Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Será verdade que um panda viajou sentado numa poltrona de avião?

Animais

Será verdade que um panda viajou sentado numa poltrona de avião?

Será verdade que um panda viajou sentado numa poltrona de avião?

Estamos acostumados com mentiras, e seria muito estranho se fosse ao contrário, uma vez que trabalhamos para mostrar a verdade para vocês. Contudo, algum casos, definitivamente, são bem emblemáticos.

No dia 27 de dezembro de 2019, uma página do Facebook chamada “Universo Fantástico” publicou uma foto bem inusitada. Nela podíamos ver um urso panda literalmente sentado numa poltrona de avião (1 | 2).

Confira a publicação e a respectiva descrição:

Publicação da página “Universo Fantástico”

Se vocês acompanham diariamente o nosso site, sabem que essa não é a primeira vez que essa página aparece por aqui. Ela já apareceu outras duas vezes devido a divulgação de fotos manipuladas digitalmente e/ou tiradas completamente de contexto. Um caso envolveu a foto de um suposto “bebê ornitorrinco” e a segunda vez mostramos a realidade por trás de quatro fotos divulgadas de maneira totalmente incorreta pela página.

Será que dessa vez teremos um desfecho diferente? Será que realmente se trata de um panda de verdade, assim como a descrição mencionou? Descubra a verdade agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Embora a foto, em princípio, seja verdadeira (aparentemente não se trata de uma manipulação digital), não estamos diante de um panda de verdade. Trata-se tão somente de um panda de pelúcia! Além disso, toda a narrativa de pandas usando cintos de segurança, fraldas e viajando em assentos, assim como um ser humano, foge da realidade relacionada ao transporte desses animais. E, por incrível que pareça, essa ainda não é a pior parte.

Muitas pessoas, felizmente, notaram que havia algo de errado com essa história e, ao pesquisar no Google, se depararam com um texto publicado em setembro de 2017 no site do jornal “O Globo”, mais especificamente num blog chamado “É Isso Mesmo?” (arquivo). Em sua descrição é mencionado que “o blog é formado por uma equipe de jornalistas do GLOBO especializados em checagem de informações apresentadas por políticos, lideranças ou disseminadas por usuários de redes sociais.” Parece algo bom, não é mesmo? Contudo, boa parte da explicação fornecida pela blog também é incorreta!

Boa parte da explicação fornecida pelo blog “É Isso Mesmo?” é incorreta.

Eis um trecho do que foi mencionado:

A imagem na realidade é datada de dezembro de 2012 e foi postada na página oficial da companhia aérea China Airlines. A confusão começou justamente porque o texto que acompanhava a foto tinha um tom sério, afirmando que a empresa fez uma parceria com um santuário para pandas e havia se comprometido a transferir o animal denominado de Squee Squee.

A postagem incluía até detalhes da viagem, como fraldas utilizadas pelo mamífero e o fato de ele não ter assistido a nenhum filme durante o voo, já que não foi possível encontrar fones que se adaptassem às suas orelhas. Na realidade, o urso era de pelúcia e não passa de uma brincadeira da companhia.

Qual o Problema com o Texto?

O problema é que a foto já circulava muito antes de 2012, a imagem não foi postada na página oficial da China Airlines, e nem se tratou de uma brincadeira da companhia aérea. Enfim, vamos tentar mostrar o que sabemos dessa história para vocês e apontar como era fácil perceber que não se tratava de um panda de verdade.

Uma Dose de Realidade Sobre a Foto

Um dos primeiros registros da circulação dessa foto na internet data de 2006! Ela foi aleatoriamente publicada num site chamado “Guzer”, que hospedava vídeos, imagens e animações criadas por seus usuários. Diga-se de passagem, o autor da publicação acreditava que a foto fosse falsa.

Um dos primeiros registros da circulação dessa foto na internet data de 2006! Ela foi aleatoriamente publicada num site chamado “Guzer”!

No ano seguinte (2007), houve um registro dessa foto circulando no “Reddit” e, posteriormente, sendo desmentida por um site chamado “TreeHugger”. Embora o site não tenha se aprofundado no assunto, o panda foi tratado apenas como um bichinho de pelúcia, ou seja, um brinquedo.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Mais um Ano se Passou…

Então, em 2008 surgiu um comentário de um usuário anônimo no site “Guzer” alegando ter descoberto a verdade sobre a foto:

Ok, claramente não estamos indo a lugar algum aqui, então é hora de uma pensamento claro e uma explicação. Reconhecendo o esquema de cores como sendo de um Airbus 787 da China Airlines liguei para o departamento de relações públicas para obter uma explicação. Sem nenhuma surpresa, essa foto não é novidade alguma para eles. Eles me enviaram um comunicado de imprensa, que eles já tinham preparado:

‘A China Airlines se orgulha em patrocinar o santuário de pandas em Cheng Du e teve o prazer de ajudar recentemente com a transferência de um filhote de panda para um zoológico nos Estados Unidos. Após uma extensa consulta com a equipe veterinária do santuário concluiu-se que a importância do filhote o impedia de viajar no porão do avião, onde seria difícil atender as suas necessidades. Assim sendo, a China Airlines concordou em doar assentos em sua classe executiva para o filhote de panda chamado Squee Squee e seu cuidador, Fu Jiang Lang, visto aqui sentado no assento da janela. Por questões de higiene, Squee Squee usava uma fralda de plástico para lidar com seu ‘cocozinho’ (citado como “pandapoop”) durante o voo.

Estamos felizes em informar que Squee Squee chegou descansado e relaxado após seu voo de 14 horas e está se instalando em sua nova casa. Durante o voo, podemos relatar que ele não assistiu a nenhum dos filmes, pois não conseguimos encontrar um fone de ouvido grande o suficiente para ele. Ele pediu bambu de nosso cardápio, além de mousse de bambu de sobremesa.’

Houve Alguma Prova Sobre Esse Comunicado de Imprensa?

Claro que não! O usuário anônimo chegou a dizer que, se ninguém acreditasse, ele enviaria o comunicado de imprensa para que todos pudessem conferir com seus próprios olhos. Contudo, isso nunca aconteceu, porque, evidentemente, seu comentário foi meramente satírico.

O usuário anônimo chegou a dizer que, se ninguém acreditasse, ele enviaria o comunicado de imprensa para que todos pudessem conferir com seus próprios olhos. Contudo, isso nunca aconteceu!

Por exemplo, nunca houve nenhuma referência na internet sobre um panda chamado “Squee Squee” ou um tratador de pandas chamado “Fu Jiang Lang”. Tal comunicado também nunca foi publicado no site oficial da companhia aérea China Airlines. Para completar, a expressão “saída de emergência” logo acima de uma espécie de porta está escrito em inglês (“exit”) e japonês (“非常口”). Logo, não há nenhum elemento que justificasse ser uma aeronave de uma companhia aérea chinesa.

Um Exercício de Mera Observação

Vamos considerar por um momento que alguém tivesse muita preguiça de ir atrás de toda essa cronologia (mais ou menos 99,99% das pessoas). Bem, nesse caso bastaria notar que o nariz do urso da foto é redondo. Ursos pandas (ao menos os pandas-gigantes) possuem narizes com formatos triangulares!

O nariz do urso da foto é redondo (à direita). Ursos pandas (ao menos os pandas-gigantes) possuem narizes com formatos triangulares (à esquerda)!

Portanto, somente por esse motivo já poderíamos descartar a possibilidade de estarmos diante de urso panda (panda-gigante) verdadeiro. Simples assim.

Uma Outra Versão Circulou Sobre Essa Foto

Ao longo dos anos surgiu uma outra versão para essa foto:

Este é um panda de verdade. A China tem essa ‘Diplomacia Panda’ e este espécime será enviado ao Japão como um gesto de amizade. Por razões de segurança, ele se senta como passageiro com seu tratador, não em uma gaiola. Usa cinto de segurança, fralda, e come bambus.

Essa “Diplomacia Panda”, que inclusive foi citada pelo blog “É Isso Mesmo?”, é um termo que representa a utilização de pandas-gigantes, por parte da China, como presentes diplomáticos/empréstimos para outros países. O objetivo? O estreitamento de laços comerciais, alianças estratégicas e demais vínculos nos mais diversos setores. Enfim, nada mais do que o uso de animais como moeda política. Um ponto interessante a se destacar é que essa não é uma prática exclusivamente chinesa. Outros animais, considerados raros, também já foram presenteados por outros países, assim como a Mongólia e as Filipinas, com tais objetivos.

Entretanto, não há nenhum indício que a foto represente quaisquer ações diplomáticas. Na verdade, é bem possível que se trate de uma encenação. Alguém simplesmente pode ter colocado um panda de pelúcia naquela posição, tirado uma foto, e mandado para amigos, por exemplo. E, uma vez publicado na internet…

Conclusão

Fora de Contexto! Embora a foto, em princípio, seja verdadeira (aparentemente não se trata de uma manipulação digital), não estamos diante de um panda de verdade. Trata-se tão somente de um panda de pelúcia! Além disso, toda a narrativa de pandas usando cintos de segurança, fraldas e viajando em assentos, assim como um ser humano, foge da realidade relacionada ao transporte desses animais.

A prática de disseminar fotos manipuladas digitalmente e fora de seus contextos originais aparenta ser rotineira por parte da página “Universo Fantástico”. E, assim como dissemos num artigo anterior, a página apresenta-se como sendo de responsabilidade do “Grupo HU Viagens e Turismo S.A.”, mais conhecido como “HURB” (Hotel Urbano), cujo principal produto é a venda de diárias em hotéis, e que se descreve como a agência de viagem online líder do Brasil. Até o presente momento, o “HURB” não se pronunciou sobre o assunto.

Continue lendo
3 Comentários

3 Comments

  1. Alexandre Mendes

    30 de dezembro de 2019 em 10:55

    MAs o mais legal, é o comentario da usuaria da pag do facebook querendo que a cias aereas liberem para que os passageiros levem seus pets na cabine… Ja pensou aquele povo que cria porco ou dragão de komodo? e as crianças que adoram cobras e escorpioes? ja pensou isso em um voo

  2. Cesar Crash

    31 de dezembro de 2019 em 18:31

    Apenas os pandas-gigantes são ursos-panda. A história taxonômica desses grupos é bem complicada, confusa e interessante, mas acho que não há controvérsias hoje, pandas-gigantes são ursídeos, pandas-vermelhos são algo aparentado dos mustelídeos (texugo, doninha, lontra, ariranha) e dos texugos.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo