today-is-a-good-day
23.2 C
São Paulo
terça-feira, março 19, 2024

Os Simpsons previram em 1993 a epidemia do coronavírus?

- Publicidade -

É verdade que a série de desenho animado Os Simpsons previu, em 1993, a epidemia do coronavírus que viria a ocorrer somente após 27 anos?

As imagens supostamente atribuídas a um episódio de 1993 de Os Simpsons sobre o coronavírus começaram a se espalhar na segunda quinzena de fevereiro de 2020 e também foram compartilhadas através de grupos do WhatsApp. 

Na colagem de imagens, podemos ver que os autores do desenho – que já tem uma certa fama de prever o futuro – haviam previsto a epidemia do coronavírus 27 anos antes da doença se espalhar em vários países.

Será que isso é verdade ou mentira?

Os Simpsons previram o coronavírus? (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

O desenho animado Os Simpsons estreou nos Estados Unidos em dezembro de 1989 e já tem mais de 650 episódios. De uns anos pra cá, a internet começou a criar a falsa aura paranormal em volta dos redatores da atração, insinuando que o desenho consegue prever o futuro.

No entanto, como já mostramos diversas vezes aqui no E-farsas, todas as previsões atribuídas aos Simpsons são falsas, pois têm explicações plausíveis. Fizemos alguns vídeos explicando a verdade por trás de várias dessas supostas previsões, como você pode conferir aqui:

E a segunda parte, com explicações para as novas “previsões”:

- Publicidade -

Também voltamos ao assunto em um episódio do Fake em Nóis, no Mov-Show:

 

Voltando ao caso da suposta previsão do coronavírus, o episódio em questão é o 21º da 4ª temporada, que foi ao ar em 1993, mas ele não cita especificamente o coronavírus e, sim, outra gripe. Na história original, a gripe que se espalha pela cidade fictícia de Springfield vem de Osaka – no Japão:

Quanto à imagem mostrando o apresentador de telejornal na frente de uma tela onde está escrito “coronavírus”, trata-se de uma montagem feita sobre uma cena do 6º episódio da 22ª temporada de Os Simpsons. No original, o texto mostrado é “Apocalypse Meow“, como podemos ver na colagem abaixo:

Conclusão

Os Simpsons não previram o surto do coronavírus em 1993. As imagens que se espalharam pelas redes sociais mostram dois episódios distintos do desenho e nenhum deles menciona o coronavírus!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

21 COMENTÁRIOS

  1. Olá. Já assisti este episódio, nao dizem q é o corona, mas, coincidentemente, o vírus veio d uma reação gripal e principalmente, da china, assim como o corona, muito parecido c o caso atual.

  2. Eu achei conhecidencia o vírus ser d um espécie d gripe, me lembrando melhor, veio do Japão. Mas d toda forma é muito parecido c o q estamos vivendo.( Apenas concluindo a msg anterior)

      • O pior de tudo, é que quem fez a montagem não se deu sequer ao trabalho de apagar o fundo na notícia. Simplesmente colou a palavra “corona virus” em cima do texto original, e ninguém sequer prestou atenção nisso. Povo fica o dia inteiro com a cara enfiada no celular e não presta atenção nem no que tá na tela.

  3. Corona Vírus é o formato do vírus, uma coroa; assim como Meningite Meningocócica é doença causada bactérias de formato Diplococos ou Diplococcus. Também no caso de pneumonia, conjuntivite, endocardite.
    Gostaria de ver, sem montagens, produções premunitórias que, no passado, previram o COVID-19, especificamente.

    • Acho que esse cara foi pago pra falar tudo isso, as previsões vieram nos episódios em forma de mensagem subliminar , claro que não seria exatamente igual Kkkk com certeza

      • 1. Acreditar em teorias da conspiração é uma doença mental, recomendo procurar um psiquiatra.

        2. Você tá usando uma falácia de que todo mundo que está contra sua ideia absurda, no caso, acreditar numa “previsão” que não previu nada, que todo mundo é pago. A mesma falácia que os terraplanistas usam…

  4. Desculpa estragar a festa de vocês mas o corona vírus já existe a uns 25anos.
    Pesquisar antes de inventar seria uma boa para não passar vergonha.
    Nem vou me alongar explicando. Só pesquise quando foi que o corona aparece pela primeira vez.
    Seria legal se os Simpsons tivesse previsto algo alguma vez, mas na verdad as pessoas gostariam que fosse verdade a história que ia Simpsons prevê algo kkkkkkk.
    Pior que não é criança que compra a ideia ou escreve kkkkkkk

  5. “É sua uma pequena coincidência.” Ele diz quando os Simpsons acertam, de fato, uma previsão.

    Doutor Who está no ar há 30 anos e nunca acertou nada… Nem por coincidência. Kkkk

    Na dúvida… Acredite em tudo. Pode salvar sua vida

    • “É sua uma pequena coincidência.”
      Sim.
      Ele diz quando os Simpsons acertam, de fato, uma previsão.
      E quantas eles erraram?
      Doutor Who está no ar há 30 anos e nunca acertou nada… Nem por coincidência. Kkkk
      Querer comparar o tipo de texto dos Simpsons com o Dr. Who é a mesma coisa que comprara Grays Anatomy com Brooklyn 99.
      Na dúvida… Acredite em tudo. Pode salvar sua vida
      Claro, acredite em tudo. Acredite até que sabe voar e pule do alto de um prédio. Vai ver que CRENÇAS não servem de absolutamente NADA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Isso vai fechar em 20 segundos