20.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

As TVs iranianas censuraram a transmissão das Olimpíadas?

Array
- Publicidade -

Vídeo mostra que as transmissões dos jogos olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, foram todas censurados para poder passar nas TVs iranianas! Será verdade?

As cenas de várias provas das olimpíadas mostradas com tarjas pretas tapando os corpos das atletas começaram a ser compartilhadas através das redes sociais no começo da segunda quinzena de agosto de 2016, durante a realização das Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016.

O texto que acompanha o vídeo afirma que as redes de televisão do Irã estariam sendo obrigadas a censurar os músculos das competidoras nas provas, por isso, as imagens estavam assim, com tarjas e asteriscos por todo lado!

Será que esse vídeo e essa história são reais?

Redes de TV do Irã teriam censurado as Olimpíadas! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)
Redes de TV do Irã teriam censurado as Olimpíadas! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Como as crenças religiosas do islã não toleram o fato de mulheres mostrarem partes de seus corpos (também em competições), as emissoras optam por não transmitir as provas femininas ao invés de censurar algumas partes da tela (o Islã tem um campeonato mundial só para mulheres).

Além disso, uma rápida busca no YouTube sobre esse vídeo já nos mostra que não se trata de algo filmado em 2016, pois encontramos cópias desse mesmo vídeo datadas de outubro de 2013:

https://www.youtube.com/watch?v=SPkStbjMZig

 

O vídeo é, na verdade, uma brincadeira criada pelo canal humorístico Parazit, que satiriza a política, religião e costumes do Irã!

Conclusão

- Publicidade -

O vídeo que mostra trechos das olimpíadas de 2016 censuradas é uma brincadeira feita por um canal de humor em 2013!  

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

  1. Já verificaram se não é pegadinha do Não Salvo de novo?
    hahahahahaha… brinks…

    P.S.: Eu li até o final, só não podia deixar de lembrar do vídeo da Copa e da Coreia do Norte. Apenas avisando pros caras aí que tem aversão a Redes Sociais e necessidade de se mostrarem os inteligentões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui