today-is-a-good-day
20.5 C
São Paulo
domingo, maio 19, 2024

O governo do Rio Grande do Sul está barrando caminhões com doações sem nota fiscal?

- Publicidade -

É verdade que os caminhões com doações para as vítimas das enchentes no sul do país estão sendo barradas pela Fazenda por estarem sem nota fiscal?

A afirmação começou a circular na segunda semana de maio de 2024, e mostra que a Secretaria do estado do Rio Grande do Sul estaria barrando os caminhões que estão chegando ao estado com doações sem nota fiscal!

De acordo com o que se espalhou nas redes sociais, os donativos estariam sendo descartados devido à burocracia, pois a grande maioria das doações feitas às vítimas das enchentes ocorridas na região sul estão chegando sem as documentações necessárias.

Será que isso é verdade?

Texto de uma das versões compartilhadas no Twitter: “A secretaria do Estado do Rio Grande do Sul ESTÃO BARRANDO os caminhões de doações por falta de nota fiscal. Canalhas! Pegam essas notas fiscais e levam para o quinto dos infernos. Se vocês não conseguem ajudar, não atrapalha quem está ajudando!” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

Além de sofrerem com as águas, os moradores da região afetada pelas enchentes estão sofrendo com a disseminação de desinformação, pois não é verdade que as doações estão sendo barradas por falta de nota fiscal.

Em nota, a Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina esclareceu que não existe qualquer ação de fiscalização que impeça o transporte de doações para os municípios atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul. A Sefaz/RS já determinou que os veículos com doações têm passagem livre em postos fiscais no Rio Grande do Sul.

A Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal também desmentiu essa informação, também explicou que não existem postos fixos de fiscalização em Santa Catarina e que não há nenhuma ação em andamento nas divisas com o RS e o PR visando impedir a entrega de doações. 

É importante lembrar que o Decreto 37.699/1997 do Governo Estadual do Rio Grande do Sul determina que doações a entidades governamentais e assistenciais que prestam apoio a vítimas de calamidade pública estão isentas do imposto naquele estado. Vale ressaltar que o ICMS é um imposto de competência estadual.

A Brigada Militar também desmentiu o assunto em vídeo, no Twitter:

- Publicidade -

O secretário-chefe da Casa Civil do Rio Grande do Sul, Artur Lemos, também desmentiu a afirmação:

Desinformação semelhante já atrapalhou no passado 

Essa não foi a primeira vez que boatos semelhantes se espalham em momentos de tragédia como o ocorrido no Rio Grande do Sul. Em setembro de 2023, desmentimos aqui no E-farsas a falsa afirmação feita por uma mulher em vídeo dizendo que as doações feitas para as vítimas das enchentes na cidade de Lajeado (RS) estavam retidas até a visita do presidente Lula ao local. A mulher afirmava que Lula só irá liberar as doações após tirar fotos e fazer vídeos fazendo a distribuição!

Após a repercussão negativa (e a comprovação da farsa), a mulher fez outro vídeo se desculpando e dizendo que havia sido mal-interpretada.

Conclusão

É falso que caminhões com doações sem nota fiscal estão sendo barrados no Rio Grande do Sul! Conheça os canais oficiais de doação aqui!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui