Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Um guia humoristicamente macabro sobre amputação é realmente autêntico?

Falso

Um guia humoristicamente macabro sobre amputação é realmente autêntico?

Um guia humoristicamente macabro sobre amputação é realmente autêntico?

De tempos em tempos, um perfil chamado “History Lovers Club“, no Twitter, divulga a imagem de um peculiar guia. Denominado “The Gentleman’s Guide to Amputation” (“O Guia dos Cavalheiros para Amputação”, em português), o infográfico sempre é divulgado sem nenhum contexto. Ao se deparar com os tuítes, no entanto, presume-se que seja autêntico e muito antigo, embora humoristicamente macabro. Isso porque o perfil destina-se a divulgação de fotos supostamente históricas.

Para vocês terem uma ideia, esse perfil, segundo o Snopes, já divulgou esse infográfico ao menos cinco vezes desde março de 2017 (1, 2, 3, 4, 5)! A última vez recentemente, no dia 12 de setembro de 2019! Para completar, em todas as vezes sempre houve um expressivo número de compartilhamentos (retuítes).

Confira o respectivo guia, abaixo:

Tuíte do perfil “History Lovers Club”.

Entretanto, será que estamos realmente diante de um guia autêntico e histórico? Qual a origem desse infográfico? As ilustrações realmente representam alguma técnica antiga de amputação? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Enquanto documento histórico, o infográfico denominado “The Gentleman’s Guide to Amputation” (“O Guia dos Cavalheiros para Amputação”, em português) é falso! Na verdade, esse infográfico é tão somente uma arte de uma ilustradora conhecida como “Onorobo” e foi originalmente publicado em outubro de 2011. Portanto, não é tão antigo assim e muito menos histórico!

Ao publicar esse infográfico, em sua conta no Tumblr, Onorobo escreveu que havia desenhado o guia em virtude de uma aula.

O infográfico é tão somente uma arte de uma ilustradora conhecida como “Onorobo”.

Por Outro Lado…

Entretanto, boa parte das ilustrações contidas no infográfico realmente refletem algumas práticas cirúrgicas comuns do século XIX. E como sabemos isso? Bem, deem uma olhada abaixo em autênticas ilustrações criadas pelo artista e litográfico francês Nicolas Henri Jacob:

Autênticas ilustrações criadas pelo artista e litográfico francês Nicolas Henri Jacob.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

 

Essas ilustrações aparecem no sexto volume da coleção “Traité complet de l’anatomie de l’homme: comprenant la médicine opératoir“, de 1839!

Essa coleção, por sua vez, foi publicada em oito volumes entre 1831 e 1854, e reeditada em 1866-1871 com ilustrações adicionais e texto revisado. O trabalho abrangeu a anatomia, começando com um volume sobre anatomia cirúrgica e terminando com um volume sobre embriologia e anatomia microscópica. Vários outros médicos eminentes, incluindo Claude Bernard e Ludovic Hirschfeld, também contribuíram para o trabalho. Os desenhos foram feitos por Nicolas-Henri Jacob (1782-1871).

Não é a Primeira Vez que o Perfil “History Lovers Club” Publica Algo Carecendo ou Fora do Seu Contexto Original

Infelizmente, o perfil “History Lovers Club“, no Twitter, frequentemente publica fotos, supostamente históricas, retirando-as do seu contexto original. Muitas vezes, tais fotos são descritas de uma forma, mas representam algo totalmente diferente. Já em outras ocasiões as fotos são bem mais modernas do que alegam. Portanto, tomem muito cuidado com as informações fornecidas por essa conta, combinado?

Recentemente, mostramos a péssima colaboração desse mesmo perfil em relação ao “homem petrificado” de Pompeia encontrado numa “ingrata posição”. O perfil alegou sucessivas vezes ao longo do tempo, que se tratava de um homem pego se masturbando durante a erupção do Vesúvio. No entanto, não há nada suportando essa versão, muito pelo contrário.

Acessem o artigo abaixo para conferir mais detalhes sobre esse outro caso:

Conheça a verdade sobre a “ingrata posição” do homem “petrificado” de Pompeia!

Conclusão

Enquanto documento antigo e histórico, o infográfico denominado “The Gentleman’s Guide to Amputation” (“O Guia dos Cavalheiros para Amputação”, em português) é falso.

Contudo, boa parte das ilustrações contidas no infográfico realmente refletem práticas cirúrgicas comuns do século XIX. Até mesmo um certo “humor negro” era algo comum de ser retratado em relação aos procedimentos de amputação. Um desenho humorístico datado de 1902, por exemplo, mostra o que seria um cirurgião descansando e tomando um gole de champanhe, ao mesmo tempo que um médico e uma enfermeira se agarram ao fundo, enquanto um paciente aos prantos aparece com uma das pernas parcialmente serrada.

Continue lendo
1 Comentário

1 Comentário

  1. Maria

    16 de setembro de 2019 em 21:53

    Eu não quero nem imaginar como é que eram essas coisas SEM ANESTESIA. Brrrrrrr, medo! 😐

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo