Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Michelle Bolsonaro inaugurou a primeira escola de robótica para deficientes em Brasília/DF?

Fora de Contexto

Michelle Bolsonaro inaugurou a primeira escola de robótica para deficientes em Brasília/DF?

Michelle Bolsonaro inaugurou a primeira escola de robótica para deficientes em Brasília/DF?

Será verdade que a primeira-dama Michelle Bolsonaro inaugurou a primeira escola de robótica para deficientes do Brasil, em Brasília/DF? Bem, é isso que um determinado usuário resolveu divulgar recentemente através de sua conta, no Facebook (arquivo)! Segundo ele, a mídia não citou os fatos, pois prefere dar ênfase nas polêmicas que ela própria cria.

Confira abaixo a publicação desse usuário, que já obteve quase 100 mil compartilhamentos desde o dia 3 de outubro de 2019!

Publicação de um determinado usuário no Facebook que já obteve quase 100 mil compartilhamentos.

Entretanto, será que essa informação procede? Michelle Bolsonaro realmente inaugurou a primeira escola de robótica para deficientes do Brasil? A foto que acompanha a publicação realmente se refere a essa inauguração? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Em primeiro lugar, a foto não faz referência ao evento citado. E, em segundo lugar, não se tratou exatamente da inauguração de uma instalação educacional por parte de Michelle Bolsonaro, mas tão somente de sua presença juntamente com Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, durante a aula inaugural do segundo laboratório de robótica no Distrito Federal (o primeiro a utilizar tecnologia assistiva do Brasil) do projeto Include.

Por sua vez, o projeto Include é um programa do Instituto Campus Party que constrói laboratórios de robótica para comunidades carentes através de parcerias com o poder público. Os objetivos do Include são: oferecer qualificação aos jovens de 10 a 18 anos – incluindo os com deficiência – para o mercado de trabalho, propiciar protagonismo às comunidades na utilização da tecnologia como meio para a resolução dos seus problemas e identificar meninos e meninas com altas habilidades para encaminhá-los a escolas adequadas.

Enfim! Vamos explicar tudo isso direitinho para vocês, a seguir!

A Origem da Foto

A foto que acompanha a publicação do Facebook foi tirada no dia 2 de abril de 2019! Nesse dia, Michelle Bolsonaro visitou duas famílias assistidas pelo Programa Criança Feliz, em Campina Grande/PB. Ela estava acompanhada de Osmar Terra, ministro da Cidadania, e do prefeito Romero Rodrigues.

A segunda família visitada foi a do jovem Leryston Matheus, de 21 anos de idade. Leleu Guerreiro, como é carinhosamente conhecido, sofre de uma doença rara – a epidermólise bolhosa. Segundo o site da prefeitura de Campina Grande, a primeira-dama foi às lágrimas ao abraçar o jovem e receber o abraço da família (arquivo). Durante cerca de 30 minutos, Michelle Bolsonaro continuou se emocionando com os relatos elogiosos dos assistidos ao Criança Feliz. Ela e o ministro Osmar Terra se comprometeram em reforçar o empenho do Governo Federal para ampliar os atendimentos do programa.

A foto que acompanha a publicação do Facebook foi tirada no dia 2 de abril de 2019! Nesse dia, Michelle Bolsonaro visitou duas famílias assistidas pelo Programa Criança Feliz, em Campina Grande/PB, acompanhada de Osmar Terra, ministro da Cidadania, e do prefeito Romero Rodrigues.

A segunda família visitada foi a do jovem Leryston Matheus, de 21 anos de idade. Leleu Guerreiro, como é carinhosamente conhecido, sofre de uma doença rara – a epidermólise bolhosa.

Portanto, a foto não tem nenhuma relação com a inauguração de nenhuma escola ou laboratório de robótica.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

A Inauguração da Nova Sede do Projeto Include em Brasília/DF

De acordo com o site oficial do Instituto Campus Party (com base num texto divulgado pelo “Blog do Amarildo“), no dia 6 de março de 2019, o projeto Include inaugurou uma nova sede em Brasília por meio de parceria entre o instituto, a Marinha do Brasil e do Conselho Nacional do SESI (Serviço Social da Indústria). À frente do trabalho de implantação de um laboratório de robótica no Centro Comunitário Cisne Branco, localizado na AE 20 do Guará I, estava o Comando do 7º Distrito Naval, na pessoa do Vice-Almirante Sérgio Goldstein e sua companheira Ana Goldstein.

O evento contou com o ministro Marcos Pontes ministrando a aula inaugural de robótica, e a presença da primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Os anfitriões do evento foram as pessoas com necessidades especiais, alunos de altas habilidades, seus pais, as voluntárias Cisne Branco e os professores que desenvolvem projetos especiais de tecnologia com esses alunos.

O Vice-Almirante Sérgio Golsdstein (de branco), e a esposa Ana Beatriz Golsdstein foram os responsável pela vinda do projeto para o Guará. Na foto, ambos aparecem com o general Vilas Boas.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes (em primeiro plano, de preto) também marcou presença juntamente com Michelle Bolsonaro (de verde, em segundo plano).

Vale ressaltar neste ponto, que o  Comando do 7º Distrito Naval e a Sociedade de Amigos da Marinha ( SOAMAR) montaram os dois únicos laboratórios do projeto Include existentes no Distrito Federal. Para maiores informações, cliquem aqui.

O Primeiro Laboratório de Robótica do Brasil a Trabalhar com Tecnologia Assistiva

O laboratório que foi inaugurado acabou sendo classificado como o primeiro do Brasil a trabalhar com tecnologia assistiva, ou seja, atendendo pessoas com deficiência. O evento contou com a presença de aproximadamente 250 pessoas de diferentes segmentos. Tais pessoas compareceram para prestigiar o trabalho da Marinha do Brasil e conhecerem de perto a tecnologia disponível para a didática na Educação, especialmente na área de robótica.

Portanto, não se tratava de uma escola propriamente dita, mas de um laboratório de robótica. Além disso, Michelle Bolsonaro não inaugurou o local (algo que foi noticiado de maneira ligeiramente equivocada pelo site do jornal “Correio Braziliense” naquela época). A primeira-dama foi apenas prestigiar a aula inaugural.

Conclusão

Fora de Contexto! Em primeiro lugar, a foto não faz referência ao evento citado. Ela foi tirada no dia 2 de abril de 2019 e retrata o encontro de Michelle Bolsonaro com o jovem Leryston Matheus, de 21 anos de idade. Leleu Guerreiro, como é carinhosamente conhecido, é morador de Campina Grande/PB, e sofre de uma doença rara – a epidermólise bolhosa. O objetivo do encontro foi basicamente visitar famílias assistidas pelo Programa Criança Feliz, uma iniciativa do Governo Federal para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. Esse programa foi lançado em 2016 pelo então presidente interino Michel Temer.

Em segundo lugar, Michelle Bolsonaro não inaugurou nenhuma escola de robótica no Distrito Federal. Na verdade, ela foi prestigiar uma aula inaugural do segundo laboratório de robótica no Distrito Federal (o primeiro a utilizar tecnologia assistiva do Brasil), do projeto Include, realizada no dia 6 de março de 2019.  O projeto, por sua vez, é um programa do Instituto Campus Party, que constrói laboratórios de robótica para comunidades carentes através de parcerias com o poder público.

A nova sede em Brasília foi fruto de uma parceria entre o Instituto Campus Party, a Marinha do Brasil e o Conselho Nacional do SESI (Serviço Social da Indústria). A aula inaugural foi ministrada por Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Continue lendo
2 Comentários

2 Comments

  1. Maria

    11 de outubro de 2019 em 4:09

    É ÓBVIO que “A mídia não citou…” (segundo o usuário), pois trata-se de uma MENTIRA e/ou Fake News inventada pelo cara. Pode parecer incrível, mas na minha opinião pessoal, apesar de algumas MANCADAS, as Mídias Tradicionais Corporativas ainda continuam a ser relativamente mais CONFIÁVEIS do que Redes Sociais e blogs FAJUTOS da Internet que, definitivamente, NÃO SÃO FONTES DE INFORMAÇÃO. 😐 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

  2. Rafael Isaacs

    11 de outubro de 2019 em 23:42

    Michelle ama Jair Bolsonaro, fato ou fake??kk

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo