Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Marido expulsou a esposa de casa por ela gemer alto enquanto era estuprada por ladrões?

Crimes

Marido expulsou a esposa de casa por ela gemer alto enquanto era estuprada por ladrões?

Será que a notícia sobre um homem ter expulsado a esposa de casa por ela ter gemido alto enquanto era estuprada por ladrões é verdadeira ou falsa?

A notícia apareceu em diversos sites e blogs no final de junho de 2017 e se espalhou através das redes sociais. De acordo com a reportagem, um nigeriano chamado Baba Eneh teria expulsado a esposa de casa após ela ter sido estuprada por ladrões que invadiram a sua residência.

Segundo o texto amplamente compartilhado, ele teria tomado essa atitude após revelar que sua esposa parecia estar gostando do estupro, pois “durante o abuso ela gemia alto e se contorcia muito”!

A mulher, que foi expulsa sem direito de se defender, teria sido encaminhada para fazer exames de HIV e DST e a reportagem não teria conseguido verificar se ela voltou ao lar depois disso!

Será que isso é verdade mesmo?

Mulher teria sido expulsa de casa após seu marido perceber que ela gemia alto enquanto era estuprada! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

A triste história da esposa de Baba Eneh, que foi estuprada na frente do marido e, ainda por cima, foi expulsa de casa por aparentar ter gostado do ato tem todas as características de um boato digital:

  • Aconteceu “lá longe”
  • Carece de fontes  
  • Não é datado
  • Trata de um assunto que atrai a atenção do leitor
  • É impreciso

Origem

No Brasil, quem ajudou a disseminar essa história foi o Blasting News, site de notícias colaborativo (e já bastante conhecido aqui no E-farsas), em uma postagem feita no dia 28 de junho de 2017.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

A reportagem do Blasting News afirma apenas que o fato teria ocorrido “na última terça-feira, dia 20”, mas não diz de qual ano. Dessa forma, esse boato terá grandes chances de voltar a circular nos próximos anos como sendo algo recente…

O Blasting News (que, como já explicamos em outros artigos, é um site colaborativo onde qualquer um pode se inscrever e começar a publicar) cita como fonte apenas um site chamado The Nigerian e dá, inclusive, atualizações sobre o desfecho da notícia, afirmando que a mulher teria voltado para casa.

Não encontramos nenhum jornal chamado “The Nigerian”! O que achamos foi o Nigeriana.org (e outros sites de notícias da Nigéria), que narra(m) a tragédia supostamente ocorrida na casa do nigeriano Baba Eneh, mas cita(m) como fonte o nigeriano Daily Post.

O Daily Post, por sua vez, não cita nenhuma fonte e/ou apresentar quaisquer provas de que o fato tenha acontecido mesmo. Analisando o artigo original do Daily Post, podemos ler que “o drama aconteceu recentemente”, mas não diz exatamente quando…

O site, inclusive, avisa em seu disclaimer que as notícias ali publicadas não são verificadas e/ou moderadas:

“[…] o DailyPost não é rotineiramente moderado, ou edita o conteúdo contribuído pelos leitores. O Site e as informações nele fornecidas não possuem garantia de qualquer tipo, incluindo as garantias implícitas de comercialização, adequação ao uso de uma finalidade específica, precisão ou não infração.[…]”

A foto usada na fake news

Alguns sites usaram para ilustrar a matéria a imagem que você viu mais acima, de uma mulher ao lado de um paciente que está deitado em uma cama de hospital. No entanto, essa foto nada tem a ver com esse hoax. Na verdade, essa fotografia já circula pela web desde 2015, junto com a notícia de um europeu que teve seu pênis mordido pelo seu amigo.

Conclusão

Não há nenhuma prova de que o fato relatado tenha acontecido mesmo!

Continue lendo
3 Comentários

3 Comments

  1. Fabiano Pessoa

    4 de julho de 2017 em 15:40

    Conclusão: Só confiem em fontes seguras e não compartilhem ago falso ou duvidoso.

  2. Renato

    4 de julho de 2017 em 21:35

    1- “Baba Eneh” NÃO é um nome em inglês!
    2- A mulher da foto NÃO parece ser nigeriana
    3- Perai… a Nigéria é um país EVOLUÍDO!dificilmente aconteceria algo assim por lá ne, se ainda fosse por aqui…

  3. CHE

    6 de julho de 2017 em 10:26

    Sem ser especialista em falsas noticias na net, sou, no mínimo, observador e sempre algo céptico.
    Na imagem não aparece nenhum interveniente de cor negra, o que me deixa logo desconfiado, partindo do principio que o país referido é a Nigéria. Também o nome ” Baba Eneh” não parece nada europeu ou norte americano para ser proveniente de uma família exclusivamente caucasiana.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo