28.4 C
São Paulo
quarta-feira, fevereiro 28, 2024

As doações para as vítimas das enchentes em Lajeado estão paralisadas até a visita do Lula?

- Publicidade -

É verdade que as doações feitas para as vítimas das enchentes em Lajeado (RS) estão retidas até a chegada do presidente Lula na cidade?

O vídeo de pouco mais de um minuto de duração começou a circular através das redes sociais e de grupos do WhatsApp na segunda semana de setembro de 2023. Nele, uma mulher se apresenta como presidente de uma ONG e faz uma denúncia grave.

Segundo ela, as doações feitas para as vítimas das enchentes na cidade de Lajeado (RS) estão retidas até a visita do presidente Lula ao local. A mulher afirma que Lula só irá liberar as doações após tirar fotos e fazer vídeos fazendo a distribuição!

Será que isso é verdade ou mentira?

Mulher se apresenta como presidente de uma ONG e afirma que as doações para as vítimas das enchentes em Lajeado estão bloqueadas até a visita do presidente Lula! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Logo após a disseminação do vídeo, várias entidades envolvidas com a arrecadação e distribuição de donativos para as vítimas das enchentes em Lajeado se pronunciaram e desmentiram a suposta denúncia da mulher.

A Defesa Civil, por exemplo, emitiu uma nota explicando que as doações estão sendo repassadas normalmente e que as informações passadas através de grupos de WhatsApp são completamente falsas.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) também desmentiu o assunto em seu perfil no Twitter e afirmou também que o Governo Federal destinou R$ 741 milhões para atender às cidades atingidas pelas enchentes:

Em seu perfil no Instagram, a prefeitura de Lajeado também se manifestou, explicando que as doações continuam sendo recebidas e repassadas para quem estiver cadastrado:

- Publicidade -

No dia 10 de setembro de 2023, a mesma mulher gravou um novo vídeo se desculpando pelo equívoco, disse que tudo não passou de mal entendido e que foi vítima de um vazamento não autorizado de um vídeo seu:

Conclusão

Não é verdade que as doações estão paralisadas na cidade Lajeado até a chegada do presidente Lula!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui