Conecte com a gente

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

Políticos brasileiros fizeram curva enorme em viaduto só para gastar mais dinheiro?

Construções

Políticos brasileiros fizeram curva enorme em viaduto só para gastar mais dinheiro?

Políticos brasileiros fizeram curva enorme em viaduto só para gastar mais dinheiro?

Será verdadeira a foto mostrando um anel viário que poderia ter sido feito em linha reta, mas que foi feito em curva apenas para gastar mais dinheiro público do Brasil?

A imagem circula pela web desde abril de 2017, voltando a se espalhar através das redes sociais no final de dezembro do mesmo ano. Nela podemos ver um viaduto feito com uma enorme curva, sendo que linhas pontilhadas mostram que esse longo e caro trecho poderia ter sido feito em linha reta, o que faria a obra ficar bem mais barata.

Algumas postagens afirmam que essa foto teria sido tirada em uma obra feita no Brasil e que alguns políticos estariam “metendo a mão na grana” que essa imensa construção estaria gastando para ser feita!

Será que essa história é verdadeira? Essa estrada é brasileira?

Será que essa obra é brasileira? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Em primeiro lugar, a foto é real! Mas, calma, isso não é no Brasil e tampouco utilizou recursos dos contribuintes brasileiros.

Essa construção foi inaugurada em abril de 2017 na cidade de Lahore, no estado de Panjabe, no Paquistão e podemos ver outras fotos do local em vários tweets publicados na ocasião:

Envie suas dúvidas e sugestões para o nosso WhatsApp no (11)96075-5663

 

Por que não em linha reta?

A explicação para essa pergunta que muita gente está fazendo ao ver essa foto é muito simples: Se o viaduto fosse feito em linha reta, a inclinação da via seria muito íngreme para os automóveis subirem e descerem. Isso poderia causar acidentes, além de dificultar muito o trânsito em caso de congestionamento na subida.

Como um dos propósitos desse viaduto é o de passar por cima da linha do trem, uma linha reta exigiria muito dos veículos, como mostra nesse esboço de Wilton Pacheco:

Foto: Reproduçao/Wilton Pacheco

De acordo com publicações de alguns fóruns especializados, os locais de interseção mútua de ruas e estradas em um nível, recomenda-se que suas encostas longitudinais não excedam 20-30%. Para as pontes, a inclinação de 30% é o máximo permitido.

Podemos ver esse viaduto também no Google Maps. Abaixo, outra imagem do local:

As belas estradas de Lahore

A cidade de Lahore também é conhecida belas estradas, viadutos e pontes que enfeitam a região (e ajudam a melhorar o trânsito da capital de Panjabe). Confira no vídeo abaixo algumas dessas maravilhas:

 

Conclusão

A foto que mostra um viaduto feito com uma enorme curva é uma obra de engenharia realizada no Paquistão e não foi feita em linha reta para suavizar o percurso e reduzir os riscos de acidentes!   

Continue lendo
1 Comentário

1 Comentário

  1. Jonathan Costa

    24 de Fevereiro de 2018 em 21:10

    No Paquistão, caramba.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Doe Bitcoin

15c5g4Y4vk84WuTNgVQ3ttqN9fv4JUbqNP

Categorias

Voltando a Circular

Links patrocinados

Publicidade

Topo