abstinência então…, acho… 😐 KKKKKKKKKKKKK! 😀

    • Gilmar Lopes

      28 de julho de 2019 em 17:06

      Logo após a prisão, sugiram vários boatos sobre ele estar sofrendo com a abstinência. Nenhum desses rumores foram confirmados!

      • Maria

        28 de julho de 2019 em 18:24

        @Gilmar Lopes, KKKKKKK! 😀 Ok, ok! Já entendi! Como sempre, você quer PROVAS ROBUSTAS das alegações, sempre prezando o profissionalismo e é por isso que disse “acho”. 😉

      • Rony Domingos Rabelo

        29 de julho de 2019 em 0:32

        Não foram confirmados mas também não confirmação do contrário.

        • Ed Vogado

          29 de julho de 2019 em 11:05

          Como o ônus da prova cabe ao acusador, o veredito é que a notícia é falsa.

        • Yomismo

          29 de julho de 2019 em 12:52

          Você já viu um alcoólatra em síndrome de abstinência?

          Eu já.

          Não é nem bonito nem parecido com o que a vê do Lula na prisão.

  3. Paulo

    28 de julho de 2019 em 18:07

    Este site é uma farsa.

    • Ed Vogado

      29 de julho de 2019 em 11:05

      Prove. Duvido.

  4. Yascha Blumenfeld

    28 de julho de 2019 em 19:54

    Chegamos à conclusão de que o Estado está formado por quatro Poderes: O Executivo, o Legislativo, o Judiciário e a Imprensa.

    Ainda quando a veiculação da notícia coloque em risco a segurança nacional e das instituições, ainda quando os meios de se obterem as provas sejam ilícitos e afrontem a Ética, a liberdade de imprensa se impõe de forma soberana. É a ditadura da imprensa!

    A mesma imprensa que clama por democracia irrestrita quando lhe convém manifestar-se é a mesma imprensa que impõe a ditadura do banimento dos manifestantes quando o discurso destes não lhe convém, como aconteceu comigo na página da Deutsche Welle do Brasil (“Deustche Goebbels”, para nós da direita alemã) no Facebook.

    Finalmente, como advogado, só quero deixar claro que a Constituição Federal veda que o juiz fundamente sua decisão com base em provas obridas por meio ilícito, devendo ordenar a exclusão dos autos de referidas provas.

    • Fabio

      29 de julho de 2019 em 11:39

      Concordo! Parabéns pelo comentário.

    • Maria

      29 de julho de 2019 em 15:02

      @Yascha Blumenfeld , você está um pouco “desatualizado” e se esquecendo do 5º Poder: a INTERNET e, embora já existam algumas leis que a regulamente, na prática, ela ainda continua LIVRE e ANÁRQUICA (ainda bem – opinião pessoal). Não a subestime. 😉

    • Jaime

      6 de novembro de 2019 em 16:09

      Parei de ler quando cheguei no “ditadura da imprensa”. Amigo, é impossível a imprensa manipular informações hoje em dia. A verdade simplesmente é jogada nos 4 ventos da internet, quem procura acha. A verdadeira ditadura é das fake news e teorias da conspiração (sim, estou falando das notícias que vocês recebem no WhatsApp)

  5. Susana

    28 de julho de 2019 em 20:48

    Tudo que falam do bandido do Lula, esse site corre pra dizer se é verdade ou farsa. Kkkkkkk
    O mais importante é que a verdade é que o Lula é um bandido e tem um belo processo nas costas e isso não tem como esse site que adora defendê-lo dizer que não é verdade.

    • Adrian

      30 de julho de 2019 em 11:28

      Se você não fosse retardada, talvez entenderia a importância de não deixar que notícias falsas sejam vinculadas e espalhadas por aí, independente se for sobre o Lula ou sobre o Bolsonaro. Mas você deve ser uma mula que acredita que um político será a salvação da sua vida e que o fato de você ser massa de manobra da direita faz você estar acima de alguém que é massa de manobra da esquerda. No final continua um bom e velhor gado.

  6. Orlando Dhein

    28 de julho de 2019 em 23:29

    “NENHUM DESSES RUMORES FORAM” ???. Estou começando a dar razão a um ex-presidente que dizia que estudar era muito trabalhoso… Postaram uma mensagem no meu Whatsapp, fui conferir e acabei lendo esse conteúdo. Que decepção!

  7. Rony Domingos Rabelo

    29 de julho de 2019 em 0:34

    Ah! bom!
    Então é falso que ele expulsou.
    A verdade é que ele tentou mas não conseguiu.
    Realmente é diferente.

  8. TheTruth

    29 de julho de 2019 em 1:27

    Ora, houve SIM ato oficial, não se resumiu a “pedido” – mas o STF interviu, e depois a coisa foi atenuada.
    https://www.conjur.com.br/2004-mai-11/governo_decide_cassar_visto_jornalista_americano

    • Gilmar Lopes

      29 de julho de 2019 em 10:41

      Foi o que eu disse!

  9. João Luís

    29 de julho de 2019 em 9:05

    Estava claro aí que se continuássemos dando mandatos para o lulopetismo certamente entraríamos num período nefasto onde estariam em risco as liberdades individuais e demais direitos, venezuelanos que o digam. pT nunca mais!

    • ELENAOMEREPRESENTA

      29 de julho de 2019 em 11:06

      Claro, porque agora que tá bom, né?
      #EUAVISEI

    • Jaime

      6 de novembro de 2019 em 16:12

      Amigo, você sabe que o PT não é comunista, né? E aliás, por que vocês odeiam tanto o comunismo? Não é pq a bandeira do comunismo é vermelha que ele é do diabo não, viu?

  10. Paulo Solano

    29 de julho de 2019 em 9:41

    Gilmar, seu malabarismo editorial é ridículo. Como você sabe que a maioria das pessoas só lê o título, tenta ludibriar o leitor, deixando a parte principal da informação escondida lá no fim do texto: “Lula pede então a expulsão do jornalista do Brasil, uma decisão que pegou mal no mundo todo…” Resumo da ópera: jornalista do New York Times disse em matéria que Lula gostava de aguardente. Lula não gostou e pediu a expulsão do profissional. Se o fato se consumou ou não, pela repercussão negativa e pela ação do Judiciário, pouco importa. O principal ato dessa história foi a atitude ditatorial de Lula. E isso ninguém vai apagar, Gilmar. Seu site é, em resumo, uma farsa!

    • Gilmar Lopes

      29 de julho de 2019 em 10:40

      O que espalharam no Facebook é que o jornalista havia sido expulso, mas isso não aconteceu!

      • Paulo Solano

        29 de julho de 2019 em 23:48

        A expulsão do jornalista via ato de Lula aconteceu, Gilmar. Mas ela não foi concretizada porque o Judiciário não deixo. Ou seja, Gilmar, você tira o foco da atitude principal, que o ato arbitrário de Lula. E é isso que está sendo divulgado. 50% dos textos publicados no seu site – sejam políticos ou não, são aulas de “manipulação”. Você não tem vergonha, não?

    • Questionador

      29 de julho de 2019 em 11:08

      Interpretação de textos 101:
      O boato: ‘É verdade que o então presidente Lula expulsou em 2004 o jornalista norte-americano Larry Rohter do Brasil após ele fazer uma matéria sobre problemas que o presidente tinha com bebidas?’
      A conclusão: ‘Em 2004, o então presidente Lula ameaçou cassar o visto do jornalista norte-americano Larry Rother por causa de uma matéria afirmando que Lula tinha problemas com álcool. No entanto, uma decisão do então ministro do STJ Peçanha Martins cancelou o pedido do presidente, que a acatou, desistindo da cassação!’
      Qual foi a farsa que você citou?

      • Gilmar Lopes

        29 de julho de 2019 em 11:11

        Não entendo esse povo! Dá a impressão de que estão querendo igualar a todo custo o governo Lula com o governo Bolsonaro!

        • ricardo

          29 de julho de 2019 em 11:50

          quando o Bozo fizer acordos espúrios com empreiteiros na calada da noite, quando ele destruir a petrobrás, quando ele pagar deputados para aprovar medidas provisórias (não me refiro a liberar verbas), em troca receber propina de empresas..ai a gente começa a comparar…

          • Gilmar Lopes

            29 de julho de 2019 em 14:03

            Tenho certeza que o argumento vai ser “Ah! Mas o PT roubou mais!”

        • Questionador

          29 de julho de 2019 em 12:29

          Exato. A ideia de elegerem o Bozo não era tornar o governo algo MELHOR? Então por que insistem em nivelar por baixo? Nunca entenderei a cabeça de um bozominion…

        • Maria

          29 de julho de 2019 em 13:10

          @Gilmar Lopes , KKKKKKK! 😀 É porque você está mexendo em NINHOS GIGANTES DE VESPAS/ABELHAS. É por isso que as pessoas mais sensatas aconselham a não discutir e/ou tocar em assuntos delicados e/ou polêmicos como POLÍTICA, RELIGIÃO, FUTEBOL etc no ambiente familiar, no ambiente de trabalho, em público etc. 😉

          • Gilmar Lopes

            29 de julho de 2019 em 13:57

            O pior de tudo é que muitos querem que eu escreva pra pessoas que só vão ler o título e a conclusão. Infelizmente nos tornamos uma sociedade rasa, apoiada em questões rasas e discussões que se passarem de duas réplicas já cai pro insulto pessoal…

        • Maria

          29 de julho de 2019 em 13:23

          @Gilmar Lopes , entretanto, FARSA é FARSA, não importa se de cunho político, religioso, curiosidades etc, pelo menos em FATOS PONTUAIS que podem ser verificados. Você se propôs a desvendá-las, i.e., descobrir a VERDADE e a verdade assim como sua irmã REALIDADE, muitas vezes é DURA, CRUEL e INCONVENIENTE e, às vezes, machuca/ofende muito as crenças das pessoas que não querem ouvi-la. A reação raivosa natural de alguns deles é um dos preços que , infelizmente, você precisa pagar. 😉

          • Firmo Krebs

            31 de julho de 2019 em 21:57

            Caro, Gilmar
            Há uma contradição explícita na sua conclusão. Diz que o ex-presidente Lula “ameaçou cassar”. E na sequência termina por dizer que um decisão do STJ cancelou o “pedido”. Ora, porque o STJ precisaria emitir decisão por um pedido? Porque não foi pedido. Foi decisão do na época ministro da justiça interino Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto. Portanto, é fato e não farsa a informação. Só não foi concluída por decisão do STJ. E o foi tão perturbaria ao jornalista que disse não querer mais voltar ao Brasil a trabalho ou turismo.

  11. Gomes

    29 de julho de 2019 em 11:54

    Você desmente farsas dos sites pagos pelo PT, tipo Brasil247, diário do C. do Mundo, carta capital???

  12. Karla

    29 de julho de 2019 em 23:06

    Pobre que é imparcial. E faça investigação sobre o número de mortes (que incluem mortes até em outros paises, por aplicação de hidrogel, por troca de tiros com a policia, etc) por “homofobia” no Brasil declaradas pelas mídias sem nenhuma verificação de dados.

  13. Karla

    29 de julho de 2019 em 23:07

    Mostre que é imparcial. E faça investigação sobre o número de mortes (que incluem mortes até em outros paises, por aplicação de hidrogel, por troca de tiros com a policia, etc) por “homofobia” no Brasil declaradas pelas mídias sem nenhuma verificação de dados.

  14. Franco

    30 de julho de 2019 em 11:26

    Há há… Lula “ameaçou” .. Ameaçou não… Fez o que podia para expulsar, o que só não aconteceu porque o Judiciário não deixou. Justificativa: “não quis dar ênfase”.. Há há… Piorou.
    CONCLUSÃO: LULA FEZ TUDO O QUE PODE PARA EXPULSAR UM JORNALISTA QUE NÃO REZOU POR SUA CARTILHA.
    CONCLUSÃO 2 : esse site faz tudo para amenizar as notícias sobre a gangue petista.
    CONCLUSÃO 3 : o dono do site dispensa leitores que pedem alguma neutralidade
    CONCLUSÃO 4 : tchau ! Fui !

    • Gilmar Lopes

      30 de julho de 2019 em 14:12

      Lula ameaçou expulsar! Ele não foi adiante após acatar o pedido do STJ! Dizer que o jornalista foi expulso (como estão espalhando por aí) é errado, pois ele não foi expulso!

  15. Zé Dirceu - Não sou o do mensalão

    31 de julho de 2019 em 14:35

    A verdade é que o Lula mandou, sim, expulsar o jornalista americano. O fato só não foi consumado por intervenção do ministro da jusitça da época.
    O resumo é que parte da notícia é verdade sim, o Lula MANDOU expulsar o jornalista.

    • Gilmar Lopes

      31 de julho de 2019 em 14:40

      Acho que foi isso que eu disse no artigo, né?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo