22.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

A NASA avisou que as vassouras podem ficar em pé sozinhas no equinócio?

- Publicidade -

É verdade que no mês de fevereiro de 2020, a NASA avisou que a Terra ficará em uma inclinação perfeita para deixar qualquer vassoura de pé sozinha?

A experiência começou a ser replicada por diversas pessoas na primeira semana de fevereiro de 2020. Inúmeras fotos de vassouras totalmente equilibradas foram postadas nas redes sociais e também nos grupos do WhatsApp, juntamente com a afirmação de que a agência espacial norte-americana, a NASA, teria avisado que as vassouras ficariam de pé sozinhas apenas durante o começo do mês de fevereiro.

O texto compartilhado afirma também que o fenômeno só é possível nesse curto período de tempo devido à inclinação da Terra, que estaria em seu equinócio.

Será que isso é verdade ou mentira?

Uma das versões do experimento que se espalharam pelas redes sociais! (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Em primeiro lugar, o equinócio (período em que o dia e a noite terrestres tem a mesma duração) de outono ocorre em 2020 no Brasil no dia 20 de março, portanto atrelar o fenômeno do equilíbrio das vassouras no começo de fevereiro parece não fazer muito sentido.

Reprodução/Google

Também procuramos no site oficial da NASA algo relacionando vassouras e equinócio e não encontramos nada…

Além disso, pelo que apuramos, a afirmação de que esse efeito só poderá ser reproduzido agora é falsa e você já vai entender o porquê. 

Apesar dessa história ganhar força nas redes sociais em fevereiro de 2020, ela já circula faz um tempão na web! Em 2012, usuários do Facebook em inglês começaram a publicar fotos de vassouras que aparentemente se equilibravam sozinhas e a explicação (na época) era a de que o equinócio e alinhamento dos planetas seriam os responsáveis pelo fenômeno.

- Publicidade -

O evento, de acordo com o que se espalhou na época, seria algo único e que nunca mais seria possível de se reproduzir, mas podemos ver que dá para se equilibrar uma vassoura desde então. O vídeo a seguir com a “experiência” é de 2015:

https://www.facebook.com/jessica.hyde.750/videos/934996623219252/

Especialistas desmentem a teoria

Em 2012, o professor de astronomia e física da Texas A&M University Joe Ross disse em entrevista ao site The Eagle que é fácil explicar por que uma vassoura pode ficar em pé sozinha e que isso não tem nada a ver com alinhamento dos planetas e tampouco com o equinócio.

O Eagle também ouviu outro especialista na ocasião, o professor de física e astronomia Bradley Schaefer, que afirmou que, astronomicamente, o equinócio não tem absolutamente nada a ver com equilíbrio das vassouras. Segundo o professor, o truque está no formato das vassouras:

“A vassoura pode se sustentar porque o centro de gravidade está diretamente acima da borda em que se equilibra. E as cerdas são macias o suficiente para se espalhar um pouco no ponto de contato com o chão e fornecer uma base estável para apoiar a alça e permitir que a vassoura se equilibre.”

No vídeo abaixo, o meteorologista da CNN Chad Myers explica, em inglês, o truque por trás do equilíbrio das vassouras:

Em 2014, assunto voltou com força, em publicações em inglês, e também foi desmentido rapidamente por especialistas.

Variação de outra lenda mais antiga

Essa lenda que gira em torno da falsa relação entre o equinócio e o suposto equilíbrio de vassouras se baseia em outra lenda mais antiga: A de que ovos podem ser equilibrados durante o período em que o dia e a noite tem a mesma duração.  

O mito do ovo que se equilibra durante o equinócio se popularizou nos Estados Unidos após uma reportagem feita pela revista Life, em 1945, que atribuía o fenômeno a um antigo ritual chinês, que consiste em exibições de várias pessoas reunidas tentando colocar ovos em pé durante o primeiro dia da primavera.

Chineses comemorando a entrada da primavera equilibrando ovos nas praças! (Reprodução/Google Books)

O curioso é que os chineses antigos comemoravam o primeiro dia da primavera cerca de seis semanas antes do equinócio. Ou seja, não tem nada a ver uma coisa com a outra.

Equilibrando um ovo na linha do Equador

Em 2013, desmentimos aqui no E-farsas uma história parecida com essa. Na ocasião, o que se espalhou foi que um ovo se equilibraria facilmente em cima da linha do Equador, mas mostramos que é relativamente fácil de se equilibrar um ovo (em qualquer data e em qualquer local que seja):

Conclusão

Não há nenhuma relação entre o equinócio e o fato das vassouras serem fáceis de se equilibrar. A NASA não emitiu nenhum alerta sobre isso!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

10 COMENTÁRIOS

  1. Aff…É por esta fake news e outras mil que cancelei minhas redes sociais. Estão tão indigestas quantos os PPs em e-mails antigamente, lá pelos final do Seculo XX…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui