NASA: Maior barragem do mundo está afetando a rotação da Terra?

Share Button

Será verdade que a maior barragem do mundo, a Three Gorges – localizada na China – está deixando o planeta Terra com a rotação mais lenta?

A notícia foi uma das mais buscadas no Google no dia 15 de agosto de 2017 no Brasil. De acordo com o texto amplamente compartilhado nas redes sociais, a barragem da hidroelétrica Three Gorges, na China, com 2309 metros de comprimento, 185 metros de altura e uma capacidade para inundar uma extensão de 632 quilômetros quadrados, estaria alterando a rotação do globo terrestre!

Cálculos feitos pela NASA, segundo a reportagem, teriam afirmado que quando a barragem está cheia (39,3 quilômetros cúbicos de água), a inércia da massa de água é capaz de aumentar a duração do dia em alguns microssegundos e o planeta fica então mais arredondado e achatado nos seus pólos.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Maior hidrelétrica do mundo estaria afetando a velocidade do planeta Terra! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Apesar dessa notícia fazer um enorme sucesso em agosto de 2017, ela é uma republicação de um artigo postado em junho de 2010 no site Business Insider. Na ocasião, a barragem de Three Gorges ainda era a maior geradora de energia do mundo (posto que ela perdeu em dezembro de 2016, quando a usina de Itaipu bateu o recorde de geração de energia).

O artigo da Business Insider cita uma publicação de 2005 feita no site da NASA, dando a entender que os cientistas da Agência Espacial Norte-americana teriam feito cálculos sobre os efeitos da barragem sobre a rotação do planeta.

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

Só que o artigo citado da NASA é voltado para estudos feitos em cima de dados de um grande terremoto que aconteceu na Indonésia (causando o maior tsunami já documentado) para chegarem à conclusão de que ele afetou a rotação da Terra, diminuindo o período do dia em menos de 3 microssegundos e deslocando o Pólo Norte em 2 centímetros.

Nesse mesmo artigo, um dos pesquisadores compara o desastre ocorrido na Indonésia com a grande barragem de Three Gorges que, segundo ele calculou, poderia causar uma diminuição na rotação do nosso planeta quando estivesse completamente cheia!

Essa previsão nunca foi confirmada (ou não encontramos nenhum artigo que confirme isso).

Anos antes, em 1996, um artigo do New York Times afirmava que cientistas teriam confirmado que grandes barragens artificiais (não só a chinesa) estariam alterando a órbita da Terra, deixando (nesse caso) o planeta mais rápido em 0,2 milionésimos de segundo. No entanto, o geofísico responsável pelo estudo disse que não há motivos para preocupação!

Esse artigo (em inglês) explica que a Terra está sempre em mudança de velocidade, ângulo e direção (em dimensões muito pequenas) e que é isso é tão imperceptível que nem é levado em conta para os habitantes do planeta azul!

Conclusão

Não há (ou não encontramos) nenhum estudo recente que comprove que uma barragem da China esteja deixando a Terra mais lenta! Estudos feitos com base nos dados gerados em um terremoto indonésio concluiu que o nosso planeta ficou microssegundos mais rápido após o grande tsunami! Mas essa diferença é imperceptível!   

Share Button
Falso, Natureza
, , , , , , , , , , , ,
  • Renato

    Claro que vindo dos CHINOCAS nao seria estranho isso ser verdade, então eu acredito que seja verdade, SIM!!! \\\///

    • Eu™

      Ainda bem que você acreditar ou não em algo em nada mudará a realidade. Aproveita e faz o seguinte, começa a acreditar que você pode voar, e pula do alto de um prédio, sem paraquedas!

      😉