today-is-a-good-day
24.3 C
São Paulo
terça-feira, março 19, 2024

O Fantasma previu o surgimento do “Vírus da China” nos quadrinhos em 1957?

- Publicidade -

É verdade que o personagem dos quadrinhos O Fantasma incentivou um nativo o uso de uma máscara facial para se proteger do “vírus da China”, em 1957?

A imagem começou a se espalhar nas redes sociais no final de 2021, e mostra um recorte de uma página da revista em quadrinhos onde o personagem O Fantasma aparece sugerindo a um nativo que o uso da máscara facial irá ajudá-lo a se proteger do “Vírus da China”.

Juntamente com o recorte, as publicações sugerem que o heroi teria previsto, em 1957, a pandemia do novo coronovarívus em 2020-2021!

Será que isso é verdade mesmo?

Personagem teria previsto em 1957 a pandemia de 2020-2021? (foto: reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

A imagem é falsa! Trata-se de uma montagem feita em cima de um trecho de uma revista publicada em 1958, chamada ‘Valley of No Return‘. A aventura foi escrita por Lee Falk e ilustrada por Wilson McCoy, como podemos ver nesse link.

(Foto: Reprodução/AusReprint)

Meses antes, a história havia sido publicada em capítulos num jornal Pensilvânia (EUA) chamado “The Pocono Record”.

Nas versões originais, o Fantasma está encorajando o uso da máscara para se protegerem contra a Morte do Sono. Esse era o nome de uma doença misteriosa que assolava as pessoas no fictício Vale do Tessai, onde a história se passava.

Compare a versão original com a montagem:

- Publicidade -

Conclusão

A publicação afirmando que o personagem O Fantasma teria previsto em 1957 o “Vírus da China” é falsa! Na edição original, o heroi pedia para que os nativos usassem máscara para se protegerem da Morte do Sono, uma doença misteriosa que assolava o Vale de Tessai, onde a história se passava!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Isso vai fechar em 20 segundos