Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Pirâmide é encontrada em Marte! Será verdade?

Conspirações

Pirâmide é encontrada em Marte! Será verdade?

Vídeo mostra que a NASA teria encontrado através da sonda Curiosity uma pirâmide em Marte. Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Esse achado foi divulgado através de inúmeras publicações em diversos sites de notícias e em blogs – além de ser compartilhado muitas e muitas vezes nas redes sociais – no dia 23 de junho de 2015. A sonda Curiosity teria encontrado o que parece ser uma imensa pirâmide, em uma área na superfície de Marte.

Segundo o vídeo que se espalhou pela web, a pirâmide seria do tamanho de um automóvel, podendo ser apenas o topo de uma construção muito maior, enterrada no solo marciano, o que – como explicou o jornal de língua inglêsa Mirror, exemplo – seria a prova definitiva de que civilizações antigas já teriam vivido em Marte!

Será que essas imagens são reais? Existem mesmo pirâmides em Marte?

Assista ao vídeo abaixo, que foi publicado no dia 20 de junho, e descubra a verdade aqui no E-farsas:

 

Verdadeiro ou falso?

A imagem é real, mas não há nada de alienígena nisso!

Essa fotografia usada no vídeo é apenas uma ampliação de outra imagem disponibilizada pelo site da NASA em maio de 2015. Podemos ver abaixo a foto original, com a suposta pirâmide lá no fundo:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Foto: Reprodução/NASA

Foto: Reprodução/NASA

Como você pode perceber nessa outra imagem fornecida pela NASA, outras pedras igualmente pontudas aparecem na mesma cena.

Note também que a curiosa formação está inclinada para o lado, o que faz com que uma construção subterrânea seja muito mais difícil de ser concebida ali.

Além disso, não há nenhuma menção no site da NASA sobre a suposta descoberta. Também não há nenhuma indicação de escala das rochas, tornando impossível se concluir se a tal “pirâmide” é do tamanho de um carro ou não!

Em entrevista ao jornal USA Today, o professor de Ciência Planetária do Arizona State University, Jim Bell, disse que a pirâmide é apenas uma rocha e que é comum encontrarmos formações rochosas naturais semelhantes a objetos reconhecíveis por nós, humanos.

“O olho humano é bom em reconhecer formas familiares ou recursos humanos em objetos aleatórios”, diz Bell.

Ah! O vídeo (que alcançou mais de um milhão de visualizações no YouTube em poucos dias) foi publicado no canal Paranormal Crucible, especializado em criar teorias conspiratórias envolvendo alienígenas, discos voadores, pirâmides e paranormalidade em geral. Nada que deva ser levado a serio!

Conclusão

A imagem é real, mas não não nenhuma evidência de que haja uma pirâmide construída por uma civilização extraterrena em Marte.

Continue lendo
8 Comentários

8 Comments

  1. Marcio

    2 de julho de 2015 em 23:36

    Terra Formars kkkkkkkkkkkkk

  2. Fernando Martins

    3 de julho de 2015 em 22:42

    Minha relação com o e-farsas amadureceu mto com o tempo…lembro que nos primeiros contatos com as matérias eu ficava revoltado, puto da vida mesmo kkkk o mundo era mais inocente, eram tempos diferentes… Hoje, com 30 anos, formado em psicologia e atuando como psicólogo clínico, entro no site quase todo dia..rs.. Engraçado, eh uma das minhas fontes favoritas de jornalismo. Com o tempo aquele fanatismo quase religioso de “a verdade está lah fora” foi sendo substituída por um olhar mais científico e, principalmente, lúdico. Hoje uso as possibilidades do sobrenatural só como diversão, um delicioso exercício de criatividade como costumo dizer. Mas tenho sentido falta de mais matérias como essa, sobre pirâmides em marte, monstros do pântano, pé-grande…sabe, criptozoologia e afins? Eu sei que a torrente de farsas no watsapp eh esmagadora e que transbordam mitos da internet, mas o que eu sinto falta mesmo são dos monstros kkkk de vez em quando procuro na NET pra ver se alguém bateu uma foto nova do pé grande ou se um sortudo filmou Nessie, e as vezes até acho uma coisa ou outra (mais raramente do que se imagina kkk), mas não encontro o referencial por aqui… Não eh uma crítica nem nada assim, contínuo acompanhando e usando o e-farsas como referência para minhas pesquisas (e ocasionalmente até recomendando a um paciente ou outro, que se interessa pelo oculto mas não tem filtro pra absorver o que rola na internet), mas sinto mesmo falta de mais coisas nesse sentido. Fica a dica, sucesso e grande abraço

    • Gilmar Lopes

      4 de julho de 2015 em 8:49

      Oba! Que comentário bacana!
      Continue conosco e ajude a espalhar o pensamento crítico por aí.
      Forte abraço!

  3. Deepak Sankara Veda

    4 de julho de 2015 em 10:51

    Gosto muito do E-farsas Gilmar, mas existem sim outras ferramentas para evidenciar determinados fenômenos se verdadeiros ou falsos. A criptologia é uma delas… Saudações

  4. Angelo

    4 de julho de 2015 em 11:02

    Quer apostar que o pessoal do Ancient Aliens vai fazer um video de duas horas sobre isso?

  5. Luiz Roberto Bodstein

    5 de julho de 2015 em 7:41

    Curto muito o E-Farsas no combate a essa prática nefasta de divulgar-se boatos (nada inofensivos ) pela net, mas também preocupa um efeito colateral de uma onda de ceticismo que nos remeta à era pré-Copérnico onde a Terra volte a ser o centro do universo e qualquer outra possibilidade entre automaticamente para a lista de “fakes” que nem se cogite investigar com profundidade, o que também se mostra altamente limitante para o pensamento científico.

  6. Luiz Roberto Bodstein

    5 de julho de 2015 em 8:45

    Curto muito o E-Farsas no combate a essa prática nefasta de divulgar-se boatos (nada inofensivos) pela net, mas também preocupa um efeito colateral de embarcarmos numa onda de ceticismo que nos remeta à era pré-Copérnico onde a Terra volte a ser o centro do universo e qualquer outra possibilidade entre automaticamente para a lista de “fades” que nem se cogite investigar com profundidade. o que também se mostra altamente limitante para o pensamento científico.

  7. Alejandro

    20 de julho de 2015 em 1:04

    Gilmar, parabéns pelo site, o esforço pela desconstrução do misticismo e do senso comum é muito útil, eu tenho certeza que tem pessoas que te chamam de cético, pode ser que seja. Cético é só uma palavra, assim como a palavra dita pelo amigo psicólogo que comentou acima, “sobrenatural” elas definem o vazio, não fazem sentido porque não se referem a nada. É muito melhor pensar em viagens nas estrelas, e planetas habitados, por isso as pessoas acreditam ficando cegas quanto aos fatos “empíricos”(não gosto de usar essa palavra). A maioria das pessoas age pela fé, e ela é incontestável e inabalável, realmente não segue a mesma lógica que a ciência, porém tudo que há de genial na ciência partiu de um ato humano criativo, que pode ser descrito como um ato de fé, eu acho que o maior ato desse tipo no meio a tanta especulação é ser “cético”, duvidar e destruir a fé cega, mas também a ciência cega, o extremo oposto uma da outra, a ciência que se envergonha em não conseguir explicar tudo e tortura fontes e fatos distorcendo-os para que eles se adequem aos argumentos científicos que já nascem pré fabricados, em todos os casos é fé, tão “sobrenatural”, quando as histórias mais absurdas contadas pela net. Venho desabafar contigo, eu apenas leio e dou risada, sabia que essa foto da piramide iria ser virada e adequada para mostrar o que as pessoas queriam que fosse fato, a “piramide”, me diverti muito. Mas tudo aquilo que move a humanidade e faz com que nós evoluamos são as narrativas fantásticas, eu achei o comentário na sua matéria a respeito da NASA um pouco ingenuo, porque deduz uma crença e uma opinião que parte do senso comum de que a NASA fala a verdade, acho que não é assim, se fosse mesmo uma piramide eles não falariam, essa descoberta ia dar certas convicções aos governos que impediria o compartilhamento da informação, enfim, parabéns, eu duvido de mim, eu duvido de você e eu duvido de tudo, simplesmente porque a certeza nunca existe sem a duvida, esse site só é bom só para quem duvida do que você escreve, quem acredita 100% tem mais fé cega que os teóricos fantásticos espalhados pela net, foi uma boa leitura. abraço.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo