Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Ovo fica transparente após 24h em solução com Coca-Cola e Pepsi! Será verdade?

Falso

Ovo fica transparente após 24h em solução com Coca-Cola e Pepsi! Será verdade?

Ovo fica transparente após 24h em solução com Coca-Cola e Pepsi! Será verdade?

Desde meados de maio de 2019, o vídeo de um mero ovo de galinha, aparentemente cru, imerso numa solução contendo Pepsi e Coca-Cola vem viralizando nas redes sociais. O motivo? A promessa que, após 24 horas, o ovo ficaria transparente e extremamente flexível. Aliás, no vídeo, a região da “clara do ovo” aparenta ser tão transparente, que é possível ver a “gema” com perfeição.

Sua viralização ocorreu, principalmente, porque o vídeo foi inserido num contexto de desafio, que por sua vez ganhou diversos nomes: “Desafio do Ovo Transparente“, “Desafio do Ovo com Coca-Cola e Pepsi“, “Desafio do Ovo Transparente do Instagram“, entre tantas outras combinações de palavras.

Confira o vídeo que vem servindo de inspiração para esse experimento:

 

Entretanto, será que isso é possível? A combinação de ambos os refrigerantes é capaz de mudar a aparência e consistência de um ovo? Será que há alguma “pegadinha” nesse vídeo? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Um ovo de galinha, tanto cozido quanto cru, não ficará transparente numa solução contendo Pepsi e Coca-Cola após 24 horas. Aliás, ainda que você esperasse por dias, semanas, meses e até mesmo um ano, nada disso aconteceria. O ovo transparente que aparece no vídeo não passa de um brinquedo, que pode ser facilmente encontrado em lojas virtuais.

Portanto, não perca seu tempo, e nem desperdice dinheiro ou alimento de forma desnecessária.

O ovo transparente que aparece no vídeo não passa de um brinquedo.

O Resultado Real Após 24 Horas para Ovos de Galinha Crus ou Cozidos

Caso esteja curioso(a) para saber o que acontece após 24 horas, assista ao vídeo abaixo:

Conforme vocês podem notar, o ovo cru permanece inteiro e com a casca rígida, porém amarronzado devido ao corante caramelo presente nos refrigerantes. Se fosse um ovo cozido o resultado seria idêntico, visto que o ovo preservaria as características do cozimento, exceto pela coloração externa marrom.

Confira esse outro vídeo abaixo, onde um brasileiro tentou fazer exatamente isso, porém com um ovo cozido:

O Suposto Resultado Após uma Semana!

No YouTube, vocês conseguem encontrar vídeos de usuários que, teoricamente, deixaram um ovo cru de galinha imerso em Coca-Cola por cerca de uma semana e, inclusive, um ano! Nesse ponto, vocês podem até questionar a ausência da Pepsi, mas isso é praticamente irrelevante para este experimento.

Enfim, com uma semana não haveria praticamente nenhuma diferença em relação as 24 horas, exceto, novamente, a coloração externa marrom:

O Suposto Resultado Após um Ano!

Já com um ano a mudança seria bem radical! Confira o vídeo abaixo:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Podemos notar que o ovo ficou bem “macio”, visto que a casca teria se desfeito completamente. Teria restado apenas uma fina membrana responsável por manter o formato ovalado que conhecemos. O motivo? A lenta e progressiva atuação dos ácidos contidos na Coca-Cola sobre a casca do ovo, composta basicamente de carbonato de cálcio.

Como Esse Vídeo Surgiu?

Ao contrário do que muitos pensam, esse “desafio” não surgiu no Instagram, mas no “Tik Tok”. Para quem nunca ouviu falar sobre “Tik Tok”, saiba que é uma plataforma que permite a publicação de vídeos curtos, geralmente com dublagens musicais, danças, clipes ou cenas de humor. Originalmente publicado por um usuário polonês chamado Wojciech Przybylski (arquivo), em 18 de maio de 2019 (exatamente um mês atrás), esse experimento continua enganando muita gente!

Somente no “Tik Tok”, esse vídeo obteve 160 mil compartilhamentos e 2,2 milhões de curtidas!

Ao contrário do que muitos pensam, esse “desafio” não surgiu no Instagram, mas no “Tik Tok”.

De qualquer forma, um usuário mais atento logo notaria que Wojciech Przybylski costuma fazer tais experimentos, com resultados completamente fora da realidade, rotineiramente. Posteriormente, ele chegou a publicar um vídeo para mostrar como o “ovo transparente poderia voltar ao normal”. Novamente, o vídeo é falso.

O Clássico Experimento Realizado com Vinagre!

Embora falso, esse experimento envolvendo a utilização de refrigerantes lembrou um outro bem famoso. Alguém, por acaso, já deixou um ovo cru mergulhado por pelo menos 24 horas no vinagre?

O vinagre, por ser uma solução aquosa de ácido acético (CH3COOH), reage com a casca do ovo que, conforme sabemos, é composta predominantemente (cerca de 94%) por carbonato de cálcio (CaCO3). O produto dessa reação é o dióxido de carbono (CO2), razão pela qual é possível notar uma grande quantidade de bolhas ao redor da casca, principalmente, nas primeiras horas do experimento. Com o passar das horas, a casca do ovo vai sendo gradualmente consumida, e acaba restando apenas uma fina membrana.

Confira alguns vídeos que mostram exatamente isso:

No entanto, o resultado não é nada parecido com aquele ovo transparente sintético utilizado pelo Wojciech Przybylski. Nesse outro caso o ovo resultante é bem mais opaco e muito menos resistente. Uma simples queda de uma altura de 20 cm ou uma pressão maior durante o manuseio pode fazer com que ele simplesmente estoure.

Há cerca de dois anos, inclusive, um usuário no YouTube chegou a fazer esse mesmo experimento, mostrando paralelamente o resultado da Coca-Cola e do vinagre:

Acreditamos que não resta muitas dúvidas sobre qual produto você deve utilizar caso queira reproduzir essa experiência na sua casa!

Conclusão

Falso! Um ovo de galinha, tanto cozido quanto cru, não ficará transparente numa solução contendo Pepsi e Coca-Cola após 24 horas. Aliás, ainda que você esperasse por dias, semanas, meses e até mesmo um ano, nada disso aconteceria. O ovo transparente que aparece no vídeo não passa de um brinquedo, que pode ser facilmente encontrado em lojas virtuais. Portanto, não perca seu tempo, e nem desperdice dinheiro ou alimento de forma desnecessária.

Continue lendo
3 Comentários

3 Comments

  1. Luiz

    18 de junho de 2019 em 8:50

    Eu bebo coca cola mesmo e dai!? se matar aos poucos é melhor, porque não quero morrer depressa!

  2. lee

    18 de junho de 2019 em 10:38

    Que povo à toa! o pior é que tem gente que ganha dinheiro produzindo vídeos desse tipo no youtube, ou não? lha o que o cara faz da vida! E o pior é ver que eles acham que tao fazendo algo importante….meu Deus! Depois que cada ser humano foi capaz de ser mídia para o planeta Terra…as coisas realmente se enrolaram

    • Lucas Cardozo

      23 de junho de 2019 em 5:20

      Ué, mas isso é curiosidade. O mundo não vai acabar pq alguém fez experimento com ovo. Se as pessoas que fazem estão ganhando dinheiro com isso, é pq tem um grande público que consome.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo