today-is-a-good-day
24.3 C
São Paulo
sexta-feira, maio 24, 2024

É possível abrir as portas de um automóvel usando uma bexiga e uma bola de golfe?

- Publicidade -

Vídeo mostra homem abrindo a porta de veículos apenas com o ar de uma bexiga de festa! Será que isso é verdade?

O vídeo de pouco mais de um minuto de duração começou a circular através das redes sociais em abril de 2024 e mostra um homem mostrando como abrir facilmente as portas de qualquer carro utilizando dois objetos simples. Ele tira do bolso uma bola de golfe, a coloca numa bexiga de festa e, após encher o balão, solta o ar no orifício da chave na porta do veículo. Instantaneamente a porta se abre!  

O homem do vídeo, que já foi visto quase 10 milhões de vezes em apenas uma das publicações no TikTok, se encaminha para outro automóvel e refaz o passo-a-passo, obtendo sucesso na tentativa de abrir o carro sem as chaves.

Será que isso é verdade mesmo?

@skerdixx

Apri l’Auto con Palloncino e Golf: Trucco Virale! #AutoHack #TrucchiVitali #Viral

♬ suono originale – @Skerdix

Verdade ou mentira?

O vídeo que viralizou em abril de 2024 foi publicado pela primeira vez no perfil do vendedor italiano Skerdjan Halilaj. Na sua conta do Facebook, Halilaj revela que mora em Turim, na Itália, onde possui uma concessionária de veículos, e que publica vídeos virais por puro entretenimento.

No seu perfil do Instagram há outros vídeos de “truques” para abrir veículos sem chave, mas é tudo encenação.

Vários especialistas tentaram reproduzir o truque no YouTube com bexigas e bolas de golfe sem sucesso. No vídeo abaixo, o chaveiro ainda fez questão de fazer o teste com um carro semelhante ao mostrado no vídeo, com a mesmo ano de fabricação, inclusive:

Nova versão de uma lenda antiga

Essa não é a primeira vez que alguém inventou na internet que é possível se abrir as portas de um carro usando um golpe de ar. Em 2016, voltaram a se espalhar nas redes sociais vários vídeos de pessoas que supostamente teriam conseguido destrancar veículos com uma bola de tênis furada. A “técnica”, que ficou popular em 2007, consistia em pressionar o furo da bola no orifício da chave na porta do carro e a pressão destravaria o mecanismo:

- Publicidade -

É claro que isso não funciona! Se isso fosse verdade, ladrões de veículos andariam apenas com bolas de tênis (ou bexigas) para roubar carros. Além disso, diversos especialistas já testaram o método e comprovaram que ele não funciona. Em 2007, o programa Caçadores de Mitos, do canal Discovery, resolveu checar esse mito e… não abriram nenhum carro com bolas de tênis:

Após tentarem sem sucesso o truque da bola de tênis com buracos de tamanhos diferentes, os apresentadores vedaram a fechadura do carro a vácuo e aplicaram 100 psi de pressão de ar (cerca de nove vezes a pressão atmosférica normal). Igualmente, não conseguiram abrir o veículo!

Conclusão

Não é possível abrir portas de carro com bexigas ou bolas de tênis! Certamente, alguém que não aparece nos vídeos aciona a abertura das portas via controle remoto.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui