O PT é a segunda maior organização criminosa do mundo?

Share Button

De acordo com uma pesquisa mundial, o Partido dos Trabalhadores seria a segunda maior organização criminosa do mundo! Será verdade?

A informação circular desde setembro de 2016, mas voltou a ganhar destaque na web no final de maio de 2017. De acordo com a publicação, um estudo mundial revelou que o Partido dos Trabalhadores seria a segunda maior organização criminosa do mundo por desviar cerca de 42 bilhões, perdendo apenas para a Máfia Russa e ficando na frente da Yakuza e da máfia italiana!

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Pesquisa teria revelado que o PT é a segunda maior organização criminal do mundo! Será verdade?

Verdade ou farsa?

Como você já deve imaginar, o assunto dá muita audiência (cliques) e é recorrente entre os criadores de boatos na web! Já explicamos aqui no E-farsas que os boatos, geralmente, possuem algumas características em comum, como por exemplo:

  • Não citam fontes (ou fontes “genéricas”)
  • Tratam de um assunto que atraia muitos leitores
  • Não são datados
  • Misturam dados reais com “achismos”
  • Possuem um tom conspiratório

No caso dessa lista, não encontramos nenhuma publicação que corrobore com esses dados apresentados. Diversos sites postaram listas das maiores organizações criminosas do mundo, como o Insider (em 2015), o Terra, o Wikipédia, o Gazeta do Povo, a Época Negócios (2014), o Papo de Homem, a PeiMag e o Top5s (em inglês)… No entanto, ninguém cita o PT! Essa matéria da Fortune também não fala sobre o Partido dos Trabalhadores!

A imagem que circulou na web no final de maio de 2017 cita como fonte apenas a sigla “IBC.i”, que não identificamos o que significa e tampouco onde teria sido publicado o estudo (caso alguém encontre esse estudo, favor nos avisar nos comentários).

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

Em setembro de 2016, o blog Ataque Aberto (um dos primeiros a postar essa imagem) afirmou não ser autor dessa lista e que a havia recebido “de uma pessoa”. Na ocasião, o autor do blog disse que tentou localizar o significado da sigla “IBC.i” sem sucesso!

Os números da corrupção no Brasil

Ainda é muito difícil de se medir, mas estimativas anunciadas pelo Procurador da República, em 2015, davam conta de que a corrupção no Brasil chegava a desviar cerca de 200 bilhões reais dos cofres públicos! Isso, contando-se apenas as contas da Operação Lava jato e com o envolvimento de vários políticos de vários partidos.

No mesmo ano, as estimativas eram as de que os partidos PP e PT podem ter recebidos cerca de R$4 bi ilegalmente da Petrobrás. Essa estimativa se mostrou cerca de 10% abaixo do valor estimado meses depois, conforme reportagem que o G1 divulgou, na ocasião!

Em 2016, o jornal New York Times “presenteou” o Brasil com o triste título de “medalha de ouro em corrupção no mundo”.  

Em outubro do mesmo ano, o Fórum Econômico Mundial divulgou um estudo mostrando que o Brasil está em 4º lugar entre os países mais corruptos do mundo. De acordo com essa pesquisa, perdemos apenas para Chade, Bolívia e Venezuela!

Conclusão

O estudo mostrando que o Partido dos Trabalhadores é a segunda maior organização criminosa do mundo é falso!   

Share Button
Conspirações, Crimes, Falso
, , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

16 comentários

  1. Alvares Dia

    O unico crime do PT foi tirar 40 milhões da linha da pobreza, foi acabar com a ALCA, com a FMI , foi tirar o Brasil do mapa da fome, foi ter criado o ProUni, o Bolsa Familia, o Mais Médicos, o Minha Casa minha Vida…. Enfim, verdadeiros crimes de fato, porém contra a classe empresarial burguesa e contra o pobre de direita.

  2. Alan Costa

    Não surpreende. Atualmente no Brasil, os ânimos estão a flor da pele, e o PT é taxado como o único culpado de tudo simplesmente por ser o mais criminoso, mas o PT tem que malhar muito pra chegar perto das mafias europeias ou da Bratva lá da Rússia, sei lá como chama.

  3. marcelo

    Sempre considerei o PT uma organização criminosa. Onde os caras chegam ao poder, fazem a festa roubando descaradamente. Isso aconteceu em diversas prefeituras, e quando o PT saiu delas, ficaram praticamente falidas devendo salários aos servidores publicos. Pena que tem idiota que defende essa raça

        • Alul

          mas se torna preocupante quando tal grupo chega ao poder

          Então quer dizer que todos são bandidos, mas só é preocupante quando o PT chega ao poder? E os outros bandidos, tudo bem chegar ao poder? Eles podem, mas o PT não? Não entendi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite esse numeros *