today-is-a-good-day
17.9 C
São Paulo
quarta-feira, abril 24, 2024

E-farsas TV: Derrubamos 6 mitos sobre a água!

- Publicidade -

Nesse vídeo, o E-farsas tenta quebrar 6 dos mitos mais comuns a respeito da água e explica o que é verdade e o que é mentira sobre esse preciso liquido!
Em mais um episódio polêmico, Gilmar Lopes explica que algumas das crenças que muitos de nós temos sobre a água são apenas mitos.

Clique para assistir e descubra conosco se:

  • Beber 8 copos de água por dia faz bem?
  • Água ajuda a emagrecer?
  • Homeopatia funciona?
  • A água tem emoções?
  • Água magnética faz bem para a saúde?
  • A água do planeta está acabando?

Clique no vídeo abaixo e não se esqueça de comentar sobre o que você achou. Dessa forma poderemos melhorar ainda mais nossos episódios no YouTube:

[iframe: width=”600″ height=”338″ src=”https://www.youtube.com/embed/l6w5KLOAQq4″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Links sobre os assuntos abordados nesse episódio:

Nossas redes sociais:

Musicas usadas no vídeo: Production music courtesy of EpidemicSound.com

Obrigado pela força, galera!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

34 COMENTÁRIOS

  1. Vendo este vídeo ficou claro que se trata de uma pessoa leiga tentando falar de assuntos científicos fazendo buscas em sites e que nada conhece sobre alguns temas, muitas vezes tentando meramente ter um embasamento pra opiniões pessoais. O deboche e necessidade de “provar” a suposta ineficácia da homeopatia baseado em um artigo da Austrália é patético e até anti científico. Há inúmeros artigos favoráveis e desfavoráveis, sendo ainda uma ciência controversa, não uma “pseudo-ciência”.
    E-farsas deveria se limitar meramente a desvendar boatos de internet, algo pro qual a equipe pode ser, de fato, capacitada a fazer.

      • http://www.biomedcentral.com/1471-2407/9/293
        Conforme eu disse, há artigos a favor e contra a homeopatia. Eu sequer dei meu posicionamento, ao contrário de você que teve uma atitude completamente parcial, vendendo sua opinião pessoal baseado em um artigo. Pior é a prepotência de afirmar no título que “derrubou” mitos baseado em uma pesquisa de informações bastante questionáveis. Repito minha sugestão: o E-farsas deveria voltar a se dedicar a única coisa ao qual é capacitado a fazer: desvendar boatos de internet.

        • hehe! O E-farsas perdeu pontos comigo quando começou a tentar desvendar algo que vai além de boatos de internet. Concordo com vc. Sempre devemos questionar, até mesmo aqueles que ficam questionando. Acabam desmascarando um “boato” a partir de fontes fracas e parciais, bem tendenciosas.

          • “Perdeu ponto” pq acabou com o sonho do choramingante aí. O E-farsas é legal até que desmistifique as baboseiras que os Facebosteanos acreditam, aí “perde ponto” ou “é parcial”, ou o chorume de sempre.

            Liga não, é sempre assim.

      • http://www.biomedcentral.com/1471-2407/9/293
        Conforme eu disse, há vários artigos favoráveis e desfavoráveis à homeopatia e, contrário ao que disse, eu sequer dei minha opinião a respeito. Em contrapartida, o vídeo postado é completamente parcial e baseado em um único artigo científico, algo insuficiente pra justificar o prepotente título que diz ter “derrubado” mitos.
        Volto a sugerir: o E-farsas deveria se limitar a fazer o que, talvez, tenha realmente capacitação de fazer, que é desvendar boatos da internet.

      • Gilmar, vocês eram bons quando desvendavam boatos de internet, tipo “criança nasce sem boca” aí vocês colocavam a foto verdadeira e .. NOSSA, é uma montagem hahahaha.
        Mas, quando o assunto exige conhecimentos, principalmente quando até cientistas ainda tem dúvidas, não sei se esse é o caso, mas vários médicos me falaram coisas que você diz ser mito.
        Agora, você acha que eu vou confiar mais em você (que comete até erros de português) do que no meu médico?
        Volte a falar sobre aqueles e-mails de boatos bestas que você se dá melhor.
        Desculpe a minha sinceridade!!

      • Sou um fiel seguidor do e-farsas, e certa vez postei um comentário criticando-o por perder a imparcialidade em alguns casos. Eu não acredito na homeopatia, mas como membro da comunidade cientifica devo concordar com os demais comentários. Você perdeu a imparcialidade nesse post, se baseou em fontes extremamente restritas, e defendeu um ponto de vista totalmente pessoal, sobre um assunto que divide boa parte da comunidade cientifica.
        Compreendo que se trata de um “blog pessoal”, mas é um blog respeitado, onde muitas pessoas confiam em suas conclusões.
        Seria prudente que, em casos como este, especifique-se no post que trata-se de uma opinião pessoal, e que as pesquisas sobre o tema ainda não chegaram próximas de uma certeza.

  2. Sobre o mito nº 1, a sugestão de só beber água quando sente sede pode ser perigosa e basear esta informação importante em uma só fonte é bastante irresponsável.

    Acho que o e-farsas caiu na armadilha do apelo à autoridade. Pesquisei para saber de onde vem esta ideia e encontrei o livro “Waterlogged”, “escrito por um cientista, Tim Noakes, com inúmeras publicações em periódicos internacionais de alto impacto, diz que o mito do “quando você sente sede já está desidratado”, entre outros mitos, foi criado pela indústria de bebidas esportivas”. Não sei se foi esta a fonte do e-farsas, mas só porque foi escrito por um cientista, com inúmeras publicações em periódicos internacionais de alto impacto, não quer dizer que é verdade, ainda mas quando a saúde está em jogo.

    http://professoradolfo.blogspot.com.br/2012/12/beba-agia-somente-quando-tiver-sede.html

    Procurei alguma fonte alternativa e encontrei um artigo no site da Veja: “Uma vez que até mesmo os alimentos sólidos são fonte de fluidos para o corpo, deve-se beber água apenas quando se sente sede, propõem muitas dessas pesquisas. Médicos de várias especialidades consultados por Veja, no entanto, mantêm-se unânimes na sua rejeição a essa revisão: esperar pelo alerta físico é um equívoco, dizem eles. E, em alguns casos, pode ser decididamente perigoso.”

    http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/nao-espere-sede-738768.shtml

    Conclusão: alguns cientista dizem para só bebermos água quando sentirmos sede, mas a muitos médicos dizem que isso pode ser perigoso. Então é melhor não ficar apontando estudos científicos como verdades inquestionáveis, principalmente em assuntos controversos sem unanimidade no meio científico e ainda mais quando está em jogo a nossa saúde.

    Espero sinceramente que o e-farsas retome este assunto, mostrando todos os pontos de vista de pesquisadores sérios e não ficar jogando informação séria como esta baseada em opiniões controversas de uns poucos pesquisadores isolados.

    • Não lembro se eu disse que você só tem que beber água quando sente sede. O que me preocupa é que vejo muita gente se forçando a beber água (alguns até em exagero) só porque alguém disse que isso é o certo. A quantidade certa de água a ser consumida é aquela que te faz bem. Cada pessoa tem seu próprio metabolismo e, como você mesmo diz, não se pode ser unanime em todos os assuntos.
      O que expliquei no vídeo é o que li em diversos estudos, que concluem que o consumo “ideal” é de aproximadamente 1 litro de água para cada kcaloria consumida. Então, se o sujeito consome 2 mil calorias, deveria tomar 2 litros de água, mas (como também expliquei no vídeo) o liquido é extraído também dos alimentos consumidos, fazendo com que ele não precise forçar a beber 2 litros d’água depois de uma baita feijoada só porque ele ouviu falar que isso faz bem.
      Obrigado pelo contato. Fazer matérias em vídeo está sendo uma experiencia nova e bem bacana pro E-farsas e esses feedbacks ajudarão (e muito) a melhorar nossa forma de explicar os assuntos (que parece que muitos leitores não entenderam certos pontos e isso pode ser uma deficiência minha que precisa ser melhorada).

      • Você disse: “o ideal é você beber água só quando sente vontade”, mas no link que lhe passei tem a opinião do nutrólogo e cardiologista Daniel Magnoni: “A sensação de sede não é um sintoma normal: é um alerta de que o organismo está no limite”.

        Também achei controversa a ideia de consumir água de acordo com as calorias consumidas. Por exemplo o consumo de proteínas requer mais água para efetuar a digestão. De acordo com o mesmo médico que mencionei “Essa quantidade varia de acordo com a idade, o IMC (índice de massa corporal), a temperatura ambiente e a rotina de atividades físicas”, e recomenda beber entre 1,5 e 2,5 litros de líquidos.

        Quanto à colocação de que beber muita água faz mal… sim, mas em quantidades absurdas. Tomar um pouco a mais de água não vai fazer mal, mas tomar menos do que o necessário pode ser prejudicial. Os sais perdidos pelo suor e pela urina serão perdidos independentemente de se tomar pouca ou muita água, especialmente o suor que não vai variar de acordo com o volume de água consumido, então estes sais vão ter que ser repostos de um jeito ou de outro.

        Ainda deixo aqui minha sugestão para que desenvolva mais este tema importante, mas considerando todos os ângulos e não apenas um.

      • Disse sim.
        Nesse ponto você errou, beber água apenas quando estiver com sede (como disse o Marcio) é perigoso, eu já sabia disso, mas passou recentemente na TV um especialista falando sobre o assunto, uma boa quantia de pessoas simplesmente não sentem sede por N motivos (falta de tempo, atenção, vontade, vida corrida, etc), minha esposa é uma delas, tenho que lembra-lá de tomar água quase sempre.

  3. As fazendas “da” presidenta:

    No dia 03/02 um jato pousou as 23:00 no Aeroporto de Primavera do Leste – MT. Abriram o Cartório à meia-noite com nada mais, nada menos do que a nossa Presidenta Sra. Dilma Roussef, sua filha, seu sobrinho e empresários.
    Nossa Presidente comprou duas das maiores fazendas do Mato Grosso: Fazenda Iberê, que era do Grupo Sabo e a Fazenda IBF.
    A Presidente precisou de testemunhas na documentaçao das terras e os corretores são da região.
    Uma fazenda ficou em nome de seu sobrinho e a outra em nome da sua filha em parceria com dois laranjas na documentação.
    Saíram as 02hs da madrugada com todos os documentos assinados e reconhecidos firma. É só ir no Cartório e investigar.

  4. Quanto a eficácia da homeopatia não tenho nenhum dúvida pois já me tratei e obtive resultados impressionantes e até rápidos ão só para mim como para meus filhos, que nunca sequer fizeram uso de antibióticos e hoje são adultos saudáveis. Portanto discordo em gênero, número e grau do vídeo. Concordo com o Rafael.

    • Mas por que a homeopatia funciona com você e seus filhos, e ao mesmo tempo não funciona com as milhares de pessoas que se submeteram ao tratamento sob observação em diversas pesquisas científicas sérias ao redor do mundo?

  5. Eu não entrarei no mérito da homeopatia, tanto por falta de conhecimento como por nunca ter feito uso desse tipo de tratamento.

    Mas que existe um apelo à medicina alopática existe.

    Bem, sei que é difícil explicar ou tentar convencer alguém por uma única experiência, mas uma vez eu vi um massagista de shiatsu diagnosticar um tumor de um amigo meu apenas olhando para língua dele (não, o tumor não era na língua, era perto do fígado).

    Assim… vamos tomar por coincidência: Qual a probabilidade do cara acertar uma coisa dessas?

    Com 2 minutos de observações, o velhinho chegou a um diagnóstico que a medicina convencional só conseguiria com exames caríssimos (e o tumor foi confirmado por uma tomografia).

    Talvez a homeopatia, assim como a medicina chinesa, o shiatsu ou a ayurvédica sigam lógicas que os olhos da ciência ortodoxa não consigam observar.

    Longe de desmerecer os tratamentos ocidentais, mas talvez analisar estes outros mecanismos cura pela nossa lógica seja impossível.

    Seria como medir a corrente elétrica de um fio utilizando uma balança… o que vai acontecer é que negaremos a existência da eletricidade.

  6. Gilmar, a respeito dos vídeos (tenho preguiça de ouvir as pessoas), penso que na forma escrita expõe-se melhor as informações, oferecendo maior dinâmica e intelecção ao publico assistente.

    • Cá pra nós, eu também prefiro a escrita! Mas acredito que os vídeos alcançarão um publico que, ao contrário de nós dois, prefere mais ouvir do que ler!
      Tentaremos fazer em vídeo sempre um compilado do que já foi publicado e, quando for algo inédito, faremos o possível para disponibilizar o mesmo conteúdo em texto.
      Obrigado pelo comentário!

  7. Rapaz, para com isso. Seja imparcial, larga de ser comprado…
    De onde vc tirou que água não ajuda a emagrecer?

    A água quando bem gelada ajuda sim a emagrecer, pois acelera o metabolismo, pois o mesmo vai tentar aquece-la, lógico que ninguém vai ficar magrinho tomando água gelada, mas que ela ajuda, ajuda sim.

    De onde vc tirou que não é preciso tomar água e que vc perde minerais? Kkkkkk…

    É preciso sim tomar água em boa quantidade para o bom funcionamento do organismo e para bom funcionamento celular, não existe uma quantidade ideal a ser tomada, mas com certeza não é só quando sentir sede, até porque a sede é o organismo avisando o extremo e não a normalidade, rs… Fora que a falta de água pode trazer problemas muito sérios em órgãos, tecido e células. Kra na boa, estou muito impressionado com as merdas que vc anda falando, kkkkk…

    Já falei pra vc antes, larga de ser comprado, essa ideia que te convenceram é a pior que tem, sei quem te patrocina e sei que com essa de vc não ter crença nenhuma te deixa altamente sem princípios (inclusive o motivo de escolherem você), mas kra vai por mim, para com isso, não tem necessidade nenhuma e isso vai dar merda um dia, para com essa ideia que a mídia está tentando vender que a água é pouca e que precisa de controle, isso é só para privatizar a água, larga de ser burro sujeito, porque um dia seu filho pode caro por isso.

    • De onde você tirou que água ajuda a emagrecer? Se encontrar algum estudo sério a respeito que comprove isso, manda pra mim que terei o maior prazer em acrescentar aqui na página.
      De onde você tirou que fui comprado? Comprado por quem? Bem que alguma empresa de isotônicos poderia nos patrocinar, heim? 🙂
      E outra coisa que precisamos deixar claro aqui é que todo exagero é prejudicial! Já vi muita gente passando mal de tanto se forçar a beber água só porque ouviu falar que isso faz bem. O correto, como disse no vídeo, é você beber o tanto de água que te faz se sentir bem (não disse que você só deve beber quando sente sede). Beber água acima do que o organismo aceita não é muito legal.
      Além disso, como disse no vídeo (não se se você assistiu), a água também é retirada dos alimentos que você consome.

      • Fora o fato que a água bem gelada ajuda o metabolismo. Pois para igualar a água à temperatura do corpo (cerca de 36°), o organismo precisa fazer mais esforço e assim, gasta mais energia e esse é só um dos pontos.

        Mas como você me pediu referências, então se informe no links aqui abaixo:

        http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16028570

        http://press.endocrine.org/doi/abs/10.1210/jc.2003-030780

        http://www.uab.edu/news/focus-on-patient-care/item/4350-debunking-water-myths-weight-loss-calorie-burn-and-more

        Falando sobre o fato de você está comprado.

        Você está comprado sim, vide suas postagens favorecendo a universal e o governo, só posta o que interessa, inclusive vários fatos contrários você não posta, milhares de merdas que a universal faz e você não fala e o mesmo vale pro governo. Governo compra a universal e a universal te compra, é o sistema e você “vendidamente” está nele, fora vários assuntos estranhos nos campos espirituais e de ufologia que você tenta deturpar os fatos não sendo nem um pouco imparcial, você sabe que não tem explicação e arruma as desculpas mais esfarrapadas para justificar, fala do caso do menino Jamaicano que você tomou um banho de comentário dizendo que SUAS provas eram fracas, inclusive lá tem um comentário meu, porque você não fala de casos como o da Elisa Lam, O Caso das Máscaras de Chumbo e vários outros? Porque não tem explicação, melhor, vamos falar de coisa recente como o caso do Ovni Em Avaré SP, fale sobre isso, aproveita e fala sobre os escândalos do governo e as mentiras da presidente, fala sobre as mentiras contadas na universal, quer que eu liste essas coisas? Quer mais referências? Filho, o problema do malandro é achar que todos são otários, sai dessa, você vai se dar mal.

        • Então… só publico aqui coisas que tenho como comprovar. Ficar falando aqui de assuntos que não tenho certeza, é melhor nem publicar.
          Por exemplo, no caso da Elisa Lam, nem a polícia local conseguiu descobrir a causa da sua morte.
          Os casos relacionados com a Universal estão aqui no site, em primeiro lugar, por causa da enorme quantidade de gente perguntando e, em segundo lugar, porque eram falsos. Nada impede de surgir um boato envolvendo qualquer igreja e eu acabar descobrindo que é real e acabarei publicando, sem problemas.
          Ufologia é pseudociência e TODOS (eu disse TODOS) os relatos estudados são, na verdade, explicados por fenômenos naturais ou montagens. Os que ainda não foram explicados é porque ainda não foram estudados a fundo.
          Falando do menino jamaicano, depois que ele foi desmascarado pela equipe de TV, nunca mais se falou dele! Na época, ficou comprovado que ele estava encenando tudo só pra chamar atenção da mãe!
          Sobre os links de estudos sobre a água, o do NCBI fala que a quantidade de água ingerida varia de indivíduo para indivíduo. O artigo do JCEM é interessante, vou verificar (me parece que ele fala especificamente da água gelada, né?) e o link da UAB corrobora com o que eu disse no vídeo.
          Mais uma vez, muito obrigado pelo contato.

  8. Sim, falando sobre a água, eu em todo o momento me referi a água gelada, também disse que é necessário sim tomar água mesmo não estando com cede, inclusive não existe nenhuma pesquisa comprovada que diga que beber três litros de água faz você começar a perder minerais, o excesso talvez faça, mais é algo muito difícil, pois dependerá de outros fatores.

    Com relação aos outros casos, esquece isso vai virar bate e rebate, mas não retiro o que disse sobre a universal e o governo.

    Eu queria deixar um vídeo antigo que com certeza vai deixar a verdade sobre a universal as claras.

    https://www.youtube.com/watch?v=W7wqqJFtaYc

    Fora os milhares de erros Teológicos que a igreja prega se não toda a liturgia e “doutrina”, são um absurdo e a realidade disso tudo é muito triste.

    Eu gostava bastante do seu trabalho independe de sua crença religiosas, time de futebol, ideologia política e mesmo não conhecendo o Gilmar como pessoa, pois a imparcialidade das suas primeiras postagens eram bem legais, fico frustrado ao perceber que isso mudou, gostaria muito que minha percepção estivesse errada.

    Um abraço e desculpe se tive uma abordagem agressiva, pois realmente na internet (atrás do computador) é difícil a abordagem de algo que discordamos ser leve, rs…

  9. A melhor maneira de saber se seu corpo está precisando de água é através da urina, se for urinar e a urina estiver amarela ou muito escura é um claro sinal de desidratação e de que seu organismo está precisando de água, conforme você vai tomando água isto melhora, então não existe uma quantidade X de litros por dia por pessoa a quantidade varia de pessoa pra pessoa e conforme atividade que cada um exerce no dia a dia..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui