17.2 C
São Paulo
domingo, agosto 1, 2021

A Finlândia terá jornada de trabalho de 6 horas e de 4 dias por semana?

- Publicidade -

É verdade que os trabalhadores finlandeses agora vão trabalhar apenas 6 horas por dia e 4 dias por semana em todo o país?

A notícia se espalhou através das redes sociais e da publicação em diversos sites e blogs na primeira semana de janeiro de 2020 e chamou a atenção para uma suposta mudança nas leis trabalhistas da Finlândia. Os trabalhadores daquele país agora passarão a trabalhar menos horas por dia e menos dias por semana.

De acordo com o texto amplamente compartilhado, a primeira-ministra Sanna Marin teria justificado a medida, explicando que a isso beneficia o trabalhador e aumenta a produtividade.

Será que isso é verdade ou mentira?

A Finlândia reduziu para 6 horas a jornada diária de trabalho? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

No dia 04 de janeiro de 2020, o jornal La Voix du Nord publicou uma notícia onde afirmava que a primeira-ministra finlandesa teria proposto uma redução nas horas de trabalho no país. Rapidamente, outros sites, como o Cnews, começaram a espalhar que a decisão já havia sido tomada e que a nova jornada dos finlandeses já havia começado!

Acontece que, na verdade, tudo não passou de um “mal-entendido”, pois Marin realmente falou sobre seu desejo em reduzir a jornada trabalhista dos finlandeses em agosto de 2019, durante um painel de discussão, mas ela sugeriu duas opções: um dia útil de seis horas ou uma semana útil de quatro dias.

Lembrando que essas foram apenas sugestões, idéias a serem consideradas e somente isso. Nada foi votado e/ou colocado em prática!

A ideia foi publicada por Sanna Marin em seu perfil no Twitter no dia 19 de agosto de 2019, quando ela ainda nem era primeira-ministra.

Tudo indica que o site austríaco Kontrast resolveu desenterrar essa sugestão de Sanna, de agosto de 2019, numa reportagem em dezembro de 2019 (poucos dias após a posse da primeira-ministra).

- Publicidade -

Como podemos ver no programa de governo de Sanna Marin, publicado no dia 10 de dezembro de 2019, não há nenhuma menção à redução das horas de trabalho daquele país.

Algumas horas após a publicação, o jornal Cnews corrigiu a sua reportagem, explicando que a informação da redução da jornada de trabalho dos finlandeses era errada!

Sarin é a mais nova chefe de governo do mundo?

Sanna Marin é a primeira-ministra da Finlândia e foi também a chefe de governo mais nova do mundo. Ela assumiu o cargo em 10 de dezembro de 2019 e só perdeu seu título de líder estatal mais nova do mundo em 07 de janeiro de 2020, quando o chanceler da Áustria, Sebastian Kurz, assumiu o cargo aos 33 anos de idade.

Conclusão

A notícia afirmando que a Finlândia reduziu o horário de trabalho para 6 horas por dia e para 4 dias por semana é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui