Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Vídeo mostra um colete indestrutível feito de grafeno! Será verdade?

Falso

Vídeo mostra um colete indestrutível feito de grafeno! Será verdade?

Vídeo mostra um colete indestrutível feito de grafeno! Será verdade?

Um vídeo publicado no YouTube mostra testes feitos com um colete à prova de balas que parece ser indestrutível! Ele é feito mesmo de grafeno?

O vídeo surgiu no YouTube no final de dezembro de 2018, mas voltou a ser bastante compartilhado na primeira semana de fevereiro do ano seguinte. Nele podemos ver um homem vestido com um colete escuro enquanto um segundo senhor bate de diversas formas na vestimenta! Golpes com um taco de beisebol, por exemplo, parecem que nem são sentidas pelo homem que está recebendo as pancadas!

Somente em um dos canais onde foi publicado, o vídeo – que também se espalhou através de grupos no WhatsApp – já foi visto quase meio milhão de vezes e, de acordo com a descrição que acompanha as imagens, o colete seria feito com grafeno, a “tecnologia que Bolsonaro vem divulgando”.

Será que o vídeo é real? O colete é feito mesmo de grafeno?

https://www.youtube.com/watch?v=ZZGhR8Gn68U

Verdade ou mentira?

O vídeo é real, mas ele surgiu na web anos antes das pesquisas a respeito do uso de grafeno se tornarem algo vestível!

Uma busca pela origem do vídeo em questão e descobrimos que ele já era publicado em fóruns de discussão desde o começo de 2015. Os estudos a respeito das propriedades do grafeno vem desde 2003, no entanto, sua aplicação em coletes à prova de balas só começou a ser testada em 2018.

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Nesse artigo do Herox é explicado que o grafeno não é um material rígido, mas é muito mais leve e forte do que o aço. Além disso, o grafeno não havia sido estudado para situações de absorvição de impacto (algo que se iniciou no final de 2014, com uma dupla de estudantes):   

“No entanto, pouca pesquisa foi feita sobre a capacidade de materiais para absorver impactos. Se há algo pelo qual o grafeno é conhecido, além de sua condutividade, é sua força. Apesar de seu baixo peso, o material é incrivelmente forte e durável, ainda mais que o aço ou o Kevlar. Não é de admirar, então, por que os pesquisadores estão pensando em usá-lo para criar novas formas de couraça.”

Somente em novembro de 2018 é que militares começaram a anunciar testes de coletes à prova com uma finíssima camada de grafeno entre as camadas de revestimento da vestimenta. A marinha espanhola foi uma das primeiras a testar a novidade.

Meses antes, em janeiro, um comunicado do Centro de Pesquisas Avançadas em Ciência da Universidade da Cidade de Nova York revelou que “em breve” o exército norte-americano deverá disponibilizar para seus soldados uma armadura que “poderia” ter a espessura de apenas dois átomos. Não há notícias sobre isso ter saído do papel!

Já falamos aqui no E-farsas, em outro artigo, sobre as propriedades do Grafeno. Clique no link abaixo e entenda:

Vídeo mostra que o grafeno torna objetos indestrutíveis! Será verdade?

Conclusão

Existem testes sendo feitos a respeito do uso de grafeno em coletes à prova de balas, mas não há nenhum modelo pronto (ainda). O vídeo em questão já circula pela web desde 2015, quando os estudos a respeito das aplicações do grafeno para absorção de impactos ainda estavam no início! O colete que o homem veste no vídeo só é chamado de “colete de grafeno” em publicações brasileiras feitas do final de 2018 pra cá!

Continue lendo
17 Comentários

17 Comments

  1. Pingback: Vídeo mostra um colete indestrutível feito de grafeno! Será verdade? - Blog Ultradicas

  2. Pingback: Vídeo mostra um colete indestrutível feito de grafeno! Será verdade? - Nitro News Brasil

  3. José Armando Rosmaninho Esperanca

    8 de fevereiro de 2019 em 5:21

    Mesmo que não fosse o Gráfeno não deve ser exportado a preço de banana.

    • JERSON LOPES

      8 de fevereiro de 2019 em 9:23

      Mas só o Bolsonaro diz que vendemos o grafeno a preço de banana. Primeiro : grafeno NÃO É UM MINERAL, é um produto industrial de alta tecnologia e de aplicação ainda muito restrita e específica. Segundo: o Brasil NÃO É EXPORTADOR DE GRAFENO. Talvez você esteja confundindo com o nióbio, que o Bolsonaro também vive dizendo que vendemos a preço de banana, mas nem isso é verdade. O nióbio é vendido pelo preço de mercado. E não adianta dizer que temos 98% das reservas mundiais. Os outros 2% são suficientes para sustentar a demanda atual por 200 anos, ou seja, tem mais reserva de nióbio do que de petróleo.

    • Jaque Stionadora

      8 de fevereiro de 2019 em 10:33

      É mesmo? E por quanto é exportado hoje? E por quanto deveria ser? Por gentileza detalhe melhor essa afirmação, no aguardo.

      • Alex

        11 de fevereiro de 2019 em 3:50

        Caso Brasil sobre taxa o preço do nióbio existem outras ligas que substituem o nióbio então com certeza os outros países simplesmente deixar de comprar do Brasil então essa falácia de que o Brasil tem que aumentar o preço e teretetê é só argumentação política Porque o mercado funciona de forma diferente quando outras opções

        • Jaque Stionadora

          11 de fevereiro de 2019 em 8:49

          Sim, eu sei disso. Só perguntei pro meninão ali em cima pra ver se ele realmente sabe do que está falando ou só recebeu no Whatsapp e decidiu vociferar por aí. E o assunto é o grafeno, não o nióbio, mas a falácia dos bozominions sobre esses dois assuntos é sempre a mesma.

    • Lucho

      8 de fevereiro de 2019 em 18:06

      Não sei se você sabe, beócio, mas grafeno não é nenhum tipo de mineral que se extrai do solo.

      Você assiste a muitos vídeos do YouTube. Acertei?

    • Alejandro

      9 de fevereiro de 2019 em 2:37

      Poderia nos dar entao uma explicacao plausivel do que é ou nao é. E qual o segredo entao? So deixar em duvidas alguem que me parece querer explorar isto para engrandecer o nosso pais! Nao fique iludindo entao se nao ha nada de concreto….

  4. Pedro Lucio Ribeiro

    8 de fevereiro de 2019 em 7:04

    Grafeno como elemento balístico? Como? Algum cientista poderia explicar se isto é possível, desde o início, detalhando o que é o Grafeno e as vária aplicações possíveis? Por ora acho inviável essa utilização como elemento em coletes balísticos.

    • Emerson

      8 de fevereiro de 2019 em 9:00

      Pera que irei contatar alguns cientistas para darem uma explicação aqui na página

  5. Gerson

    8 de fevereiro de 2019 em 9:43

    Esse grafeno ai ta quase como manto de jesus, ja ja vao falar que ele serve para levantar os defuntos apos 7 dias.

    • Lucho

      8 de fevereiro de 2019 em 18:22

      Grafeno é aquele elemento que serve para tudo. Desde fazer elementos balísticos até purificar água (e isso também incluir também cortar a grama do jardim, levar cachorro para passear, pagar as contas).

      Grafeno só não serve para sair do laboratório.

  6. Carlos

    8 de fevereiro de 2019 em 10:25

    A muito já se fala do Grafeno, um material que iria revolucionar a tecnologia por ser muito fino e um excelente condutor. O que eu vejo são tentativas de aplicação desse material em tecnologia como celulares e tablets, baterias e cabo, mas nada que já esteja ao nosso alcance.

  7. EDISON BITTENCOURT

    8 de fevereiro de 2019 em 15:12

    Colete a prova de balas de grafeno? Não existe atualmente. Usa-se coletes de Kevlar.

  8. Alejandro

    9 de fevereiro de 2019 em 2:37

    Poderia nos dar entao uma explicacao plausivel do que é ou nao é. E qual o segredo entao? So deixar em duvidas alguem que me parece querer explorar isto para engrandecer o nosso pais! Nao fique iludindo entao se nao ha nada de concreto….

  9. Alex

    11 de fevereiro de 2019 em 3:51

    Isso aí nada mais é do que um colete revestido com gel anti-impacto de 3 a 1 a invenção japonesa porém ele não tem Total proteção balística e sim contra impactos pesquisem e vão saber do que eu estou falando! O problema é que o bolsonarismo já virou uma doença tão grave quanto o petismo E aí quando você tenta explicar um bolsonarista que nem tudo que reluz é ouro já começa o mimimi

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo