Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O garoto propaganda do Bombril morreu? Verdadeiro ou falso?

Cinema / TV

O garoto propaganda do Bombril morreu? Verdadeiro ou falso?

A notícia da morte de Carlos Moreno, ator dos comerciais do Bombril há mais de 30 anos, circulou pelas redes sociais em março de 2013. Mas será que isso é verdade?

Na segunda quinzena de março de 2013, publicações no Facebook e no Twitter, além de notícias em vários blogs, afirmaram que Carlos Alberto Bonetti Moreno – garoto-propaganda da lã de aço Bombril por mais de 30 anos – havia morrido!

As publicações não dão maiores detalhes sobre a morte do ator, apenas mostram uma foto do ator, juntamente com os dizeres “RIP Carlos Moreno” e mais algumas palavras de conforto à família.

Morre o garoto-propaganda da Bombril! Verdadeiro ou falso?

Morre o garoto-propaganda da Bombril! Verdadeiro ou falso?

 

Verdadeiro ou falso?

É falso! Carlos Moreno está vivo e não tem planos de morrer tão cedo!

Protagonista de 337 comerciais da lã de aço “Bombril” de 1978 a 2004 (e, depois, voltando a estrelar mais 7 propagandas do produto em 2007), Moreno acabou entrando para o livro Guinness dos recordes como a campanha que ficou mais tempo no ar em toda a história da propaganda mundial usando o mesmo ator.

Anatomia de um boato

O boato da morte de um artista, muito comum nas redes sociais, segue alguns padrões que denunciam a farsa:

  • Não possui data
  • Não dá muitos detalhes sobre o fato
  • Trata de um assunto que chama atenção de muita gente
  • Pede para ser repassado (ou compartilhado)
  • Volta a circular de tempos em tempos

Em casos como esse, a primeira coisa a fazer é dar uma busca em alguns dos principais sites de notícias como a Folha de São Paulo e o Estadão. Nada foi encontrado a respeito da possível morte do rapaz.

 

Boato antigo

Não é de hoje que Carlos Moreno “morre” virtualmente. Em 2011, nessa mesma época do ano, a história da falsa morte do ator já aparecia na web. Podemos ver no print abaixo, retirado de uma postagem do Yahoo! Respostas:

Boato já circulou pela rede em 2011. Reprodução: Yahoo! Respostas

Boato já circulou pela rede em 2011. Reprodução: Yahoo! Respostas

 

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Dois vídeos interessantes

Só a título de curiosidade, separamos dois vídeos que marcam a carreira de Carlos Moreno.

Abaixo, o teste feito por ele para a Bombril em 1978:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”http://www.youtube.com/embed/6fDjAx278Ko” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

E aqui o seu vídeo de despedida à frente da marca:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”http://www.youtube.com/embed/ZtudqG4BmL8″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Atualização 22/11/2015

Durante a volta desse boato – em novembro de 2015 – a Bombril entrou em contato conosco através do nosso Twitter para explicar que Carlos Moreno continua vivo:

Conclusão

Carlos Moreno não morreu.

Sugestão do leitor Luís Guilherme Burza

Continue lendo
16 Comentários

Comente

16 Comments

  1. Carlos

    18 de março de 2013 em 10:54

    Depois que anunciaram a falsa morte de Bussunda ele morreu logo a seguir. É bom o Carlos Moreno se cuidar.

    • Gilmar Lopes

      18 de março de 2013 em 11:23

      Ih! é mesmo!

    • Lucas

      17 de novembro de 2015 em 9:16

      ue se fosse assim faustão e Silvio ja tinha morrido , tem mais de 15 anos q sempre rola noticias q eles morreram kkkkkkk

  2. karla

    18 de março de 2013 em 17:02

    Quem não tem o que fazer, inventa! Inventa até morte dos vivos… Saúde e vida longa Carlos Moreno

  3. FRANCISCO

    18 de março de 2013 em 21:49

    QUAL A VERDADE SOBRE O MICROCHIP HOJE, UMA VEZ QUE VOCES FALARAM A ALGUM TEMPO ATRAS QUE ELE ERA UMA FARSA? OBRIGADO
    VEJA O VIDEO MICROCHIP DVD 2 QUE PROVA QUE O MICROCHIP É UMA REALIDADE.

    • Gilmar Lopes

      19 de março de 2013 em 7:13

      ainda continua sendo farsa!

  4. HomemDaFoice

    19 de março de 2013 em 0:02

    Quem matou o Carlos Moreno (que se chama na verdade Euclides) foi a cobra Sssssssiiiiilllllviiiia, uma naja muito traiçoeira.

    • Gilmar Lopes

      19 de março de 2013 em 7:12

      huahuahuauahuh!

      • HomemDaFoice

        23 de março de 2013 em 0:47

        Gilmar, tem gente copiando seu post em outros blogs e sem citar a fonte. Fica de olho.

        • Gilmar Lopes

          23 de março de 2013 em 8:47

          Obrigado pelo aviso! (retirei o link do seu comentário pra não ficar fazendo propaganda pro cara!)

  5. Georgea Estrondes

    21 de março de 2013 em 11:17

    Então,não sei não, hoje a busca sobre ele está bombando denovo !

  6. Pingback: 4 Farsas divulgadas no Facebook que você provavelmente viu | Acorda Ativista Virtual!

  7. Pingback: O garoto propaganda do Bombril morreu? Verdadeiro ou falso? | TudoSobreTech

  8. Marina

    12 de junho de 2013 em 8:20

    Pena a Bombril agora ter baixado o nível da PROPAGANDA deixando-se levar pela moça que não faz propaganda do produto mas, simplesmente fala dos HOMENS e pior só fal mal dos homens…

    • Claudinei

      17 de novembro de 2015 em 9:54

      Se pode falar das mulheres (tipo, em propagandas de cervejas, até as mostrando como escravas) por que não pode falar mal dos homens também?.

  9. Christiano gustavo

    26 de janeiro de 2016 em 23:12

    Ainda bem que foi só um boato! Esse cara é muito engraçado desde pequeno que eu via ele, agora alguém se lembra do Alfredo do comercial do papel higiênico neve? muito antigo e engraçado também

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo