Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Uma faca feita com nióbio corta até aço! Será verdade?

Conspirações

Uma faca feita com nióbio corta até aço! Será verdade?

Uma faca feita com nióbio corta até aço! Será verdade?

Vídeo mostra uma faca que teria sido feito com o minério nióbio e, por isso, parece ser indestrutível e cortar até o aço! Será verdade?

O filminho é impressionante e mostra um homem testando uma faca que corta até aço! Ele começou a se espalhar na primeira semana de janeiro de 2019 e, segundo o texto que o acompanha, a durabilidade e resistência do objeto se deve à mistura do nióbio em sua composição.

O texto ainda afirma que o Brasil detém 97% das reservas mundiais de nióbio, mas que o produto está sendo vendido a preços irrisórios para o resto do mundo!

Será que isso é verdade?

Texto que acompanha o vídeo:

“Faca feita com Nióbio…. Minério existente em abundância em nosso país. O Brasil detém aproximadamente 97% da reserva mundial. Detalhe, na reserva Serra do Sol, em Roraima, há nióbio e outros minérios que são roubados do povo brasileiro. Lembram quem foi o presidente que demarcou a reserva?”

Verdade ou mentira?

No vídeo a seguir, feito por Lizandro Bertoni e publicado no YouTube em janeiro de 2019, é explicado que não é preciso uma faca ser feita de nióbio para cortar uma barra de aço, bastando, para isso, uma boa preparação:

A faca é de nióbio?

O vídeo que se espalhou nas redes sociais de uma apresentação de uma faca que seria feita com nióbio é do cuteleiro Álvaro Bahiense Pereira, que não afirma em nenhum momento (nem sequer nos comentários) que se trata de uma “faca de nióbio”. Veja o vídeo original:

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

A beleza da metalurgia.https://www.facebook.com/wm.art.personalize/

Posted by Álvaro Bahiense Pereira on Sunday, December 16, 2018

Em outro vídeo, Álvaro esclarece que as facas à venda na sua empresa são feitas com aço liga AISI 5160, cuja composição química – como podemos ver aqui – não apresenta traços de nióbio:

Fonte: https://www.infomet.com.br/site/acos-e-ligas-conteudo-ler.php?codConteudo=32

E nesse outro vídeo, a página da Wood Metal Art, onde Álvaro produz a sua belíssima arte, esclarece nos comentários que trata-se de uma lâmina feita a partir da mola de um Uno.

O mito do nióbio

Já falamos aqui no E-farsas a respeito da lenda em torno do nióbio e que muita gente acredita na falsa esperança de que esse minério poderá ser a salvação econômica do Brasil. Desmentimos aqui essa história quando falamos sobre a fake news que afirmava que uma cerca indestrutível teria sido feita com nióbio:

Uma cerquinha feita com Nióbio consegue segurar um caminhão?

Conclusão

A faca que é mostrada cortando uma barra de aço não é feita com nióbio. Trata-se de um belíssimo trabalho de um ferreiro e que, inclusive, está à venda através da fanpage da Wood Metal Art.

Continue lendo
42 Comentários

42 Comments

  1. Lucho

    6 de janeiro de 2019 em 12:35

    Mais uma dos niobirutas. Se o saudoso Stan Lee tivesse dado ouvidos aos brasileiros, jamais precisaria ter criado o vibranium e o adamantium.

    E daqui a pouco vão falar que na lâmina do facão tinha grafeno.

    • Ourives

      7 de janeiro de 2019 em 13:12

      Legal foi ouvir dois vendedores aqui na empresa falarem de que o Brasil tem metade das minas de grafeno do mundo.
      Daí eu quis morrer e fiquei mudo, pq morto não fala.

      • Lucho

        12 de janeiro de 2019 em 7:59

        “Legal foi ouvir dois vendedores aqui na empresa falarem de que o Brasil tem metade das minas de grafeno do mundo”

        Também já ouvi isso. Bem, não é a toa que é vendedor.

        Além disso, também já ouvi que o grafeno é um semimetal. Foi num desses canais de YT que ensina de tudo, mas que antes deveria aprender sobre o que ensina.

  2. Pingback: Uma faca feita com nióbio corta até aço! Será verdade? - Blog Ultradicas

  3. Edson

    6 de janeiro de 2019 em 15:17

    Já vi que isso aqui tem um dedo esquerdinha….fala sério

    • Samuel

      7 de janeiro de 2019 em 10:47

      Com certeza, até porque os direitistas não querem ter relação com nióbio. Nióbio é do DIABO!

  4. Lucho

    6 de janeiro de 2019 em 16:39

    Ah!! E uma coisa que eu esqueci de dizer. Muito legal o que o youtubeiro niobiruta fez. Pegou um vídeo do cuteleiro, sem a permissão dele (em outras palavras, ROUBOU), e colocou em seu canal para faturar e corroborar a agenda retardada dele. E tudo isso sem mencionar o autor original.

    Depois fica irritadinho com a UE por ela ter aprovado o artigo 13.

    • Joao

      7 de janeiro de 2019 em 11:52

      Vc só não disse que as propriedades do Niobio são fake ! Um cano de pistola normal,perde a alma ralada com pouco mais de 600 tiros, um cano com 2% de Niobio na liga aguenta 20000, tiros !

  5. José Carlos Kopf Fernandes (Zeca)

    6 de janeiro de 2019 em 17:32

    Diego, gosto muito de faca e admiro muito a sua eficácia no corte de um bom churrasco!! A pergunta que faço para você, é qual a faca e o tipo de aço para apresentação e corte de uma carne em um bom churrasco?? Qual o tipo de faca para se usar em um churrasco com amigos, facilitar e conservar o fio (corte). Admiro as facas imponentes de 12″.

    • Natannael Rodrigues

      12 de janeiro de 2019 em 11:11

      Acho que aços com boa porcentagem de carbono como 5170. Mas Procure por canais do YouTube e sites de cutelaria ou cuteleiros.quase todas as facas artesanais têm essa qualidade mostrada no vídeo.

    • Natannael Rodrigues

      12 de janeiro de 2019 em 11:14

      Acho que aços com boa porcentagem de carbono como 5170(acho que é esse o nome). Mas Procure por canais do YouTube e sites de cutelaria ou cuteleiros.quase todas as facas artesanais têm essa qualidade mostrada no vídeo.

  6. MARCIO APARECIDO DE SOUZA

    6 de janeiro de 2019 em 19:07

    Então só o Canadá que tem os 3% restante de niobio no mundo mantém a educação e a saúde com lucros do niobio.Duvidoso É esse site querendo enganar o povo,provavelmente com patrocínios de Itaú ,Bradesco

    • Gilmar Lopes

      7 de janeiro de 2019 em 7:02

      Você me garante que a educação e a saúde do Canadá são provenientes da venda do nióbio?

  7. Gilberto

    6 de janeiro de 2019 em 19:27

    E flagrante o intuito de desqualificar as propriedades tanto do niobio qto do grafeno.O fake é se a faca contém ou não Niobio.Tentem convencer a Maria Alice Setubal do ITAÚ que o Niobio não vale nada,os brasileiros descobriram que o Brasil tem muito mais que samba mulatas e carnaval

  8. José Tenório

    6 de janeiro de 2019 em 20:33

    Gostaria de vê uma comparação do aço com mistura de nióbio cortando o mesmo material do vídeo, até prá nos informar melhor sobre esse precioso metal. Vi o segundo vídeo, o barbudo penou prá cortar e ainda usou o fio mais grosso da sua faca e não cortou papel. O primeiro teste, o mecânico cortou rápido e ainda cortou papel. Não me convenceu o segundo teste.

    • Gilmar Lopes

      7 de janeiro de 2019 em 6:59

      Não existe isso de nióbio deixar a liga mais forte! Isso é uma lenda. Mesmo que o nióbio sirva para melhorar a liga em certos aspectos (não necessariamente no corte), outros materiais mais baratos e mais abundantes dão o mesmo resultado!

      • Gustavo Lopes

        10 de janeiro de 2019 em 9:50

        Só uma pequena dúvida, qual a sua formação acadêmica? Eu na minha insignificância estou cansando de ver profissionais exalando críticas em assuntos que eles mesmos não dominam!

        • Gilmar Lopes

          10 de janeiro de 2019 em 18:45

          Sou formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas! Não sou especialista em nada e deixo isso bem claro sempre que posso. A ideia do site é a de mostrar que qualquer um pode (e deve) pesquisar antes de sair compartilhando!

  9. José Roberto

    7 de janeiro de 2019 em 7:27

    Com nióbio ou sem, com grafeno ou não, o que importa é que a peça confeccionada pelo cuteleiro, como diz o Doug Marcaida do programa Desafio sob fogo…..”sua faca CORTA!!!.
    PARABÉNS pelo trabalho.
    PARABÉNS tb ao repórter pelo esclarecimento oportuno nesses tempos de desocupados propagadores de fake news.

  10. Bolsonaro 2019

    7 de janeiro de 2019 em 7:54

    Com toda certeza essa matéria e de algum satanista esquerdista.. independente desse vídeo ser verdade ou não. Vários estúdio já afirmaram que o nióbio é sim um ótimo futuro financeiro pra o Brasil. E os políticos diabólico desmente isso. Pra que o povo continuem burros e ignorante como o escritor desta matéria. .

  11. Pedro Guedes

    7 de janeiro de 2019 em 12:56

    Gilmar, eu não sei como você aguenta tanta burrice vindo desses comentários.
    De qualquer maneira parabéns pelo seu ótimo trabalho

    • Ourives

      7 de janeiro de 2019 em 13:19

      Acho que ele aguenta pelo mesmo motivo que eu venho ler os comentários; é ótimo para deitar de rir.
      É tanta burrice que parece a Magda do Sai de baixo falando.

      • Luis Carlos Brancher

        7 de janeiro de 2019 em 14:53

        Vc tem razão é muita burrice uma faca pode sim cortar um cabo de aço só depende da dureza é da Tempra podendo cortar aço e depois papel sem precisar afiar.

  12. Cleiton Elias Goulart

    7 de janeiro de 2019 em 13:09

    Vc é troxa ou otario para não perceber que que sua faca cortou mais demorou um monte e depois teve que afiar a faca e ainda não cortou o papel com perfeição, vai aprender a ser homem e não criticar o trabalho dos outros se não sabe fazer melhor.

    • Tiago Gomes

      8 de janeiro de 2019 em 1:39

      Cara, usa pontuação. Não venha falar de metais preciosos sem saber, ao menos, sua própria língua. E outra coisa, o fato de ele “criticar” o trabalho do outro não faz dele mais ou menos homem. E tem mais! Quem fez a faca não foi o escritor do texto, foi um outro ferreiro que se posicionou sobre o vídeo viralizado.

  13. PAULO SERGIO PAIXAO DURAES

    7 de janeiro de 2019 em 14:53

    Mas o Wikileaks vazou a informação que o governo americano considera Araxá como a cidade mais importante do mundo! O dono do Itaú sabe bem o motivo…. Lembrando que o presidente do citado site está preso há vários anos em uma embaixada depois que abriu o bico….

    • Gilmar Lopes

      7 de janeiro de 2019 em 18:45

      Comentário aleatório do dia!

  14. Joao

    8 de janeiro de 2019 em 11:26

    Vc só não disse que as propriedades do Niobio são fake ! Um cano de pistola normal,perde a alma ralada com pouco mais de 600 tiros, um cano com 2% de Niobio na liga aguenta 20000, tiros !

    • Xeroque Rolmes

      8 de janeiro de 2019 em 15:06

      Fonte?

    • Lucho

      12 de janeiro de 2019 em 8:00

      Show us the paper.

  15. Dirceu

    8 de janeiro de 2019 em 12:11

    Essa faquonha não é páreo para as lendárias GYNSU 2000

    • 1406

      8 de janeiro de 2019 em 15:06

      As únicas capazes de cortar as meias Vivarina!

      • fiiifiu!

        10 de janeiro de 2019 em 17:12

        …mas o fio não corre.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo