Um ovni deixou uma baleia cachalote em Oklahoma por engano?

Share Button

É verdade que um disco voador entregou uma enorme baleia de 12 metros em um local a 600 quilômetros de distância do oceano?

A notícia apareceu em diversos sites no final da primeira quinzena de fevereiro de 2017 e rapidamente tomou conta da web. De acordo com a manchete, as pessoas que limpam as margens de um rio no estado norteamericano de Oklahoma descobriram por acidente uma cachalote de 12 metros de comprimento encalhada!

Como não havia nenhum sinal de veículos nos arredores de onde o animal foi encontrado, muitos cogitaram a possibilidade de que um ovni a teria deixado cair lá.

Tem até fotos e vídeos do achado, mas será que isso é verdade mesmo:

Cachalote teria aparecido nas margens de um rio a 600 quilômetros da praia nos EUA! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

O vídeo com essa teoria foi postado no canal Ufomania e já teve centenas de milhares de visualizações em poucos dias:

 

Verdade ou farsa?

A primeira coisa que precisamos verificar é quando o fato teria ocorrido. Como o texto não especifica quando essa baleia teria aparecido em Oklahoma, os leitores podem achar que se trata de algo recente.

No entanto, uma busca por essa imagem no Google revela que essa baleia apareceu em um rio na França em julho de 2016.

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

Acontece que essa cachalote, na verdade, não é uma baleia real, mas uma obra de arte criada pelo grupo de artistas belgas chamado “Capitão Boomer“. De acordo com seu site, o grupo instala baleias falsas em zonas urbanas para despertar a curiosidade dos transeuntes e criar um efeito de surpresa com a natureza!

Em 2013, esses mesmos artistas colocaram uma dessas em Londres:

 

Origens

Aqui no Brasil, o site que parece ter sido o primeiro a publicar essa falsa notícia foi o Obrigado Pelos Peixes, que é voltado para a literatura de Douglas Adams (e, principalmente, brinca com os temas citados nos livros da série Guia dos Mochileiros das Galáxias).

Quem conhece a obra desse autor britânico sabe que há um episódio envolvendo uma baleia que cai dos céus:

 

Conclusão

A notícia é uma brincadeira criada por fãs do escritor já falecido Douglas Adams. A baleia não foi encontrada nos Estados Unidos, mas na França e foi feito por um grupo de artistas belgas!

*com a contribuição de Sakura Nakashima

Share Button
Animais, Falso, UFO, Viral
, , , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite esse numeros *