Connect with us

E-farsas

Mick Jagger homenageou Charlie Kirk em seu show e prometeu cuidar de suas órfãs?

Falso

Mick Jagger homenageou Charlie Kirk em seu show e prometeu cuidar de suas órfãs?

Mick Jagger homenageou Charlie Kirk em seu show e prometeu cuidar de suas órfãs?

Vocalista da banda The Rolling Stones teria interrompido show para homenagear ativista político assassinado, além de custear a edução de suas filhas! Será verdade?

A alegação se espalhou nas redes sociais no final da segunda quinzena de setembro de 2025, dias depois do assassinato do ativista político norte-americano Charlie Kirk, no dia 10 de setembro de 2025. Segundo o que foi disseminado, Mick Jagger, vocalista da banda The Rolling Stones, teria pedido um minuto de silêncio no seu último show como parte de uma homenagem ao jovem conservador morto. Algumas versões, compartilhadas principalmente no Facebook, ainda afirmam que Jagger teria prometido para o público que cuidaria dos custos educacionais e pessoais das órfãs de Kirk.

Será que isso é verdade?

Texto de uma das versões compartilhadas no Facebook: “Ato de Bondade: Imediatamente após o falecimento de Charlie Kirk, a lendária estrela de rock Mick Jagger interveio, pessoalmente contactando a família de Kirk e comprometendo-se a ajudar a cobrir as necessidades educacionais e de vida imediata para os dois filhos de Kirk. Este gesto compassivo não só ajudou a família a aliviar o fardo durante o seu tempo de dor, mas também causou um alvoroço nas redes sociais, já que muitas pessoas expressaram a sua admiração pela bondade e humanidade de Jagger neste momento choroso…” (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Se você acompanha as nossas checagens diárias, percebeu que o E-farsas já checou uma alegação parecida com essa no dia 15 de setembro de 2025, só que o protagonista da fake news era o vocalista da banda Metallica, James Hetfield. Na ocasião, verificamos que Hetfield não se ofereceu para custear a educação das filhas de Charlie Kirk.

O mesmo ocorre com essa desinformação espalhada sobre Mick Jagger, pois não há nenhuma menção de Jagger sobre a morte de Kirk até a publicação dessa checagem.

Também não encontramos nenhuma postagem do músico sobre o assassinato de Charlie Kirk em suas redes sociais (Instagram).

Além disso, o último show dos Rolling Stones aconteceu em julho de 2024, como podemos ver no site da banda.

Charlie Kirk foi assassinado no dia 10 de setembro de 2025 enquanto discursava na Universidade do Vale de Utah, nos Estados Unidos. O suspeito do atentado, Tyler Robinson, se entregou para a polícia dias após o crime e as motivações que o levaram a cometer o crime continuam sendo investigados.

Conclusão

Não é verdade que Mick Jagger se ofereceu para bancar os custos das órfãs de Charlie Kirk. Também é falsa a alegação de que os Rolling Stones teriam feito um minuto de silêncio em homenagem ao morto em seu último show!  

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top