today-is-a-good-day
24.3 C
São Paulo
terça-feira, março 19, 2024

Relato da falecida ex-Paquita Patrícia do programa da XUXA!

- Publicidade -

Texto conta o drama de uma ex-Paquita do programa da Xuxa que, depois de se envolver com álcool e drogas, acaba falecendo com AIDS depois de deixar um aviso aos jovens. Mas será que essa história é real?

A carta apareceu em 2012 na web, mas é bem mais antiga do que isso. Encontramos versões dessa mesma história em postagens de 2003! O que chama a atenção no texto dramático é que Patrícia, a ex-Paquita ainda teve coragem e forças para ditar tudo o que queria para mostrar pelo que passou nessa vida e ajudar a conscientizar os jovens.

O Relato da Paquita é verdadeiro ou farsa?
O Relato da Paquita é verdadeiro ou farsa? (foto que circula pela web junto com o texto)

Mas a dúvida que fica é:

Será que isso é verdadeiro ou farsa?

O texto apresenta várias das características que já mencionamos várias vezes aqui no E-farsas:

  • Cita nomes de pessoas que não existem
  • Apela para o lado emocional do leitor
  • Pede para ser repassado para outras pessoas
  • É meio confuso e contraditório
  • Trata de um assunto que interessa muita gente
  • Dá a impressão de ter acontecido há pouco tempo

Quem é Patrícia?

Não encontramos nenhuma evidencia de que, de fato, tenha existido uma Paquita com o nome de Patrícia. Seria muito mais fácil se soubéssemos seu nome completo…

Um ex-Paquita passando por dificuldades seria um prato cheio para esse monte de jornais e programas sensacionalistas que adorariam explorar esse tipo de história, não acham? No entanto, não encontramos nenhuma notícia que confirme o que diz nessa carta. Apenas, é claro, os sites e blogs que copiaram o texto.

Talvez, ela tenha sido finalista, mas não ganhou. Como saber?

O Xuper Blog mostra em uma postagem de 2009 a foto de uma Patrícia, que (segundo eles) não ganhou o concurso para Paquita. Caso isso seja verdade (e se a moça tivesse ganhado), a menina seria uma das duas únicas morenas do grupo até então.

- Publicidade -

Outro detalhe que precisa ser verificado no texto é que a moça, aos 13 anos, foi uma das finalistas em um concurso para novas Paquitas do programa da Xuxa. O programa da Rainha dos Baixinhos teve Paquitas (um tipo de ajudante de palco que dançava e cantava) dos anos de 1984 a 2002. Se a moça participou desse concurso, deve ter sido antes de 2002.

Cronologia da Patrícia

Aliás, a total falta de dados no texto dá margem a várias falhas na cronologia dos fatos ocorridos com essa moça. Não dá para saber a idade da ex-Paquita! Algumas versões dessa corrente afirmam que ela morreu com 17 anos, em 2004. Em outras, nenhuma idade é mencionada. Dessa forma fica mais fácil engolirmos a história.

Suponha que a moça tenha morrido com 17 anos em 2012, vítima da AIDS. Em 2004, ela foi à Oktoberfest. Estava com 9 anos. Portanto, quando ela teria participado do concurso no Xou da Xuxa, aos 13 anos quando o programa da TV Globo já não tinha mais Paquitas (o Xou da Xuxa teve Paquitas até 2002 e a moça estaria com 13 anos somente em 2008, 6 anos após o término das Paquitas).

Teor “jovem”

O autor do texto, sem dúvida, tinha a intenção de se aproximar dos jovens e isso fica bem evidente nessa corrente. Algumas gírias foram inseridas para dar um ar jovial ao texto. Algumas gírias nem são usadas mais, o que pode significar que o texto não é novo (e não é mesmo, visto que encontramos versões bem anteriores dele).

A moça da foto

O Relato da Paquita é verdadeiro ou farsa?

Há poucas semanas, essa história falsa da ex-Paquita começou a se espalhar novamente pelo Facebook junto com uma foto – que seria supostamente de Patrícia antes de ficar doente –, no entanto, essa mesma imagem aparece em vários outros sites e blogs afirmando que o nome da moça é outro (ou outros). Em um site em espanhol (Como Aumentar El Busto Ya), por exemplo, uma moça chamada María Ignácia usa a foto como sendo sua.

Em outro site sobre beleza e estética (Anallia), a mesma foto é usada para ilustrar uma matéria.

No Facebook, a usuária Anke Grunwald também usa essa imagem como sua foto pessoal.

Conclusão

História falsa! Não existe nenhuma ex-Paquita chamada Patrícia que tenha morrido com AIDS. É fato que as drogas estão presentes entre os jovens brasileiros e que toda campanha de conscientização é bem-vinda. No entanto, é preciso usar a cabeça para tentar alertar as pessoas quanto ao perigo das drogas e do álcool. Usar de mensagens falsas e repassá-las não vai ajudar em nada.

Sites citados

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

37 COMENTÁRIOS

  1. Já fiz varias compras no mercado livre e sempre os produtos chegaram, tenho ciencia da qualidade dos produtos que compro, até mesmo pelos preços, é o mesmo que comprar nas feirinhas que tem de monte espalhadas por esse Brasil a fora.

  2. Hummm… Se em 1997 ela foi diagnosticada com AIDS e morreu não muito tempo depois, já que foi com 17 anos, como conseguiu tirar uma foto de celular em uma fase antes da doença? Só a partir de 2002 que começaram a aparecer telefones com câmeras, mas o design não lembrava em nada esse aí da foto não…
    Parece que se trata de mais uma farsa sensacionalista da internet que circula por aí há anos com várias fotos diferentes.
    http://www.e-farsas.com/relato-da-falecida-ex-paquita-patricia-do-programa-da-xuxa.html
    http://www.quatrocantos.com/lendas/137_patricia_aids.htm

  3. Recebi um E-mail contendo a suposta carta e com a foto da Luciana Vendramini. Vi na hora que se tratava de uma farsa. A Luciana continua viva, linda e não tem AIDS.

  4. Vocês realmente acham que mentiras irão convencer adolescentes?!
    É mais provável que eles pensem que vocês estão tentando fazê-los de otários e ignorem tudo.
    E é possível que no futuro deixem de acreditar em outras coisas. Vocês não conhecem a fábula do Pedrinho e lobo?!

  5. Aiiiiii, fico imaginando a tamanha burrice de quem está compartilhando isso no face com a foto da coitada da Luciana Vendramini (ex-esposa de Paulo Ricardo) como se fosse essa tal Patrícia. Coitada da Lu, não tem nada a ver com essa invenção! Aff… Não suporto tanta idiotice!

  6. Em 1992 uma comemoraçao do show da xuxa uma paquita ,ou ex paquita chamada patricia cantou uma musica para xuxa chamada fada madrinha onde até hoje minha filha que está com 33 anos chora ao ouvir a musica, chamar a história de falsa é de uma frieza incontestável pois sabemos que isso acontece todos os dias.Eu com 60 anos e hoje cega ainda me lembro da cena dela entrando no palco cantando a musica para xuxa e estou chocada com a história o tempo que você perdeu questionando a se a historia é verdadeira ou falsa você poderia gasta-lo repassando a carta pois, com certeza alguns jovens q tao iniciando na maconha iriam pensar duas vezes

  7. Como já morei em Blumenau, no bairro Vila Nova, há cerca de 200 metros
    da PROEB, naquela época conhecido como o Centro de Convenções onde se
    realiza até hj a Oktoberfest, me vejo ná obrigação de fazer umas pequenas correções.

    A “estória” se passou em 2004, convém lembrar que os blumenauenses já chamavam
    naquela época a PROEB de “Vila Germânica” como ela é conhecida hj.

    O Bar do Bude (outas versões fala do TUNGA, que funciona até hj) fechou em 2003
    e no seu lugar abriu uma loja de fotografias. O Pavilhão “D”, mas conhecido como “Galegão”,
    foi interditado em 2002 por problemas estruturais. lembro bem disso pois lá se encontrava
    a sede da ACEVALI, “Associação do Cegos do Vale do Itajaí” e eu costumava frequentar
    pois era voluntário e costumava ler livro para os deficientes visuais.
    Catarinense chama policial de “Pé de Porco” e não de “Medanha” e não fala “Trilegal”
    quem fala isso é gaúcho

  8. Apenas corrigindo o post aqui no site, ajudando o Gilmar Lopes com informações verdadeiras: “O programa da Rainha dos Baixinhos teve Paquitas (um tipo de ajudante de palco que dançava e cantava) dos anos de 1984 a 2002”.

    O programa teve sua estreia na Globo em 1986. Em 1984 a Rainha dos Baixinhos estava no Clube da Criança, da finada TV Manchete.

  9. Gente, hj tenho 20 anos e lembro q a muitosssss anos atrás eu devia ter uns 7 a 9 anos,minha vó tinha um livro do eli correa com as historias q eles contavam na radio, e minha vó já tinha esse livro a bastante tempo, eu acho q é verdade… As pessoas q alteram algumas partes do livro, mais essa historia e bem antiga

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Isso vai fechar em 20 segundos