Políticos brasileiros fizeram curva enorme em viaduto só para gastar mais dinheiro?

Share Button

Será verdadeira a foto mostrando um anel viário que poderia ter sido feito em linha reta, mas que foi feito em curva apenas para gastar mais dinheiro público do Brasil?

A imagem circula pela web desde abril de 2017, voltando a se espalhar através das redes sociais no final de dezembro do mesmo ano. Nela podemos ver um viaduto feito com uma enorme curva, sendo que linhas pontilhadas mostram que esse longo e caro trecho poderia ter sido feito em linha reta, o que faria a obra ficar bem mais barata.

Algumas postagens afirmam que essa foto teria sido tirada em uma obra feita no Brasil e que alguns políticos estariam “metendo a mão na grana” que essa imensa construção estaria gastando para ser feita!

Será que essa história é verdadeira? Essa estrada é brasileira?

Será que essa obra é brasileira? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Em primeiro lugar, a foto é real! Mas, calma, isso não é no Brasil e tampouco utilizou recursos dos contribuintes brasileiros.

Essa construção foi inaugurada em abril de 2017 na cidade de Lahore, no estado de Panjabe, no Paquistão e podemos ver outras fotos do local em vários tweets publicados na ocasião:

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

 

Por que não em linha reta?

A explicação para essa pergunta que muita gente está fazendo ao ver essa foto é muito simples: Se o viaduto fosse feito em linha reta, a inclinação da via seria muito íngreme para os automóveis subirem e descerem. Isso poderia causar acidentes, além de dificultar muito o trânsito em caso de congestionamento na subida.

Como um dos propósitos desse viaduto é o de passar por cima da linha do trem, uma linha reta exigiria muito dos veículos, como mostra nesse esboço de Wilton Pacheco:

Foto: Reproduçao/Wilton Pacheco

De acordo com publicações de alguns fóruns especializados, os locais de interseção mútua de ruas e estradas em um nível, recomenda-se que suas encostas longitudinais não excedam 20-30%. Para as pontes, a inclinação de 30% é o máximo permitido.

Podemos ver esse viaduto também no Google Maps. Abaixo, outra imagem do local:

As belas estradas de Lahore

A cidade de Lahore também é conhecida belas estradas, viadutos e pontes que enfeitam a região (e ajudam a melhorar o trânsito da capital de Panjabe). Confira no vídeo abaixo algumas dessas maravilhas:

 

Conclusão

A foto que mostra um viaduto feito com uma enorme curva é uma obra de engenharia realizada no Paquistão e não foi feita em linha reta para suavizar o percurso e reduzir os riscos de acidentes!   

Share Button
Construções, Dinheiro, Política, Veículos, Verdadeiro
, , , , , , , , , , ,