Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Bandeira do Brasil foi queimada por manifestantes durante os atos ocorridos no domingo?

Fora de Contexto

Bandeira do Brasil foi queimada por manifestantes durante os atos ocorridos no domingo?

Bandeira do Brasil foi queimada por manifestantes durante os atos ocorridos no domingo?

Acreditamos que todos vocês saibam, que ontem (31) ocorreu uma série de manifestações pelo Brasil a favor e contra o presidente Jair Bolsonaro. Em São Paulo, por exemplo, centenas de manifestantes – a maioria ligada à torcidas organizadas do Corinthians – fizeram um ato na Avenida Paulista, vestidos de pretos e com gritos “pela democracia”.

Como era de se esperar, tais manifestações desencadearam uma onda absurda de violência. E, entre as imagens que circularam nas redes sociais, uma em especial nos chamou a atenção. Isso porque ela mostrava uma bandeira do Brasil, que teria sido queimada, justamente ontem, por tais manifestantes mascarados e vestidos de preto.

Essa foto foi retuítada pelo perfil “NasRuas”, no Twitter (arquivo), e propagada pela página “Estudos Nacionais” (arquivo), conforme vocês podem conferir abaixo:

Essa foto foi retuítada pelo perfil “NasRuas”, no Twitter…

…e propagada pela página “Estudos Nacionais”, conforme vocês pode conferir acima.

Entretanto, será que essa foto é verdadeira? A foto foi tirada ontem? Ela mostra manifestantes de movimentos que foram ontem para as ruas? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Embora a foto seja verdadeira, ela não foi tirada ontem! Na verdade, ela mostra manifestantes classificados como “black blocs” incendiando uma bandeira do Brasil, em São Paulo, durante uma manifestação do então “MPL” (“Movimento Passe Livre”) um movimento social brasileiro que defendia a adoção da tarifa zero para o transporte coletivo, em janeiro de 2016.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Segundo o jornal “Straits Times”, a foto pertenceria a agência EPA (European Pressphoto Agency) e teria sido tirada no dia 21 de janeiro de 2016.

Houve uma Manifestação na Referida Noite

De acordo com o “G1” houve, de fato, uma manifestação do então “MPL” naquela noite. O motivo? Alegadamente, na época, a manifestação era sobre o aumento de tarifas no transporte coletivo da cidade de São Paulo. No entanto, a manifestação terminou de forma violenta com ao menos quatro manifestantes feridos e oito pessoas detidas. A Polícia Militar registrou ainda atos de vandalismo contra uma agência bancária, que teve vidros quebrados, e prédios da região central, que foram alvos de pichação.

Segundo o jornal “Straits Times”, a foto pertenceria a agência EPA (European Pressphoto Agency) e teria sido tirada no dia 21 de janeiro de 2016.

A foto voltou a ser publicada num artigo de opinião do jornalista Reinaldo Azevedo, no site da rádio Jovem Pan, em 25 de janeiro daquele ano. Em seu artigo, o jornalista citou que uma investigação realizada pela Polícia Civil de São Paulo concluiu que não havia provas da associação entre os “black blocs” e o “MPL”. Os tais “bad blocks” teriam sido taxados apenas de “baderneiros avulsos”. Em 2013, o “G1” havia definido os “black blocs” como “uma estratégia de manifestação que se autodenominava anarquista e prega a desobediência civil nas redes sociais“.

Até o presente momento não há nenhuma relação direta entre os “black blocs” e as cenas de batalhas campais que vimos ontem.

Conclusão

Fora de Contexto! Embora a foto seja verdadeira, ela não foi tirada ontem! Na verdade, ela mostra manifestantes classificados como “black blocs” incendiando uma bandeira do Brasil, em São Paulo, durante uma manifestação do então “MPL” (“Movimento Passe Livre”) um movimento social brasileiro que defendia a adoção da tarifa zero para transporte coletivo, em janeiro de 2016.

Continue lendo

Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

31 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo