Adolescente ainda virgem teria engravidado ao tomar uma vacina! Será verdade?

10
40739
Adolescente teria ficado grávida após tomar a vacina contra a Febre Amarela! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Será que a notícia de uma jovem paraense que teria engravidado mesmo sendo virgem após tomar a vacina contra a febre amarela é verdadeira ou falsa?

O caso se espalhou através das redes sociais na primeira semana de junho de 2018 e deixou muita gente preocupada. De acordo com a reportagem, uma adolescente de 16 anos, ainda virgem (segundo ela) e moradora em Marabá (PA), teria afirmado que ficou grávida após ter tomado uma vacina contra Febre Amarela!

Preocupados com a situação, a família da adolescente a levou ao médico, que fez exames e confirmou a gravidez.

A notícia ainda afirma que o noivo da moça negou ter relações sexuais com ela, o que tornou o caso ainda mais enigmático…

Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?

Adolescente teria ficado grávida após tomar a vacina contra a Febre Amarela! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

No dia 05 de junho de 2018, o site GShowPlay – já bastante conhecido aqui no E-farsas por inventar e espalhar várias fakes news – publicou a notícia da moça que teria engravidado após tomar a vacina contra a Febre Amarela. Após a publicação, vários outros sites começaram a copiar o texto na íntegra, o que ajudou a espalhar ainda mais essa história.

Não há nenhuma menção a respeito dessa história em nenhum jornal de grande circulação e tampouco nos jornais locais (apenas em sites que copiaram o mesmo texto).

Não há nenhum dado que comprove o fato, nenhum nome dos envolvidos foi citado. A garota, como adolescente, deveria ter seu nome omitido (apesar do rosto dela estar exposto), mas e os demais?

A foto usada na “notícia”

A imagem que ilustra essa história nada tem a ver com uma jovem do Pará. Uma busca pela origem da foto e podemos ver que ela foi tirada de um frame de um filme caseiro de sexo:

Inspiração

Quem inventou essa fake news pode ter se inspirado em outra notícia igualmente falsa que se espalhou quase que simultaneamente a essa. Na outra versão, uma estudante de 14 anos teria engravidado depois de uma vacina contra a gripe:

Garota teria engravidado após tomar a vacina contra a gripe! (foto: Reprodução/World News Daily Report)

Só que o texto dessa versão é uma tradução de uma piada publicada em setembro de 2015 no site humorístico de língua inglesa World News Daily Report. No artigo satírico, o caso teria ocorrido no Texas.

Mesmo deixando bem claro que se trata de brincadeira, as “notícias” do World News Daily Report acabam sendo compartilhadas e traduzidas e muita gente acaba repassando como se fossem verdadeiras.

Conclusão

A notícia afirmando que uma adolescente teria engravidado só por tomar uma vacina é falsa!

10 COMMENTS

  1. Claro, a gentalha anti-vaxxer deve ter adorado e repassado a notícia de montão.

    E GShowPlay? Legal o pessoal ficar usando o nome dos outros para dar credibilidade às bobagens que recebe. Ainda mais quando usa o nome da rédiglobo, que os babacas de Internet tanto amam odiar.

  2. Pow, Gilmar, tá esperto, hein? Já usando o Yandex e tudo. Muito melhor que o Google com relação a fidelidade de busca reversa, vou te falar… Sempre que não acho algo fácil vou pra lá e acho.

  3. Oi. Bom dia ! Como vocês fazem a pesquisa das fotos ?
    Estou num relacionamento à distância e quero saber se a foto que a moça me enviou é dela mesma!Aqui não tem como colocar a foto

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here