Não! A NASA não encontrou água corrente em Marte!

Share Button

Apesar de vários jornais terem afirmado que foi encontrada água corrente em Marte, a verdade não é bem essa! Assista ao nosso vídeo e entenda!

No dia 28 de setembro de 2015, a NASA fez um anúncio importante a respeito de uma grande descoberta em Marte: De acordo com medições indiretas, a NASA encontrou evidências de que o planeta vermelho possui sais que aparentam estar hidratados em uma época do ano e desidratados em outra.

A descoberta é formidável, mas é só isso!

A agência espacial americana não disse em nenhum momento que descobriu água líquida em Marte, até porque na temperatura do planeta – que gira em torno de 55 graus negativos – é difícil a água não virar gelo, mas isso não impediu que os principais sites, jornais, rádio e TV do mundo inteiro passassem a impressão de que fluxos de água corrente haviam sido descobertos.

Para ajudar a explicar melhor sobre esse mal-entendido, fizemos esse vídeo abaixo e contamos com a ajuda do André, do Ceticismo.net!

Nesse episódio:

  • Veja como não acreditar nos grandes portais de notícia;
  • Descubra a diferença entre água corrente e sais hidratados;
  • Duvide até do E-farsas;

Assista ao nosso vídeo e aproveite para assinar o nosso canal no YouTube:

 

Muito obrigado a todos pela audiência e ao André pela ajuda no vídeo!

Mais detalhes em:

Share Button
E-farsas TV, Falso, Tecnologia
, , , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

24 comentários

  1. Pingback: Farsa, Marte Não Possui Água Corrente | maciel_ti

  2. Cesar da Silva

    É verdade que em São Paulo agentes de saúde podem entrar à força nas casas, podendo até mesmo agredir os moradores e, caso não haja ninguém nas casas, os agentes de saúde poderão arrombar portas e portões??

  3. Cesar da Silva

    Eu sei, mas os leitores sempre acreditam, exceto quando suas opiniões, seus achismos, diferem das conclusões do site. Nesses momentos eles dizem que o E-Farsas está mentindo ou enganado.

  4. Frank

    Ontem, no Fantastico teve uma reportagem sobre o assunto… e até explicou porque em temperaturas baixas tem agua no estado liquido, devido a quantidade grande de sais, a temperatura de congelamento muda,, inclusive mostraram em 2 recepientes, um com agua potavel, que congelou a 0 graus e outro com sal que nao congelou.

    O que o Fantastico tb foi prudente, foi dizer que com agua sempre se recorre a pergunta: Vida em Marte, e foram claros em falar que isso nao é falando em seres verdes, etc… o que vemos em filme… no maximo, se tiver vida em Marte, so se for de forma primitiva, como bacterias, etc

  5. Alvaro Reis

    Discordo Gilmar.

    Embora não tenha se visualizado água na forma líquida em Marte, as evidências apontam para esta direção.

    “”Marte não é o planeta seco que pensávamos. Em certas circunstâncias, existe água líquida em Marte”, disse Jim Green, diretor de ciência planetária da Nasa, em anúncio nesta segunda-feira.”

    http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150928_marte_descobertas_cc

    Acho que a discussão se existe água ou não ficou para trás, agora é hora de pesarmos se existe vida.

    • Gilmar Lopes
      Author

      Uma coisa é “Em certas circunstâncias” e outra coisa é haver água corrente de fato!
      A NASA não afirma que exista água corrente em Marte. Isso foi exagero da média.
      Pode ser até que tenha água corrente, mas a NASA ainda não descobriu isso

  6. Cesar da Silva

    1- Se o morador ficar na porta para impedir a invasão, os agentes só poderão entrar empurrando, ou seja, agredino o morador.

    2- Em nenhum momento eu disse que o prefeito criou a lei. O projeto de lei, segundo a reportagem, foi de um VEREADOR DO PT, do PT, e o prefeito, que também é DO PT, sancionou.

    3- Eu não sou de São Paulo, não estou preocupado com os paulistanos, porém tudo de ruim que inventam por lá vira moda no resto do país. Essa suposta lei me parece inconstitucional, mas mesmo assim algum vereador maluco pode inventar isso por aqui e eu prefiro gastar uma grana com repelentes que ver minha casa invadida por agentes de saúde.

  7. JESSÉ

    Só para descontrair:

    Já que em alguns dos comentários deste artigo que entraram em um assunto que não tem nada haver, vamos interligar os comentários então.

    Se existe água líquida em marte pode ser possível a proliferação da Dengue, ou seja, os agentes de saúde de São Paulo poderiam ir pra marte fazer uma boa fiscalização por lá.

    Mas falando sério agora, ainda acho que essas notícias que aparecem de outros planetas só servem pra tentar justificar a quantidade absurda de dinheiro que é gasto, ao invés de acabar com a fome e a desigualdade no mundo. O que adianta descobrir que tem água em Marte e ao mesmo tempo saber que “meu vizinho” passa sede.

    E com relação ao Mosquito da dengue ele é um transmissor da dengue e não o gerador da dengue. Se na minha casa nascer milhões de mosquitos e me picarem, não ficarei com dengue nunca. Mas se um vizinho meu, chegar de viagem de um local em que tenha contraído dengue, e os mosquitos da minha casa (ou da casa do vizinho) picarem ele e depois me picarem, com certeza eu serei contaminado.
    Concordo que acabar com o mosquito irá REDUZIR AS CHANCES da doença ser transmitida, mas o foco não deveria de estar somente em acabar com o coitado do mosquito, mas sim acabar com a doença e a circulação de pessoas infectadas. Até porquê, mesmo que todo mundo conseguir zerar os focos de dengue de dentro de suas casas, o mosquito continuará se proliferando, pois em algum lugar ele vai colocar seus ovos. Ou vcs acham que o mosquito vai se matar, ou jogar seus ovos fora caso não encontrar um pote com água em suas casa? A vida sempre dá um jeito, nós querendo ou não os mosquitos continuaram existindo, se proliferando e picando as pessoas.

    • WALDER

      Jessé, a fome no mundo é e não é questão de dinheiro. temos alimentos no Brasil para dar para a África e o Brasil inteiro, no entanto alguns Brasileiros ainda passam fome. se o governo investisse em alimentar cada cidadão do mundo, quem iria querer comprar comida? a questão é mais essa. O dinheiro que a NASA gasta com pesquisas não interferem em nada com relação a fome. se todos quisessem dar as plantações de soja que são usadas para alimentar gado para pessoas, não teríamos fome. As pesquisas e explorações de outros mundos feitos pela NASA ajudam muito em questões de entendimento do nosso próprio planeta e desenvolvimento de tecnologias, medicina, e pesquisas que por volta e meia resolvem de forma indirecta problemas que temos no nosso planeta. como falta de combustível, problemas com aquecimento global e até a fome. ou vc acha que a NASA não pesquisa formas de alimentar astronautas que pretendem colonizar planetas. Em fim. acho o dinheiro que eles gastam super justificado.

  8. Robert

    O ser humano brincando de acreditar em algo. Meu jovens se existisse água corrente durante todos esses anos já haveria no mínimo proliferado bactérias, não acham?

    • Ana

      Olhe, eu não sou especialista, mas creio que a proliferação de bactérias depende de fatores intrínsecos e extrínsecos, sendo um dos fatores intrínsecos a atividade de água, que pode ser reduzida com a concentração de solutos no líquido. Mas eu não sei se isso só vale para alimentos ou se qualquer água em qualquer planeta segue essa regra de fatores intrínsecos e extrínsecos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *