today-is-a-good-day
17.7 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Bananas infectadas com AIDS foram encontradas no Brasil?

- Publicidade -

Notícia afirma que a Organização Mundial de Saúde estaria alertando sobre o perigo das bananas contaminadas com HIV! Será verdade?

O texto apareceu na internet brasileira no começo de janeiro de 2016 e chama a atenção para a grande parte das bananas consumidas no Brasil que vem da Guatemala, onde teriam descoberto que possam existir cerca de 2 milhões de bananas infectadas com HIV que teriam sido distribuídas para várias partes do continente.

O alerta teria sido dado através da diretora regional para as américas da Organização Mundial da Saúde, Dra. F. Carissa Etienne. Carissa teria informado à imprensa que, após realizar as inspeções, as autoridades da Guatemala teriam averiguado que estariam injetando sangue infectado nas frutas.

O alerta ainda pede para que se evite o consumo de bananas no continente até novo aviso.

Será que esse alerta é verdadeiro ou falso?

Banana contaminada com HIV estariam chegando no Brasil! Será verdade?
Banana contaminada com HIV estariam chegando no Brasil! Será verdade?

Verdadeiro ou falso?

A primeira coisa a se fazer ao receber esse tipo de mensagem é verificar se os nomes envolvidos no boato confirmam as informações. No caso, o texto cita a Organização Mundial de Saúde, mas uma busca no site da OMS para as Américas mostra que não houve nenhum comunicado por parte deles com relação à bananas com HIV!

A dra. Carissa Etiene existe, mas não há nenhuma publicação dela sobre esse alerta.

Uma busca sobre bananas contaminadas da Guatemala nos retorna apenas sites e blogs que copiaram o mesmo texto, que parece ter surgido em um site caça-cliques chamado Jefter Ruthes (entre nesse site para ver a enorme quantidade de notícias falsas publicadas lá). O Jefter Ruthes não cita nenhuma fonte e não apresenta nenhuma prova da veracidade das denúncias.

O vírus HIV sobrevive fora do corpo?

Podemos colher mais uma prova de que essa notícia é completamente falsa no site do Ministério da Saúde sobre a AIDS. Na página com as dúvidas mais frequentes é explicado que o vírus HIV sobrevive apenas cerca de uma hora fora do organismo. O site Médico Responde também confirma essa informação e você também pode verificar isso em outros sites sobre o assunto.

- Publicidade -

Ou seja, se uma banana fosse infectada com o vírus da AIDS na Guatemala, é certeza que esse vírus não sobreviva até chegar ao consumidor.

Além disso, imagine o trabalho que daria infectar mais de 1 milhão (ou 2 milhões, o alerta muda de 1 milhão para 2 milhões em diferentes parágrafos) de bananas com seringas de sangue contaminado! Ah… e imagine também a quantidade de sangue gasto nessa tarefa!

Boato recorrente

Essa não é a primeira vez que boatos envolvendo frutas e AIDS circulam pela web brasileira. Em março de 2015, mostramos aqui no E-farsas a verdade a respeito da notícia afirmando que laranjas importadas da Líbia estava infectadas com o HIV.

O Serviço de Saúde da Argélia teria apreendido um grande carregamento de laranjas da Turquia contaminadas com o vírus da AIDS! Será verdade? (foto: Rerodução/Facebook)
Boato antigo afirmava que o Serviço de Saúde da Argélia teria apreendido um grande carregamento de laranjas da Turquia contaminadas com o vírus da AIDS! Mais uma farsa da web!

Conclusão

Podem continuar consumindo bananas à vontade, pois essa história de frutas infectadas com AIDS é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

20 COMENTÁRIOS

  1. mesmo que fosse verdade certo que abafariam o caso pra nâo causa pânico na populaçâo,nem tudo que dizem e verdade mas e bom fica mais de olho porque maldade hoje em dia rola solta..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui