Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A NASA avisou que as vassouras podem ficar em pé sozinhas no equinócio?

Falso

A NASA avisou que as vassouras podem ficar em pé sozinhas no equinócio?

A NASA avisou que as vassouras podem ficar em pé sozinhas no equinócio?

É verdade que no mês de fevereiro de 2020, a NASA avisou que a Terra ficará em uma inclinação perfeita para deixar qualquer vassoura de pé sozinha?

A experiência começou a ser replicada por diversas pessoas na primeira semana de fevereiro de 2020. Inúmeras fotos de vassouras totalmente equilibradas foram postadas nas redes sociais e também nos grupos do WhatsApp, juntamente com a afirmação de que a agência espacial norte-americana, a NASA, teria avisado que as vassouras ficariam de pé sozinhas apenas durante o começo do mês de fevereiro.

O texto compartilhado afirma também que o fenômeno só é possível nesse curto período de tempo devido à inclinação da Terra, que estaria em seu equinócio.

Será que isso é verdade ou mentira?

Uma das versões do experimento que se espalharam pelas redes sociais! (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Em primeiro lugar, o equinócio (período em que o dia e a noite terrestres tem a mesma duração) de outono ocorre em 2020 no Brasil no dia 20 de março, portanto atrelar o fenômeno do equilíbrio das vassouras no começo de fevereiro parece não fazer muito sentido.

Reprodução/Google

Também procuramos no site oficial da NASA algo relacionando vassouras e equinócio e não encontramos nada…

Além disso, pelo que apuramos, a afirmação de que esse efeito só poderá ser reproduzido agora é falsa e você já vai entender o porquê. 

Apesar dessa história ganhar força nas redes sociais em fevereiro de 2020, ela já circula faz um tempão na web! Em 2012, usuários do Facebook em inglês começaram a publicar fotos de vassouras que aparentemente se equilibravam sozinhas e a explicação (na época) era a de que o equinócio e alinhamento dos planetas seriam os responsáveis pelo fenômeno.

O evento, de acordo com o que se espalhou na época, seria algo único e que nunca mais seria possível de se reproduzir, mas podemos ver que dá para se equilibrar uma vassoura desde então. O vídeo a seguir com a “experiência” é de 2015:

Equinox free standing broom

Posted by Jessica Hyde on Friday, March 20, 2015

Especialistas desmentem a teoria

Em 2012, o professor de astronomia e física da Texas A&M University Joe Ross disse em entrevista ao site The Eagle que é fácil explicar por que uma vassoura pode ficar em pé sozinha e que isso não tem nada a ver com alinhamento dos planetas e tampouco com o equinócio.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

O Eagle também ouviu outro especialista na ocasião, o professor de física e astronomia Bradley Schaefer, que afirmou que, astronomicamente, o equinócio não tem absolutamente nada a ver com equilíbrio das vassouras. Segundo o professor, o truque está no formato das vassouras:

“A vassoura pode se sustentar porque o centro de gravidade está diretamente acima da borda em que se equilibra. E as cerdas são macias o suficiente para se espalhar um pouco no ponto de contato com o chão e fornecer uma base estável para apoiar a alça e permitir que a vassoura se equilibre.”

No vídeo abaixo, o meteorologista da CNN Chad Myers explica, em inglês, o truque por trás do equilíbrio das vassouras:

Em 2014, assunto voltou com força, em publicações em inglês, e também foi desmentido rapidamente por especialistas.

Variação de outra lenda mais antiga

Essa lenda que gira em torno da falsa relação entre o equinócio e o suposto equilíbrio de vassouras se baseia em outra lenda mais antiga: A de que ovos podem ser equilibrados durante o período em que o dia e a noite tem a mesma duração.  

O mito do ovo que se equilibra durante o equinócio se popularizou nos Estados Unidos após uma reportagem feita pela revista Life, em 1945, que atribuía o fenômeno a um antigo ritual chinês, que consiste em exibições de várias pessoas reunidas tentando colocar ovos em pé durante o primeiro dia da primavera.

Chineses comemorando a entrada da primavera equilibrando ovos nas praças! (Reprodução/Google Books)

O curioso é que os chineses antigos comemoravam o primeiro dia da primavera cerca de seis semanas antes do equinócio. Ou seja, não tem nada a ver uma coisa com a outra.

Equilibrando um ovo na linha do Equador

Em 2013, desmentimos aqui no E-farsas uma história parecida com essa. Na ocasião, o que se espalhou foi que um ovo se equilibraria facilmente em cima da linha do Equador, mas mostramos que é relativamente fácil de se equilibrar um ovo (em qualquer data e em qualquer local que seja):

Conclusão

Não há nenhuma relação entre o equinócio e o fato das vassouras serem fáceis de se equilibrar. A NASA não emitiu nenhum alerta sobre isso!

Continue lendo
8 Comentários

8 Comments

  1. Pingback: A NASA disse que a rotação da Terra pode deixar vassouras em pé sozinhas? Na verdade, não – Curiosidade e Tecnologia

  2. Pingback: A NASA disse que a rotação da Terra pode deixar vassouras em pé sozinhas? Na verdade, não - Todo Tipo de Dica

  3. Pingback: Did NASA say that the rotation of the Earth can leave brooms standing on their own? Not really | Time24 News

  4. Pingback: InfoBR - Seu Site de Notícias

  5. Pedro Lucio Ribeiro

    9 de fevereiro de 2020 em 17:27

    Aff…É por esta fake news e outras mil que cancelei minhas redes sociais. Estão tão indigestas quantos os PPs em e-mails antigamente, lá pelos final do Seculo XX…

  6. Pingback: Não, a sua vassoura não fica de pé por causa do equinócio | PCWorld

  7. Pingback: Não, a sua vassoura não fica de pé por causa do equinócio - Seti Soluções

  8. Pingback: Não, a NASA não avisou que as vassouras ficam de pé sozinhas no equinócio

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo