13.4 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022

Alienígena é filmado entrando em um ovni na Romênia! Será verdade?

- Publicidade -

Vídeo que já foi visto mais de 20 milhões de vezes mostra um ser humanoide entrando em uma nave espacial! Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?

O vídeo foi publicado no Facebook na primeira semana de 2018 e já foi visto mais de 20 milhões de vezes, além de ter mais de 450 mil compartilhamentos!!! O que chama a atenção nas filmagens é que podemos ver o que parece ser uma criatura com uma uma grande cabeça e um corpo esguio caminhando em direção a uma espécie de nave de forma circular.

O humanoide sobe na aeronave, que levanta voo indo em direção à floresta, desaparecendo entre as árvores.

O texto que acompanha as imagens afirma que esse flagrante teria ocorrido na cidade romena de Târgovişte e que o cinegrafista teria conseguido filmar tudo com o seu smartphone, mesmo tremendo por causa da emoção!

Será que esse vídeo é verdadeiro ou falso?

https://www.facebook.com/TargovistePlus/videos/615433668848087/

 

Verdadeiro ou falso?

O vídeo que fez tremendo sucesso através da publicação feita no dia 03 de janeiro de 2018 na página TargovistePlus, no Facebook, foi publicado em várias outras páginas quase que na mesma hora. O problema é que cada publicação afirmava que o flagrante teria ocorrido em uma cidade diferente…

Nessa postagem feita no mesmo dia no YouTube, por exemplo, o canal Secret TV diz que esse ovni faz parte de um suposto ataque alienígena ocorrido no Alasca:

- Publicidade -

 

Acontece que esse vídeo foi publicado pela primeira vez um dia antes no YouTube, no canal Alien Unleash, que não fala nada sobre a Romênia (ou Alasca). O vídeo (que aqui tem 10 minutos de duração) simplesmente foi publicado com uma série de palavras-chave na sua descrição:

 

Se você der uma visitada no canal deles, vai notar que o canal é cheio de vídeos que tratam do mesmo assunto (e também de dragões) e que todos são feitos com ajuda de computação gráfica (alguns deles bem ruinzinhos…).

Ao final do vídeo, quando a nave entra na floresta, podemos ver que o recorte entre as árvores está muito grosseiro, o que ajuda a denunciar a montagem:

E tem gente que acredita nisso?

Além das centenas de milhares de pessoas que comentaram assustadas na publicação do vídeo, o deputado romeno Cătălin-Marian Rădulescu achou mesmo que tratava-se de algo real. Tanto é que o político publicou o “flagrante” três vezes em sua página no Facebook:

Reprodução/Facebook

Questionado pelo site de notícias da Romênia Recorder, o deputado disse que acreditou que o vídeo poderia ser verdadeiro, uma vez que – segundo ele – “é sabido que o nosso planeta não está sozinho no universo”!

Conclusão

O vídeo que mostra um alienígena embarcando em um ovni foi feito com a ajuda de computação gráfica por um canal voltado para esse tipo de entretenimento. Algumas páginas romenas pegaram um trecho desse vídeo e espalharam como se fosse algo real que teria ocorrido na Romênia!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui