Connect with us

E-farsas

Banhistas brincam ao lado dos mortos da ciclovia Tim Maia?

Acidentes

Banhistas brincam ao lado dos mortos da ciclovia Tim Maia?

Será verdadeira a foto que mostra um grupo de banhistas jogando bola e se divertindo na praia ao lado dos corpos de 2 vítimas do desabamento de parte da ciclovia Tim Maia?

A imagem apareceu nas redes sociais no dia 21 de abril de 2016, poucas horas após o desabamento de parte da ciclovia da Avenida Niemeyer, no Rio de Janeiro. Nela podemos ver algumas pessoas caminhando tranquilamente e jogando bola ao lado dos corpos dos dois mortos, vítimas dessa tragédia.

A triste cena foi compartilhada centenas de milhares de vezes no Facebook, além de ser bastante repassada também através dos grupos de WhatsApp, mas muita gente ficou em dúvida quanto à veracidade dessa foto.

Afinal, será que isso é verdade mesmo?

Será que essa foto é verdadeira ou falsa?

Banhistas na praia ao lado dos corpos das vítimas do desabamento de uma ciclovia no Rio de Janeiro! Será verdade? (foto: Repdodução/Facebook)

Banhistas na praia ao lado dos corpos das vítimas do desabamento de uma ciclovia no Rio de Janeiro! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeira ou falsa?

A imagem que chocou os internautas é real! Conforme apurado pelo jornalista Riomar Bruno, lá no nosso grupo do Facebook, ela foi tirada pelo fotógrafo Felipe Dana, a serviço da agência internacional de notícias Associated Press. Em seu perfil do Facebook, Felipe explica que a cena é triste, mas é verdadeira. O fotógrafo também afirma que o corpo de bombeiros e a perícia isolaram o local pouco tempo depois que essas fotos foram tiradas.

No site da Associated Press podemos ver outras fotos chocantes dessa tragédia ocorrida no Rio de Janeiro.

Nosso atento leitor Lucas Rivetta separou uma série de fotos tiradas das vítimas em diversos ângulos e salientou o detalhe da posição dos pés dos mortos, que – apesar de ter sido mexida – é a praticamente a mesma em todas as fotografias:

mortos_ciclovia_compara2

Apesar da perna de um dos mortos estar aberta nessa foto, o pé da outra vítima continuou na mesma posição em todas as fotos! (Reprodução/Facebook)

mortos_ciclovia_compara

Além disso, temos também uma tomada aérea, feita pela equipe de reportagem da Rede Globo no momento da confirmação da morte de uma das vítimas (aos 20 minutos da reportagem):

Reprodução/G1

Reprodução/G1

No dia seguinte ao desabamento, o jornal carioca Extra divulgou outra fotografia do mesmo local, mostrando outros banhistas “aproveitando a praia” ao lado dos corpos sem vida:

Reprodução/Facebook

Reprodução/Facebook

Segundo a Agência Brasil de Notícias, o Instituto Médico legal liberou os corpos dos dois mortos, que foram entregues aos cuidados dos familiares para o sepultamento.

Conclusão

A foto que mostra banhistas na praia ao lado dos corpos das vítimas do desabamento da ciclovia Tim Maia, no Rio de Janeiro, é real!

*Com a colaboração de Riomar Bruno e Lucas Rivetta   

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Acidentes

To Top