E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube

Sereia encontrada em Kiryat Yam, no Iraque! Verdade ou farsa?

Postado por Gilmar Lopes no dia 7 de junho de 2013 116 Comentários
Share Button

Vídeo mostra uma suposta sereia em uma praia do Iraque. Mas será que essa história é real? Descubra conosco.

O filme de menos de um minuto de duração apareceu na web em maio de 2013 e nele podemos ver o que parece ser um animal com características humanas e com cauda de peixe, em cima de uma rocha. O texto que o acompanha afirma que o fato teria ocorrido em Kiryat Yam, no Iraque.

Quando ele (ou ela) percebe que está sendo filmado(a), sai se arrastando pelas pedras e se joga na água.

Sereia encontrada em praia do Iraque! Verdadeiro ou falso? (Reprodução/YouTube)

Sereia encontrada em praia do Iraque! Verdadeiro ou falso? (Reprodução/YouTube)

O cinegrafista e seu amigo ficam assustados com a cena que acabaram de presenciar. Afinal, eles teriam presenciado (e filmado) uma das lendárias sereias…

Dá uma olhada no vídeo e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso:

 

Verdadeiro ou falso?

O vídeo é falso! Ele foi feito pela equipe de produção de um pseudodocumentário produzido para o canal de TV por assinatura Animal Planet.

O “mockumentary” (nome dado aos documentários falsos que são feitos para parecem reais) estreou no canal no dia 26 de maio de 2013 com o nome de “The New Evidence” – uma continuação do falso documentário sobre sereias que foi apresentado em 2012 na mesma emissora e que mostramos aqui no E-farsas há poucos dias.

Reprodução/YouTube

Outro vídeo de sereia capturada que pesquisamos em maio de 2013. Esse também era um pseudodocumentario do Animal Planet! (Reprodução/YouTube)

Da mesma forma como fizeram no documentário anterior, o New Evidence usou e abusou de efeitos especiais para mostrar o fascínio que muitas pessoas tem pelas sereias.

 

Recorde de Audiência

De acordo com o jornal Huffington Post, a transmissão do programa foi a mais assistida na história da Animal Planet com cerca de 3,6 milhões de telespectadores!

No vídeo abaixo, um usuário do YouTube analisou as imagens da sereia e encontrou diversos erros que denunciam a fraude como, por exemplo, as sombras da sereia nas pedras. O texto está em inglês, mas dá pra entender alguma coisa:

 

[Atualização: 08 de junho de 2013]

Como o vídeo acima está afirmando que essa história da sereia é real (mesmo apontando falhas nas sombras e nas luzes), achamos por bem publicar outro filme com outras análises desse mesmo viral.

O texto do vídeo está em espanhol e observa diversas falhas no filme da sereia que vão desde as reações do ator à problemas (propositais) no foco e na qualidade das imagens:

 

[Atualização 10 de junho de 2013]

Ao contrário do que muitos sites e blogs estão afirmando, conforme observado pelo leitor Newton Silva, nos comentários, Kiryat Yam fica em Israel e não no Iraque.

 

Conclusão

Não foi dessa vez que foi provada a existência de sereias! O vídeo é falso e foi criado por uma produtora para um documentário de TV.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

30 respostas para “Sereia encontrada em Kiryat Yam, no Iraque! Verdade ou farsa?”

  1. Paulo Henrique Guimaraes Ramos Junior disse:

    Bom dia,
    Estranho essa preocupacao com este tema…
    Bom final de semana a todos.

    • Gilmar Lopes disse:

      Eu também achei estranho esse repentino interesse por sereias… Como você pode notar, essa já é a terceira publicação que fizemos sobre o assunto em poucos dias.
      Mas estamos adorando! :)

    • Ivan Soares disse:

      Eu to acreditando nesse vídeo…

      • kauana disse:

        olha você deveria acreditar por que se você sonhar com isso é um problema as sereias podem ou não ser reais mais ai fica seu critério só acho que se não acreditar ira acontecer uma coisa horrivel com a pessoa que leu e não me pergunte o que? ira ter que descobrir sozinho(a)

  2. Daniela Ribeiro Petrili disse:

    Boa tarde.

    Sou professora de inglês e o vídeo que você postou, alegando que aponta evidência de fraude, na verdade está apontando evidências que a sereia é 100% verdadeira. Veja, ao final do vídeo, aparecem os dizeres: “Mermaid: 100% true” ou seja “Sereia: 100% verdadeira”. Os comentários sobre o rosto e as mãos brancas e a sombra da cauda da sereia também sinalizam a veracidade do vídeo. Obviamente, este vídeo deve ser falso, mas infelizmente não serve para apoiar as evidências que o mesmo é falso, como você alega.

    Estou disponível caso queira contratar meus serviços de tradutora ;)

    Sempre acompanho o site, por isso estou dando um toque. Não pode haver fatos aqui que deem margem à perda da credibilidade de um site tão importante e esclarecedor para nós, leigos usuários da rede.

    Daniela Petrili

  3. Andreia disse:

    Caramba… como vcs são mais ignorantes que os crentes. O video é real, não tem montagem nenhuma. Agora saber o que é isso é outra coisa. Não eh um video feito pela “equipe de produção” do Animal Planet. Falar isso sim que é uma farsa. O video apenas foi divulgado no canal. Acho que o e-farsas precisa pesquisar melhor, e não sair com informações erradas. Além de entrar pra um cursinho de inglês, rapaz!!

    • Gilmar Lopes disse:

      Obrigado pelo contato e pela opinião! Eu também queria que o vídeo da sereia fosse real, mas não é!

      • Vitor Carvalho disse:

        Será que só eu li: “O “mockumentary” (nome dado aos documentários falsos que são feitos para parecem reais)…” que está no texto do e-farsas???

      • Andreia disse:

        Gilmar.. olha na verdade não se tem certeza. Veja bem: o documentário, sim, é farsa. Mas no final eles dizem que junto à história fictícia foram colocados vídeos amadores inéditos. Mas em lugar nenhum dizem se este é montado por eles ou não.
        Só achei de MUITO MAU GOSTO em busca de popularidade um canal anunciar um documentário inteiro como se fosse novidade!!! Não gosto desse estilo, ainda mais num canal pago.

  4. Galera,na minha opinião esse vídeo, é realmente verdadeiro, porq não tem como fazer photoshop em vídeos, acordem, sereia existe mesmo, eles dizem não ser verdadeira, porque imagina quantos pesquisadores que iram rodar o planeta inteiro para achala???. então por favor a pessoa que fez essa filmagem, divulgue em algum outro site, ou blog s/la, dizendo com suas próprias palavras que oque viu é realmente verdadeiro,sem duvidas nem uma isso no video é uma sereia mesmo! e não adianta vim tal “pesquisadores” (laranja). dizendo que é montagem e coisas do tipo. pois só a pessoa que filme sabe dizer, se é realmente uma sereia ou não!

    • Vitor Carvalho disse:

      Uma correção, Leandro Ferreira: o Photoshop (em sua versão CS 6) permite a edição de vídeo. Porém, é trabalhoso.

    • Marcos A. disse:

      Vídeos são apenas imagens em sequência, portanto, apesar de ser trabalhoso, qualquer vídeo pode ser editado, inclusive pelo Photoshop e ainda assim existem editores de vídeo poderosos, alguns usados pela industria cinematográfica, onde pode-se fazer alterações até com certa facilidade para quem tem algum grau de experiência.

  5. newton silva disse:

    kiryat yam fica em Israel e não no Iraque. Veja aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Kiryat_Yam

  6. leandro disse:

    não acredito que estou lendo comentários aqui de pessoas que dizem que o vídeo é real, tem que ser muito idiota para acreditar que existem sereias, tenho certeza que as mesmas pessoas que estão defendendo que o vídeo é verdadeiro são as mesmas pessoas que acreditam em ets, duendes, saci perere, papai noel e etc kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  7. Rogério disse:

    no dia que filmarem uma sereia de verdade e colocarem no Youtube, não vai fazer diferença alguma porque ninguém vai acreditar mesmo e todos vão dizer que é “fake”, “montagem”…Ainda hoje tem gente que não acredita que o homem foi a Lua, que tudo foi montagem da Nasa por causa da Guerra Fria…

  8. sol barbosa disse:

    existe é real,e de humano não tem absolutamente nada,também não tem nada de magico ou sublime..sao animais no seu habitar natural,nao sei qual é o espanto com estas criaturas.acho bem k eles continuem sem aparecer muito.senao teremos outro género de sushi breve,breve.este vídeo da me cala frios.até mesmo por ver k o animal,conheçido como sereia,tem medo dos humanos. É estes dois quando irao aparecer e dar uma entrevista relatando exactamente o que houve??

  9. [...] Sereia encontrada em Kiryat Yam, no Iraque! Verdade ou farsa? : E … [...]

  10. pedro ACOSTA disse:

    e concordo com que dis nada vai se verdadeiro senpre alquem vai diser ser falso …….

  11. Morganalu disse:

    E que Elvis não morreu;..rsssss
    Infelizmente quem acredita, não precisa de provas e quem não acredita continua sem acreditar mesmo com todas as provas do mundo…..Eu pertenço ao primeiro grupo e assumo isso!

  12. Raquel disse:

    Iisso nada mais é especulação. Como biologa posso dizerr que na ciência há fralsas evidencias d tipo “parece real”. AcoooooooOOdem!

  13. Chelly disse:

    Na minha opnião…sereias existem sim,lá na época dos Incas eles ja falavam em seres aquaticos semelhantes ao ser humano e esse tipo de coisa ñ sai assim do nada.Muitos animais se adaptam em ambientes diversos,então vale apena confiar nesse tipo de teoria.Mas como os seres humanos são destrutivos e entram em pânico com coisas desconhecidas prefiro até q nós nunca os achem.

  14. As pessoas preferem acreditar em algo menos improvável como os ET´s e gastam milhoes em pesquisa pára descobrir se existe algum ser fora de nosso planeta, do que acreditar em evidencias simples de foces encontrados recentemente devido ao uso indevido de sonar. A menos de 100 anos não se sabia comprovar a existem dos dinossaros e durante esse interrim descobriram que eles realmente existiram. Acredito que essa seja mais uma especie marinha, se é inteligente ou não e outra coisa, e eu não sou daquelas que acreditam que o homem veio do macaco,pensem nisso.

  15. Renatto disse:

    Eu assisti os dois documentários e não foi afirmado que os videos ai acima são verdadeiros, pelo contrario, o vídeo da sereia na pedra foi identificado como falso no próprio documentário.
    Se elas existem ou não, será provado em breve, porque observe só, a noaa demitiu os biologos antes de se fazer um documentario, as provas que eles levaram anos para juntar a marinha confiscou e considerou segredo de estado, os pesquisadores todos foram afastados da midia, uma nova prova foi confiscada pela marinha, a discovery e o planet disseram que eram mentira e simplesmente vem uma prova nesse ano mesmo que calou a todos.
    Se é mentira, porque o empenho de provar que é mentira se outras mentiras não exige esse empenho de todas as repartições governamentais?
    Abram os olhos!

  16. Andreyna disse:

    eu achor quer essa estoria é reslmente falsa . só eu veno com meus propios olhos pra mim acredita. ser relmente é ou nao é verdade

Deixe uma resposta

Mais Populares de 2014

Médico italiano Tullio Simoncini e a cura do câncer com bicarbonato!

Texto exalta a eficácia de um tratamento a base de ...

Mundial do Medo: Revista France Football reclama da Copa no Brasil

Será verdade que foi publicada uma matéria falando mal da ...

O aplicativo Talking Angela foi hackeado por um estuprador!

Aviso que se espalhou pelas redes sociais afirma que o ...

Assista ao bate-papo do @Efarsas e o @Ceticismo no YouTube!

No dia 09 de fevereiro de 2014, Gilmar Lopes conversou ...

DNA de crânios alongados de Paracas é de origem alienígena?

Descobertos em 1928, coleção de crânios alongados pode não ser ...