Connect with us

E-farsas

As doações para as vítimas das enchentes em Lajeado estão paralisadas até a visita do Lula?

Conspirações

As doações para as vítimas das enchentes em Lajeado estão paralisadas até a visita do Lula?

É verdade que as doações feitas para as vítimas das enchentes em Lajeado (RS) estão retidas até a chegada do presidente Lula na cidade?

O vídeo de pouco mais de um minuto de duração começou a circular através das redes sociais e de grupos do WhatsApp na segunda semana de setembro de 2023. Nele, uma mulher se apresenta como presidente de uma ONG e faz uma denúncia grave.

Segundo ela, as doações feitas para as vítimas das enchentes na cidade de Lajeado (RS) estão retidas até a visita do presidente Lula ao local. A mulher afirma que Lula só irá liberar as doações após tirar fotos e fazer vídeos fazendo a distribuição!

Será que isso é verdade ou mentira?

Mulher se apresenta como presidente de uma ONG e afirma que as doações para as vítimas das enchentes em Lajeado estão bloqueadas até a visita do presidente Lula! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Logo após a disseminação do vídeo, várias entidades envolvidas com a arrecadação e distribuição de donativos para as vítimas das enchentes em Lajeado se pronunciaram e desmentiram a suposta denúncia da mulher.

A Defesa Civil, por exemplo, emitiu uma nota explicando que as doações estão sendo repassadas normalmente e que as informações passadas através de grupos de WhatsApp são completamente falsas.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) também desmentiu o assunto em seu perfil no Twitter e afirmou também que o Governo Federal destinou R$ 741 milhões para atender às cidades atingidas pelas enchentes:

Em seu perfil no Instagram, a prefeitura de Lajeado também se manifestou, explicando que as doações continuam sendo recebidas e repassadas para quem estiver cadastrado:

No dia 10 de setembro de 2023, a mesma mulher gravou um novo vídeo se desculpando pelo equívoco, disse que tudo não passou de mal entendido e que foi vítima de um vazamento não autorizado de um vídeo seu:

Conclusão

Não é verdade que as doações estão paralisadas na cidade Lajeado até a chegada do presidente Lula!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Conspirações

To Top