Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Nuvem em formato de caveira foi vista nos céus da Califórnia, nos EUA?

Falso

Nuvem em formato de caveira foi vista nos céus da Califórnia, nos EUA?

Nuvem em formato de caveira foi vista nos céus da Califórnia, nos EUA?

Publicações contendo fotos de nuvens nos mais variados formatos são extremamente populares nas redes sociais. Se antigamente as pessoas viam nuvens em formatos de animais, por mera pareidolia, atualmente grande parte procura significados bem mais profundos e religiosos. Desde eventuais sinais divinos ou diabólicos até as mais variadas conspiratórias há quem jure que meros aglomerados de partículas de água podem significar bem mais do que se imagina.

Prova disso foi uma publicação de uma usuária chamada Lorna Adams Kraemer, moradora de uma localidade conhecida como Des Allemands, no estado norte-americano da Louisiana. Confiram abaixo o que ela publicou no dia 6 de junho de 2019, em sua conta no Facebook (arquivo):

Publicação da usuária Lorna Adams Kraemer.

Segundo o texto que acompanhava a imagem, estávamos diante de uma fotografia verdadeira tirada em algum lugar do estado norte-americano da Califórnia. Além disso, Lorna fez questão de dizer que não havia qualquer tipo de edição. Para completar, ela concordou com uma usuária, como se a foto fosse uma prova de que o “Diabo” realmente existisse!

De qualquer forma, a publicação se tornou tão popular que foi compartilhada mais de 116 mil vezes e recebeu mais de 5,5 mil reações.

Entretanto, será que essa foto é realmente verdadeira? Será que estamos diante de uma prova de que o “Diabo” existe? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Ao contrário do que Lorna inicialmente alegou, a imagem foi manipulada digitalmente! A caveira que vemos na foto foi retirada da capa do álbum “Brave New World“, lançado no ano 2000, da banda britânica de heavy metal, Iron Maiden.

Aliás, diga-se de passagem, a metade superior da capa desse álbum (justamente a parte das nuvens) é uma obra do artista contemporâneo britânico Derek Riggs. A título de curiosidade, vale ressaltar também, que o nome do álbum faz referência ao romance distópico de mesmo nome do autor britânico Aldous Huxley.

A caveira que vemos na foto foi retirada da capa do álbum “Brave New World”, da banda britânica de heavy metal, Iron Maiden. A imagem acima mostra um comparativo bem interessante entre a capa e a imagem viralizada.

Uma vez que nem todo mundo tem conhecimento sobre a capa desse álbum, a viralização da foto acabou sendo amplamente facilitada (algo que comentaremos daqui a pouco).

Qual Foi a Foto Utilizada como Base para Fazer a Montagem?

Como base foi utilizada uma foto publicada por uma usuária chamada Karen (@klayman87), no Instagram, no dia 29 de maio de 2019! Portanto, a foto original foi publicada alguns dias antes de ser manipulada digitalmente por alguém e viralizar por intermédio de Lorna.

Foto original publicada pela usuária chamada Karen, no Instagram.

Enfim, Karen alegou que estava fazendo uma pequena viagem até uma localidade chamada Kutztown, condado de Berks, no estado norte-americano da Pensilvânia, quando avistou uma formação descrita como “ameaçadora” nos céus. Ela não sabia dizer se tinha ou não avistado um tornado.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Em um comentário numa republicação de sua foto, na conta do site de notícias “Penn Live”, no também no Instagram, ela explicou que as “marcas” que vemos nas nuvens são apenas reflexos do painel do carro, no vidro da janela do veículo onde estava. Simples assim. Nada demais.

Comentário de Karen na republicação de sua foto por parte da “Penn Live”.

A Tentativa Inútil de Lorna Apagar o Incêndio que Ela Mesma Gerou!

Cerca de 11 dias após publicar a foto em sua conta no Facebook, Lorna escreveu um comentário, em sua própria postagem para dizer que tinha sido avisada sobre a manipulação digital, ou seja, que a caveira fazia parte da capa de um álbum da banda Iron Maiden. Até o último minuto, no entanto, ela permaneceu fiel as suas próprias convicções. É possível ver alguns comentários de Lorna, pouco antes de ela aceitar que a foto havia sido manipulada digitalmente, onde ela foi categórica nesse sentido.

Cerca de 11 dias após publicar a foto em sua conta no Facebook, Lorna escreveu um comentário, em sua própria postagem para dizer que tinha sido avisada sobre a manipulação digital, ou seja, que a caveira fazia parte da capa de um álbum da banda Iron Maiden.

Seu comentário não impediu que a foto manipulada digitalmente continuasse sendo viralizada nas redes sociais. Mais de dois meses depois, no dia 26 de agosto, Lorna publicou outro comentário dizendo que a caveira se tratava apenas da capa de um álbum, e que já havia dito isso para todo mundo há meses. Isso, no entanto, também não impediu que sua publicação continuasse viralizando.

Mais de dois meses depois, no dia 26 de agosto, Lorna publicou outro comentário. Ela voltou a dizer que a caveira se tratava apenas da capa de um álbum.

Lorna Poderia Ter Feito Algo Diferente?

Será que Lorna poderia ter feito de diferente para evitar uma viralização dessa proporção? Bem, durante todo esse tempo, o texto que acompanha a imagem permaneceu o mesmo, ou seja, inúmeras pessoas continuaram acreditando na alegação original de Lorna – aquela de que não havia edição alguma. Por outro lado, infelizmente, muitas pessoas também não leem os comentários feitos em tais publicações. Normalmente eles ajudam muito a identificar a origem de uma foto, vídeo ou história. Isso com certeza contribuiu para a propagação da mentira.

Talvez a viralização fosse menor se Lorna tivesse editado sua publicação e colocado a explicação de forma bem ostensiva e explícita. Isso não foi feito. Apagar a publicação original e criar outra publicação explicando a razão de ter apagado não seria tão efetivo, porque não apresentaria uma solução definitiva para a imagem. Somente seria válido caso alguém ou uma empresa estivesse sendo prejudicada de maneira infundada.

De qualquer forma, tenham sempre muita cautela ao disseminar qualquer tipo de conteúdo nas redes sociais. Hoje foi a Lorna, amanhã pode ser você, um amigo, uma vizinha etc..

Conclusão

Falso! Ao contrário do que Lorna inicialmente alegou, a imagem foi manipulada digitalmente! A caveira que vemos na foto foi retirada da capa do álbum “Brave New World“, lançado no ano 2000, da banda britânica de heavy metal, Iron Maiden.

Já a foto utilizada como base foi publicada por uma usuária chamada Karen, no Instagram, no dia 29 de maio de 2019. Ela alegou que estava fazendo uma pequena viagem até uma localidade chamada Kutztown, condado de Berks, no estado norte-americano da Pensilvânia, quando avistou uma formação descrita como “ameaçadora” nos céus. Em um comentário numa republicação de sua foto, na conta do site de notícias “Penn Live”, no também no Instagram, ela explicou que as “marcas” que vemos nas nuvens são apenas reflexos do painel do carro, no vidro da janela do veículo onde estava.

Continue lendo
3 Comentários

3 Comments

  1. Lucho

    24 de setembro de 2019 em 16:07

    E eu ia justamente dizer que era o Eddie the Head.

  2. Maria

    24 de setembro de 2019 em 19:10

    Quando se posta/compartilha uma suposta notícia na Internet e Redes Sociais e alguém publica mais tarde na sua timeline coisas do tipo “É FAKE!”, “CAIU NA FAKE NEWS!” etc, nunca se esqueça de que, indiretamente, esse alguém está lhe chamando de MENTIROSO, TROUXA, MAU CARÁTER etc na FRENTE DE TODO MUNDO! 😐 Pior ainda se esse alguém que postou “É FAKE!” é seu parente, amigo, colega de estudo/trabalho, chefe, conhecido etc. Portanto, pense duas vezes e pesquise bastante a veracidade da notícia ANTES de postar. 😉

  3. Alex

    2 de outubro de 2019 em 9:01

    Como assim a caveira do Iron Maiden??!!! É o Eddie e não uma simples caveira, tenham respeito!!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo