Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A Polícia fechou uma fábrica de camarões falsos?

Animais

A Polícia fechou uma fábrica de camarões falsos?

Será real o vídeo mostrando uma batida policial em uma fábrica clandestina que fabricava camarões falsos falsos? Descubra e entenda essa história aqui no E-farsas!

O vídeo apareceu nas redes sociais no final de junho de 2017 e nele podemos ver o que parece ser um órgão do Governo inspecionando uma fábrica de camarões!!!

Como assim, uma fábrica de camarões?

No filminho, de aproximadamente 2 minutos de duração, os homens da vigilância sanitária (ou algo semelhante) fecham a fábrica de camarões falsos após a comprovação de que os funcionários estavam usando algum produto nocivo para a saúde na fabricação do animal. Uma geleia meio translúcida que parece ser a matéria-prima do alimento (que normalmente deveria ser adquirido através da pesca e não da fabricação).

Será que o vídeo é verdadeiro?

Onde esse flagrante foi filmado?

https://www.youtube.com/watch?v=FdvVaF4_fCk

 

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Verdadeiro ou falso?

O vídeo foi filmado no Vietnã, no começo de 2016, por uma estação de TV daquele país, mas só foi divulgado em outubro do mesmo ano. Em julho de 2017, a história voltou a ganhar força, sendo bastante compartilhada nas redes sociais.

O vídeo é real, mas diferente do que se espalhou por aí, essa não é uma fábrica de camarões falsos. O local filmado é uma beneficiadora de frutos do mar que prepara o crustáceo para a exportação.

O que deixou muita gente preocupada é aquela geleia mostrada no vídeo que seria usada para fabricar o fruto do mar. Na verdade, a gelatina é conhecida como Carboximetilcelulose ou CMC. Os funcionários estavam injetando o produto, misturado com glicose, na cabeça e no corpo dos bichos para deixa-los mais pesados!

O CMC é diluível em água e não faz mal à saúde. Geralmente é usado como espessante na formação de gelo nos alimentos quando congelado. O problema é que esse pessoal aí estava usando o carboximetilcelulose de forma desonesta e exagerada, para ganhar peso na venda.

A substância era injetada na cabeça e na cauda do Camarão Tigre! (foto: Reprodução/YouTube)

De acordo com o site Alt Health Works, 1 kg de camarão natural, passa a pesar 1,2 kg após a aplicação da gelatina! Um ganho de 20%!

Conclusão

O vídeo mostrando uma inspeção em uma fábrica de camarões ocorreu no Vietnã, em 2016, e os funcionários estavam usando a gelatina para aumentar o peso do fruto do mar para lucrar, depois, na venda!

Continue lendo
3 Comentários

3 Comments

  1. apimente.br

    4 de julho de 2017 em 9:06

    […]”é uma beneficiadora de frutos do mar que prepara o crustáceo para a importação.”

    Não seria exportação?

    • Gilmar Lopes

      4 de julho de 2017 em 15:43

      Verdade! Valeu!

  2. Renato

    6 de julho de 2017 em 16:16

    “camarões falsos” é DOSE ne! como seria isso?? Hahaha…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo