today-is-a-good-day
24.3 C
São Paulo
sexta-feira, maio 24, 2024

E-farsas TV (Ep. 4) – Equilibrando um ovo em Macapá na linha do Equador!

- Publicidade -

No 4° vídeo da nossa série, tentarei explicar se é possível equilibrar um ovo em pé na cidade de Macapá, no Amapá, sobre a linha do Equador. Será verdade?

A história já é conhecida pelos moradores locais e pelos turistas que visitam a cidade de Macapá, capital de Amapá. Segundo a lenda, é possível equilibrar um ovo de pé em frente ao monumento Marco Zero, que foi construído sobre a linha imaginária do equador.

Mas será que isso é possível?

ovo_pe

 

Será que o fato da cidade ser cortada pela linha do Equador ajuda no equilíbrio do ovo?

Fizemos um vídeo para tentar elucidar mais esse mistério que circula pela web e descobrir se isso é verdadeiro ou falso!

Assista ao vídeo que fizemos e não esqueça de deixar seus comentários no final dessa página:

 

Conclusão

- Publicidade -

Esperamos que gostem do vídeo. Estamos aguardando seus comentários para saber do que gostaram (ou do que não gostaram) nesse quarto episódio para que possamos melhorar nos próximos.

Sugestão do amigo Antonio Mier!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

8 COMENTÁRIOS

  1. Só cometeu um pequeno erro (e grave!). A água que gira na privada, para a direita ou esquerda, não depende só do fabricante, do tipo ou modelo do vaso. Pegue uma cuba absolutamente redonda, tampe o orifício de saída por baixo, com a própria mão, encha a cuba, espere a água ‘acalmar’ edepois abra (tire a mão), para não interferir no escoamento. A água sempre vai girar no sentido correpondente ao hemisfério em que estiver! E mais, coloque um dedo na água e faça-a girar no sentido oposto. Poucos segundos depois ela voltará a girar no sentido correto. Ou seja, sua afirmação é falsa!
    Abraços

    • Foi isso que eu disse. No caso, os jatos da água da privada agirão da mesma forma que o seu dedo, dando o impulso inicial para o sentido da rotação da água!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui