17.3 C
São Paulo
terça-feira, abril 20, 2021

A China eliminou 2 robôs que se rebelaram contra o comunismo?

- Publicidade -

É verdade que o governo chinês mandou eliminar dois de seus robôs após eles se mostrarem contrários ao sistema comunista?

A notícia se espalhou através das redes sociais na segunda quinzena de dezembro de 2019, sendo também amplamente compartilhada através de grupos do WhatsApp. De acordo com a manchete, acompanhada da foto de um robô humanoide, a China teria desativado dois robôs que haviam se rebelado contra o comunismo!

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Fizemos um vídeo explicando a verdade por trás dessa incrível história. Clique no player abaixo e descubra:

Resumão

Em maio de 2019, o site do canal History “republicou” a notícia cuja a manchete dá a entender que robôs (pela foto, seriam androides de aço) teriam sido desligados após se rebelarem contra o comunismo na China. Apesar de correta em alguns aspectos, a matéria nesse tipo de “jornalismo” necessita de algumas observações (que explicamos melhor no vídeo):

  • A notícia não é datada
  • Um site (O History) usou como fonte outro site (o Wix) que usou outro site (a Reuters)
  • Iniciativa privada (e não o Governo)
  • Sensacionalismo

Muito obrigado a todos pela audiência e gostaríamos de avisar que você tem 5% de desconto nas compras feitas no site ou no app da Fast Shop ATÉ O DIA 25 DE DEZEMBRO DE 2019 através do cupom  EFARSAS5OFF. 

Sites consultados

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui