today-is-a-good-day
21.2 C
São Paulo
domingo, abril 28, 2024

O gesto do dedo do meio surgiu durante a Guerra dos Cem Anos?

- Publicidade -

Texto afirma que o gesto de mostrar o dedo do meio para as pessoas não nasceu como uma ofensa e teria surgido na Guerra dos Cem Anos! Será verdade?    

A afirmação voltou a ser compartilhada através de grupos do WhatsApp e do Telegram na segunda quinzena de julho de 2023 e conta a suposta origem de um dos gestos mais ofensivos da humanidade: mostrar o dedo do meio!

Segundo o que se espalhou, o xingamento teria surgido na Europa, antes da batalha de Crécy, na França, em 1346, quando o rei Felipe VI ordenou aos seus cavaleiros que cortassem o dedo médio da mão de todos os ingleses fossem apanhados após a vitória, para que nunca mais pudessem usar o arco e flecha. 

O texto prossegue, dizendo que após a batalha, os ingleses saíram em desfile, mostrando aos franceses seu dedo médio como símbolo de vitória.

Ou seja, de acordo com o texto, o gesto de mostrar o dedo do meio nunca foi ofensivo, pois trata-se de uma exaltação da vitória! 

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões compartilhadas em julho de 2023: “Se você pensou errado, aí está o porquê deste gesto nascido na Europa. “O dedo mal educado e sua história”. Poucos sabem que este gesto apareceu durante a guerra de 116 anos ( 1337-1453 ), entre franceses e britânicos. Antes da batalha de Crécy (Crécy, norte da França, 26.08.1346), Felipe VI da França, ordenou aos seus cavaleiros que cortassem o dedo médio da mão de todos os ingleses que seriam apanhados após a vitória, para que nunca mais pudessem usar o arco. Depois da batalha, os vitoriosos ingleses triunfaram, mostraram ao francês cativo o seu dedo médio como símbolo de vitória. Então não é o que vocês pensavam…” (foto: Reprodução/Instagram)

Verdade ou mentira?

O ato de mostrar o dedo médio como uma forma de insulto não é recente na história da humanidade! Em entrevista à agência de notícias BBC, o antropólogo Desmond Morris afirmou que esse é um dos gestos de insulto mais conhecidos do mundo:

“O dedo médio é o pênis, e os dedos recolhidos ao lado são os testículos. Ao se fazer o movimento, você está oferecendo um gesto fálico a alguém. É como dizer: ‘este é o falo’ que você está oferecendo aos outros, que é uma exibição bastante primitiva.”

O dedo em riste já era usado como ofensa na Grécia Antiga. Conhecido como katapygon, o gesto obsceno é representado em inúmeras estátuas e gravuras daquela época.

A peça As Nuvens, escrita em  423 a.C. pelo grego Aristófanes, é possivelmente um dos primeiros registros escritos desse ato mal-educado. Em certo trecho, o personagem Estrepsíades faz uma piada comparando seu dedo do meio ao um pênis.

- Publicidade -

O poeta latino Marcial conta em sua obra “Epigrammata”, lá no século 1º d.C., que um de seus personagens, conhecido pela boa saúde, mostra o dedo médio aos seus três médicos.

No livro Gestures: Their Origins and Distribution (“Gestos, sua Origem e Distribuição”, em inglês), britânico Desmond Morris mostra que o imperador Calígula já obrigava, lá nas primeiras décadas da era comum, seus súditos a se humilhar, beijando seu dedo do meio em vez de sua mão.

É verdade que os britânicos saíram vitoriosos da chamada Batalha de Crécy, ocorrida no dia 26 de agosto de 1346. Estima-se que cerca de 6.000 franceses morreram nesse confronto, contra cerca de 300 baixas do lado inglês. No entanto, não há nenhuma menção à suposta ordem francesa de se cortar o dedo médio dos britânicos.

Conclusão

Não é verdade que o gesto de mostrar o dedo médio como uma forma de ofensa tenha surgido durante a Guerra dos Cem Anos, no século XIV. Há indícios de que o costume exista desde, pelo menos, uns 400 anos a.C.!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui