Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O papa disse que o maior crime de Lula foi lutar contra a fome no mundo?

Falso

O papa disse que o maior crime de Lula foi lutar contra a fome no mundo?

O papa disse que o maior crime de Lula foi lutar contra a fome no mundo?

Frase em defesa de Lula teria dita pelo sumo pontífice durante a Missa sacristia santa pascoal em Roma! Será que essa história é verdadeira ou falsa?

No começo de abril de 2018, uma frase atribuída ao papa Francisco começou a se espalhar através das redes sociais e também em diversos grupos de WhatsApp. De acordo com a mensagem, o papa teria dito durante uma missa realizada no dia 31 de março de 2018 na Basílica São Pedro, em Roma, que o maior crime cometido pelo ex-presidente Lula foi o de ter lutado contra a fome no mundo.

O papa Francisco também teria dito que “os poderosos costumam ser implacáveis contra esse delito”!

Será que o papa realmente disse isso em relação ao Lula?

“O maior crime de Lula foi ter lutado contra a fome no mundo!”, teria dito o papa durante missa no Vaticano. Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

O “sucesso” dessa frase foi imediato. Tanto que algumas publicações feitas no Facebook a respeito chegaram a ter milhares de compartilhamentos. Mas, calma…   

A primeira coisa a se fazer em casos como esse é pesquisar direto na fonte. O que descobrimos, logo de cara, é que não existe uma “Missa sacristia santa pascoal” em Roma.

No caso, fizemos uma busca na transcrição da homilia na qual o papa participou no dia citado. No dia 31 de março de 2018, o papa Francisco falou sobre a Páscoa, morte e ressurreição etc… Nada sobre Lula e/ou sobre o Brasil.

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

O texto pode ser consultado na íntegra, em português, diretamente no site do Vaticano.

A cerimônia completa tem 2 horas de duração e pode ser vista na íntegra no vídeo abaixo:

 

Quem inventou essa história a respeito do papa ter defendido o ex-presidente Lula pode “ter se inspirado” em afirmações feitas pelo próprio Lula em seu Twitter como essa, publicada em julho de 2016:

Ou é possível que tenham usado uma declaração parecida feita por  Enrique Yeves, diretor de Comunicação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em um artigo opinativo publicado no começo de 2018 no site do “El País”. O fato é que nem Yeves e tampouco o papa disseram tal frase!

Conclusão

A frase atribuída ao papa Francisco em defesa de Lula é falsa!

Continue lendo
1 Comentário

Comente

1 Comentário

  1. Polaco

    8 de abril de 2018 em 15:21

    Estranho, pensei que este post estaria cheio de comentários…. Beleza então, serei o primeiro !
    Quem ainda defende esse ladrão sociopata imundo pode ser enquadrado em 2 categorias: Canalha ou retardado mental. E não adianta virem com papinho de “cada um tem sua opinião” pois não estamos falando de futebol, cerveja, escola de samba ou marca de carro. Roubo de verbas públicas, conchavos com empresários e formação de quadrilha parasita de estatais são crimes gravíssimos e que têm desdobramentos nas vidas de todos os cidadãos desse país. Só não enxerga corrupção nestes atos quem foi beneficiado por eles ou quem ganha quentinhas para gritar e agitar bandeiras nos comícios da esquerdalha.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo