Sereia encontrada em Kiryat Yam, no Iraque! Verdade ou farsa?

Share Button

Vídeo mostra uma suposta sereia em uma praia do Iraque. Mas será que essa história é real? Descubra conosco.

O filme de menos de um minuto de duração apareceu na web em maio de 2013 e nele podemos ver o que parece ser um animal com características humanas e com cauda de peixe, em cima de uma rocha. O texto que o acompanha afirma que o fato teria ocorrido em Kiryat Yam, no Iraque.

Quando ele (ou ela) percebe que está sendo filmado(a), sai se arrastando pelas pedras e se joga na água.

Sereia encontrada em praia do Iraque! Verdadeiro ou falso? (Reprodução/YouTube)

Sereia encontrada em praia do Iraque! Verdadeiro ou falso? (Reprodução/YouTube)

O cinegrafista e seu amigo ficam assustados com a cena que acabaram de presenciar. Afinal, eles teriam presenciado (e filmado) uma das lendárias sereias…

Dá uma olhada no vídeo e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso:

 

Verdadeiro ou falso?

O vídeo é falso! Ele foi feito pela equipe de produção de um pseudodocumentário produzido para o canal de TV por assinatura Animal Planet.

O “mockumentary” (nome dado aos documentários falsos que são feitos para parecem reais) estreou no canal no dia 26 de maio de 2013 com o nome de “The New Evidence” – uma continuação do falso documentário sobre sereias que foi apresentado em 2012 na mesma emissora e que mostramos aqui no E-farsas há poucos dias.

Reprodução/YouTube

Outro vídeo de sereia capturada que pesquisamos em maio de 2013. Esse também era um pseudodocumentario do Animal Planet! (Reprodução/YouTube)

Da mesma forma como fizeram no documentário anterior, o New Evidence usou e abusou de efeitos especiais para mostrar o fascínio que muitas pessoas tem pelas sereias.

 

Recorde de Audiência

De acordo com o jornal Huffington Post, a transmissão do programa foi a mais assistida na história da Animal Planet com cerca de 3,6 milhões de telespectadores!

No vídeo abaixo, um usuário do YouTube analisou as imagens da sereia e encontrou diversos erros que denunciam a fraude como, por exemplo, as sombras da sereia nas pedras. O texto está em inglês, mas dá pra entender alguma coisa:

 

[Atualização: 08 de junho de 2013]

Como o vídeo acima está afirmando que essa história da sereia é real (mesmo apontando falhas nas sombras e nas luzes), achamos por bem publicar outro filme com outras análises desse mesmo viral.

O texto do vídeo está em espanhol e observa diversas falhas no filme da sereia que vão desde as reações do ator à problemas (propositais) no foco e na qualidade das imagens:

 

[Atualização 10 de junho de 2013]

Ao contrário do que muitos sites e blogs estão afirmando, conforme observado pelo leitor Newton Silva, nos comentários, Kiryat Yam fica em Israel e não no Iraque.

 

Conclusão

Não foi dessa vez que foi provada a existência de sereias! O vídeo é falso e foi criado por uma produtora para um documentário de TV.

Share Button
Animais, Conspirações, Falso, Viral
, , , , , , ,

Comente pelo Facebook

37 comentários

    • Gilmar Lopes
      Author

      Eu também achei estranho esse repentino interesse por sereias… Como você pode notar, essa já é a terceira publicação que fizemos sobre o assunto em poucos dias.
      Mas estamos adorando! :)

      • kauana

        olha você deveria acreditar por que se você sonhar com isso é um problema as sereias podem ou não ser reais mais ai fica seu critério só acho que se não acreditar ira acontecer uma coisa horrivel com a pessoa que leu e não me pergunte o que? ira ter que descobrir sozinho(a)

  1. Daniela Ribeiro Petrili

    Boa tarde.

    Sou professora de inglês e o vídeo que você postou, alegando que aponta evidência de fraude, na verdade está apontando evidências que a sereia é 100% verdadeira. Veja, ao final do vídeo, aparecem os dizeres: “Mermaid: 100% true” ou seja “Sereia: 100% verdadeira”. Os comentários sobre o rosto e as mãos brancas e a sombra da cauda da sereia também sinalizam a veracidade do vídeo. Obviamente, este vídeo deve ser falso, mas infelizmente não serve para apoiar as evidências que o mesmo é falso, como você alega.

    Estou disponível caso queira contratar meus serviços de tradutora 😉

    Sempre acompanho o site, por isso estou dando um toque. Não pode haver fatos aqui que deem margem à perda da credibilidade de um site tão importante e esclarecedor para nós, leigos usuários da rede.

    Daniela Petrili

    • Gilmar Lopes
      Author

      Verdade… notei isso hoje! :(

      Mas como você pode notar no próprio vídeo há algumas falhas nas sombras.
      Obrigado pela ajuda!

  2. Andreia

    Caramba… como vcs são mais ignorantes que os crentes. O video é real, não tem montagem nenhuma. Agora saber o que é isso é outra coisa. Não eh um video feito pela “equipe de produção” do Animal Planet. Falar isso sim que é uma farsa. O video apenas foi divulgado no canal. Acho que o e-farsas precisa pesquisar melhor, e não sair com informações erradas. Além de entrar pra um cursinho de inglês, rapaz!!

      • Vitor Carvalho

        Será que só eu li: “O “mockumentary” (nome dado aos documentários falsos que são feitos para parecem reais)…” que está no texto do e-farsas???

      • Andreia

        Gilmar.. olha na verdade não se tem certeza. Veja bem: o documentário, sim, é farsa. Mas no final eles dizem que junto à história fictícia foram colocados vídeos amadores inéditos. Mas em lugar nenhum dizem se este é montado por eles ou não.
        Só achei de MUITO MAU GOSTO em busca de popularidade um canal anunciar um documentário inteiro como se fosse novidade!!! Não gosto desse estilo, ainda mais num canal pago.

  3. Galera,na minha opinião esse vídeo, é realmente verdadeiro, porq não tem como fazer photoshop em vídeos, acordem, sereia existe mesmo, eles dizem não ser verdadeira, porque imagina quantos pesquisadores que iram rodar o planeta inteiro para achala???. então por favor a pessoa que fez essa filmagem, divulgue em algum outro site, ou blog s/la, dizendo com suas próprias palavras que oque viu é realmente verdadeiro,sem duvidas nem uma isso no video é uma sereia mesmo! e não adianta vim tal “pesquisadores” (laranja). dizendo que é montagem e coisas do tipo. pois só a pessoa que filme sabe dizer, se é realmente uma sereia ou não!

    • Marcos A.

      Vídeos são apenas imagens em sequência, portanto, apesar de ser trabalhoso, qualquer vídeo pode ser editado, inclusive pelo Photoshop e ainda assim existem editores de vídeo poderosos, alguns usados pela industria cinematográfica, onde pode-se fazer alterações até com certa facilidade para quem tem algum grau de experiência.

      • Soriak

        Ou até pra quem não tem, rapazes… o After Effects, que é o “primo” do Photoshop, é um editor audiovisual bem simples, e com poucas semanas de estudos e tutoriais se pode fazer bons trabalhos. Abçz!

  4. leandro

    não acredito que estou lendo comentários aqui de pessoas que dizem que o vídeo é real, tem que ser muito idiota para acreditar que existem sereias, tenho certeza que as mesmas pessoas que estão defendendo que o vídeo é verdadeiro são as mesmas pessoas que acreditam em ets, duendes, saci perere, papai noel e etc kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  5. Rogério

    no dia que filmarem uma sereia de verdade e colocarem no Youtube, não vai fazer diferença alguma porque ninguém vai acreditar mesmo e todos vão dizer que é “fake”, “montagem”…Ainda hoje tem gente que não acredita que o homem foi a Lua, que tudo foi montagem da Nasa por causa da Guerra Fria…

  6. sol barbosa

    existe é real,e de humano não tem absolutamente nada,também não tem nada de magico ou sublime..sao animais no seu habitar natural,nao sei qual é o espanto com estas criaturas.acho bem k eles continuem sem aparecer muito.senao teremos outro género de sushi breve,breve.este vídeo da me cala frios.até mesmo por ver k o animal,conheçido como sereia,tem medo dos humanos. É estes dois quando irao aparecer e dar uma entrevista relatando exactamente o que houve??

  7. Pingback: Sereia encontrada em Kiryat Yam, no Iraque! Verdade ou farsa? : E … | A Verdade Sobre

  8. Pingback: Sereias existem? | Ambientalistas em rede

  9. E que Elvis não morreu;..rsssss
    Infelizmente quem acredita, não precisa de provas e quem não acredita continua sem acreditar mesmo com todas as provas do mundo…..Eu pertenço ao primeiro grupo e assumo isso!

  10. Raquel

    Iisso nada mais é especulação. Como biologa posso dizerr que na ciência há fralsas evidencias d tipo “parece real”. AcoooooooOOdem!

  11. Na minha opnião…sereias existem sim,lá na época dos Incas eles ja falavam em seres aquaticos semelhantes ao ser humano e esse tipo de coisa ñ sai assim do nada.Muitos animais se adaptam em ambientes diversos,então vale apena confiar nesse tipo de teoria.Mas como os seres humanos são destrutivos e entram em pânico com coisas desconhecidas prefiro até q nós nunca os achem.

  12. As pessoas preferem acreditar em algo menos improvável como os ET´s e gastam milhoes em pesquisa pára descobrir se existe algum ser fora de nosso planeta, do que acreditar em evidencias simples de foces encontrados recentemente devido ao uso indevido de sonar. A menos de 100 anos não se sabia comprovar a existem dos dinossaros e durante esse interrim descobriram que eles realmente existiram. Acredito que essa seja mais uma especie marinha, se é inteligente ou não e outra coisa, e eu não sou daquelas que acreditam que o homem veio do macaco,pensem nisso.

  13. Renatto

    Eu assisti os dois documentários e não foi afirmado que os videos ai acima são verdadeiros, pelo contrario, o vídeo da sereia na pedra foi identificado como falso no próprio documentário.
    Se elas existem ou não, será provado em breve, porque observe só, a noaa demitiu os biologos antes de se fazer um documentario, as provas que eles levaram anos para juntar a marinha confiscou e considerou segredo de estado, os pesquisadores todos foram afastados da midia, uma nova prova foi confiscada pela marinha, a discovery e o planet disseram que eram mentira e simplesmente vem uma prova nesse ano mesmo que calou a todos.
    Se é mentira, porque o empenho de provar que é mentira se outras mentiras não exige esse empenho de todas as repartições governamentais?
    Abram os olhos!

  14. Jorge Oliveira

    Engraçado, já vi pinguim morto a beira da praia, resto de tubarão, já vi baleia encalhada, mais nunca vi nenhuma sereia.
    Oras, que existem “n” espécies não catalogadas, isto é plausível, porém, um ser que viaja com baleias, habita profundezas do oceano (mais de 11 mil m.c.a de pressão)onde um submarino comum não resite a pressão, o macaquinho aquático, a lendária Yara com seus 2,5m de comprimento ( a julgar pelas imagens, da calda a ponta dos dedos esticados), com sua estrutura óssea similar a dos humanos consegue…
    Eita, quanta criatividade, o macaquinho da água salgada convive com golfinhos, luta contra tubarões e viaja nas costas das jubartes,quando querem fazer um tour pelo planeta, viajam de Baleia Azul, e tem o incrível poder da invisibilidade, pois nunca ninguém capturou uma sereia, nenhum baleeiro, que conseguiu dizimar a população de Baleias Azuis, que viviam nos grandes oceanos, ninguém, foi capaz de capturar um macaquinho aquático sequer…
    Mais fácil acreditar que tem homem que anda sobre as águas ou que faz água virar vinho, se bem, que seria melhor transformar em uísque…kkkkk

  15. TONY MONTEIRO

    Interessante… tal qual o ridículo quadro do Fantástico, DETETIVE VIRTUAL, vocês criticaram esse e outros vídeos sobre o mesmo tema, dizendo que são fakes; afirmando, ainda, que, até o presente momento, não há evidências sobre a existência de sereias. Será mesmo?
    No caso do Fantástico, eles contrataram dois debiloides, metidos a expert em Computação Gráfica 3D, que simplesmente foram pagos para dizer besterois! Entre esses besterois, disseram que “seria impossível ter aquela sombra do estranho ser, já que o tempo estava nublado. Ora, os dois idiotas simplesmente não sabem a diferença entre uma “sombra” e uma “imagem refletida”! Uma rocha marinha,como aquela, é constantemente fustigada pelas ondas do mar e, não raro, estão sempre molhadas, fazendo da superfície molhada verdadeiros espelhos. E o que é que os espelhos fazem? – Refletem imagens! Portanto, o que se vê no vídeo é a “imagem refletida” do ser na superfície molhada da rocha, e não a sua “sombra”! E esse equívoco dos debiloides foi a única coisa que eles acharam que estava errada no vídeo. Por isso eles falaram que o vídeo era fake e o truque tinha sido feito por computação gráfica; porém, não falaram nada sobre a técnica utilizada! Mas … falar o quê? Que técnica? – Ora, não houve aplicação de nenhuma técnica digital na produção do vídeo; portanto, as imagens apresentadas nele são 100% autênticas e o ser que estava na rocha ( que não é nenhum animal marinho conhecido; muito menos uma foca como já disseram) realmente existe, e tal espécie já foi vista por milhares de pessoas, ao longo dos séculos!
    Vou explicar porque estou convicto da autenticidade das imagens desse vídeo e de uns poucos outros que já vi. Eu entendo de computação gráfica, e o que faz um profissional ser um “expert” na área não é o seu conhecimento e capacidade de operar um programa de vetorização de imagens para renderização 2D ou 3D, com ou sem movimento, e sim, a sua capacidade de observação de imagens (fotos ou vídeos) para verificar se há o não justaposição de imagens no conjunto. No caso de imagens estáticas (fotos), o principal fator determinante é a observação “pixel a pixel”. Muitas imagens foram tecnicamente consideradas “falsas” porque o elemento justaposto apresentava o tamanho do pixel diferente do da imagem principal. Além disso, outros elementos como proporção e iluminação auxiliam na identificação de uma foto falsa. No caso de imagens em movimento, além dos mesmos fatores que servem para analisar as fotos, o fator mais determinante são os “movimentos” do elemento que se supõe tenha sido justaposto. Por mais que seja apurada a técnica 3D, ela não reproduz os movimentos reais de um ser vivo ( o andar, o nadar, o movimento da cabeça, da boca, dos olhos, do corpo, dos membros, da própria sombra, etc). Basta prestar atenção a filmes como Jurassic Park ou, até mesmo, aos movimentos da LU, a apresentadora virtual do Magazine Luiza, para perceber essa falta de realidade! E, ao contrário disso, os movimentos desse ser mostrado no vídeo são perfeitos, reais! Seu arrastar sobre a rocha, o giro do corpo, o movimento dos braços ao escalar a parte superior da rocha, são todos autênticos! Além disso, o vídeo foi filmado de muito longe e a ampliação das imagens torna-se desastrosas, já que haverá deformação nos pixels ampliados! Portando,ele não serve para fazer justaposição de imagens para se ter um resultado satisfatório. O VÍDEO É AUTÊNTICO! Mas … se vocês ainda duvidam, façam o que o DETETIVE VIRTUAL não fez, a saber:
    a) Apresentem o autor da trucagem digital;
    b) Mostrem o vídeo original da rocha de Israel, sem a sereia;
    c) Mostrem a sereia sendo renderizada (criada) num programa gráfico e o posterior filme dela;
    d) Mostre o momento em que o vídeo da sereia está sendo justaposto para criar esse vídeo apresentado no Youtube.
    Se conseguirem fazer isso, retiro tudo o que eu disse acima e passo a acreditar em vocês e no DETETIVE VIRTUAL. Porém, se ficarem agindo apenas como “papagaios”, imitando os outros, sem realmente pesquisarem sobre os temas abordados no site, o trabalho de vocês logo, logo, estará condenado ao descrédito e ao fracasso!

    • Gilmar Lopes
      Author

      Nem precisa ir muito longe para atestar que esse vídeo é falso! Se você ler o nosso artigo vai notar que o próprio Animal Planet explica que todo o documentário é falso. Todos os seres mitológicos apresentados são feitos com a ajuda de computadores e de atores fantasiados.
      Obrigado pelo comentário

  16. TONY MONTEIRO

    Caro Gilmar Lopes,
    Antes de tudo, obrigado por publicar, na íntegra, o meu comentário; porém, a sua resposta não ajudou muito,ou seja, não esclareceu nada a não ser a sua convicção de que não só o vídeo é fake, mas, também, a própria história
    das sereias reais. Até aí, tudo OK! Cada um é livre para acreditar ou não nas coisas que povoam o mundo imaginário ou o real. Mas, o propósito do meu comentário não foi contestar a sua crença ou não nas sereias e sim, alertar sobre
    como o seu site está sendo conduzido diante de vários temas polêmicos. Ora, se o objetivo do e-farsas é esclarecer se algo é ou não verdadeiro então … que mostre as provas para nós,internautas. Portanto, está lançado o desafio em relação ao vídeo da Sereia de Israel e a outros vídeos polêmicos que, porventura, você publicar no site: gostaria que você mostrasse para o seu público o seguinte (que consta no meu comentário):
    a) Apresentem o autor da trucagem digital;
    b) Mostrem o vídeo original da rocha de Israel, sem a sereia;
    c) Mostrem a sereia sendo renderizada (criada) num programa gráfico e o posterior filme dela;
    d) Mostre o momento em que o vídeo da sereia está sendo justaposto para criar esse vídeo apresentado no Youtube.
    A título de exemplo de como o seu site deveria proceder, segue abaixo alguns links de vídeos,cujo tema foi a aparição de dois anjos no céu da cidade de Boa Vista. O vídeo bombou na rede mundial e não precisa dizer que vários evangélicos acreditaram (e, talvez, continuem acreditando) que aquilo era um dos sinais da Volta de Jesus (kkkkk). É claro que, quando vi o vídeo pela primeira vez, percebi de cara que se tratava de computação gráfica por apenas três motivos: 1) Diferença de pixels dos elementos; 2) Proporção das imagens: se fossem reais, os anjos seriam do tamanho de um avião grande; e 3) Anjos e demônios não existem; muito menos com asas. A representação das asas nesses seres sobrenaturais vista nas imagens antigas serve apenas para indicar que eles vieram do céu. Vamos aos links: o primeiro link mostra o vídeo dos anjos que foi amplamente visualizado na Internet. O segundo e terceiro links mostram o trabalho que vocês deveriam está fazendo nesse site, ou seja, as provas de que algo é falso ou verdadeiro. No segundo vídeo é mostrado como os anjos foram colocados sobre o vídeo do céu de Boa Vista. O terceiro vídeo é sobre uma entrevista por celular com o autor do trabalho.
    É desse jeito que todos nós gostaríamos que o seu site trabalhasse!
    Um abraço e boa sorte!
    VIDEO DOS ANJOS NO CÉU DE BOA VISTA, QUE CIRCULA PELA INTERNET
    https://www.youtube.com/watch?v=fuCZq4pJjtc

    VIDEO QUE MOSTRA O PROCESSO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA UTILIZADO
    https://www.youtube.com/watch?v=ojnQAF-1_9U

    VIDEO DA ENTREVISTA COM O AUTOR QUE FEZ A COMPUTAÇÃO GRÁFICA DOS ANJOS
    https://www.youtube.com/watch?v=YLpSvDiW03c

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *