Connect with us

E-farsas

35 dos 38 deputados que votaram pelo impeachment são corruptos?

Falso

35 dos 38 deputados que votaram pelo impeachment são corruptos?

É verdade que 35 dos deputados que votaram a favor do impeachment possuem pendencias na justiça enquanto que apenas 2 dos que votaram contra são corruptos?

O gráfico apareceu nas redes sociais na segunda semana de abril de 2016 e mostra o que parece ser o resultado das votações sobre a instauração do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados.

De acordo com o que está sendo demonstrado na imagem, 35 dos 38 deputados que votaram a favor do impeachment possuem alguma pendência na Justiça enquanto que apenas 2 dos 27 deputados que votaram contra o impeachment estariam com o “rabo preso” com a Justiça!

Mas será que esse gráfico é real? Essa contagem está correta?

Gráfico mostra que a maioria dos deputados que votou pelo impeachment possui alguma pendência na Justiça! Será? (reprodução/Facebook)

Gráfico mostra que a maioria dos deputados que votou pelo impeachment possui alguma pendência na Justiça! Será? (reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

A aprovação do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff ocorreu no dia 11 de abril de 2016, na comissão especial da Câmara dos Deputados, e isso fez com que inúmeras postagens a respeito se espalhassem pelas redes sociais. O gráfico que mais chamou a atenção e conquistou a maior quantidade de compartilhamentos foi a que mostrou que a maioria dos deputados que votaram a favor do impeachment (35 dos 38) estão respondendo a algum processo de corrupção enquanto que apenas 2 dos 27 que votaram contra estão devendo à Justiça.

Esses números que foram amplamente espalhados pelas redes sociais dão a entender que grande parte dos que apoiam o impeachment possuem interesses escusos em querer tirar a presidente do poder, já que também possuem algum tipo de “rabo preso” e, na teoria, não poderiam estar julgando outro político na mesma situação.

No entanto, levantamentos feitos por diversos sites e blogs especializados provaram que essa conta está errada. A seguir, resumimos os dados apurados pelo blog Aos Fatos, pela Gazeta do Povo, pelo Portal R7, pelo jornal Estadão, pelo Transparência Brasil e pela Agência Brasil de notícias.

Resumindo

Em primeiro lugar, a contagem de políticos que votaram a favor e contra a saída de Dilma Rousseff do poder está correta: 38 a favor e 27 contra o impeachmentSó que, ao entrar na contagem dos que estão devendo para a Justiça, a conta é outra:

Dos 65 parlamentares que votaram na Comissão Especial do Impeachment, 37 têm ocorrências na Justiça e/ou nos Tribunais de Contas. Segundo levantamento da Revista Piauí, são mais de 129 registros se forem somados todos os processos, pois em 25 casos, um mesmo parlamentar possui mais de uma ocorrência. A tabela completa pode ser lida aqui!

Dos 38 deputados que que votaram a favor do pedido de impeachment, “apenas” 21 possuem “pendências” na Justiça. A  lista dos parlamentares que votaram “sim” é essa.

Já, do lado dos 27 deputados que votaram contra o impeachment, 16 têm algum tipo de ocorrência na Justiça. Aqui a lista dos deputados que votaram “não”.

O gráfico correto seria esse abaixo:

impeachment_correto
O blog Aos Fatos explica que nem todas as “pendências” que esses parlamentares tem com a Justiça são relacionados diretamente com corrupção (mas, é claro, uma coisa acaba levando à outra):

“[…]Os problemas vão de assuntos como reprovação de contas eleitorais pela Justiça Eleitoral, passam por suspeitas de crimes ambientais e desaguam em acusações de corrupção, peculato e improbidade administrativa. Veja detalhes em nossa tabela.

De qualquer forma, mesmo o gráfico espalhado nas redes sociais estando errado, o número de deputados com problemas na Justiça é enorme, uma vergonha para o país e uma realidade bastante triste para os brasileiros.

Conclusão

O gráfico que mostra a quantidade de políticos com problemas na justiça está errado! No entanto, é triste saber que muitos dos parlamentares que estão nos representando no poder possuem “pendências judiciais”! Uma pena…   

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top