16.5 C
São Paulo
segunda-feira, setembro 26, 2022

Adolescente ainda virgem teria engravidado ao tomar uma vacina! Será verdade?

- Publicidade -

Será que a notícia de uma jovem paraense que teria engravidado mesmo sendo virgem após tomar a vacina contra a febre amarela é verdadeira ou falsa?

O caso se espalhou através das redes sociais na primeira semana de junho de 2018 e deixou muita gente preocupada. De acordo com a reportagem, uma adolescente de 16 anos, ainda virgem (segundo ela) e moradora em Marabá (PA), teria afirmado que ficou grávida após ter tomado uma vacina contra Febre Amarela!

Preocupados com a situação, a família da adolescente a levou ao médico, que fez exames e confirmou a gravidez.

A notícia ainda afirma que o noivo da moça negou ter relações sexuais com ela, o que tornou o caso ainda mais enigmático…

Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?

Adolescente teria ficado grávida após tomar a vacina contra a Febre Amarela! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

No dia 05 de junho de 2018, o site GShowPlay – já bastante conhecido aqui no E-farsas por inventar e espalhar várias fakes news – publicou a notícia da moça que teria engravidado após tomar a vacina contra a Febre Amarela. Após a publicação, vários outros sites começaram a copiar o texto na íntegra, o que ajudou a espalhar ainda mais essa história.

Não há nenhuma menção a respeito dessa história em nenhum jornal de grande circulação e tampouco nos jornais locais (apenas em sites que copiaram o mesmo texto).

Não há nenhum dado que comprove o fato, nenhum nome dos envolvidos foi citado. A garota, como adolescente, deveria ter seu nome omitido (apesar do rosto dela estar exposto), mas e os demais?

A foto usada na “notícia”

A imagem que ilustra essa história nada tem a ver com uma jovem do Pará. Uma busca pela origem da foto e podemos ver que ela foi tirada de um frame de um filme caseiro de sexo:

- Publicidade -

Inspiração

Quem inventou essa fake news pode ter se inspirado em outra notícia igualmente falsa que se espalhou quase que simultaneamente a essa. Na outra versão, uma estudante de 14 anos teria engravidado depois de uma vacina contra a gripe:

Garota teria engravidado após tomar a vacina contra a gripe! (foto: Reprodução/World News Daily Report)

Só que o texto dessa versão é uma tradução de uma piada publicada em setembro de 2015 no site humorístico de língua inglesa World News Daily Report. No artigo satírico, o caso teria ocorrido no Texas.

Mesmo deixando bem claro que se trata de brincadeira, as “notícias” do World News Daily Report acabam sendo compartilhadas e traduzidas e muita gente acaba repassando como se fossem verdadeiras.

Conclusão

A notícia afirmando que uma adolescente teria engravidado só por tomar uma vacina é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

10 COMENTÁRIOS

  1. Claro, a gentalha anti-vaxxer deve ter adorado e repassado a notícia de montão.

    E GShowPlay? Legal o pessoal ficar usando o nome dos outros para dar credibilidade às bobagens que recebe. Ainda mais quando usa o nome da rédiglobo, que os babacas de Internet tanto amam odiar.

  2. Pow, Gilmar, tá esperto, hein? Já usando o Yandex e tudo. Muito melhor que o Google com relação a fidelidade de busca reversa, vou te falar… Sempre que não acho algo fácil vou pra lá e acho.

  3. Oi. Bom dia ! Como vocês fazem a pesquisa das fotos ?
    Estou num relacionamento à distância e quero saber se a foto que a moça me enviou é dela mesma!Aqui não tem como colocar a foto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui