today-is-a-good-day
17.8 C
São Paulo
sábado, maio 18, 2024

Robô vence de humano em partida de pingue-pongue! Será verdade?

- Publicidade -

Será que o vídeo que mostra uma partida de tênis de mesa entre um humano e um robô com inteligência artificial é verdadeiro ou falso?

O vídeo tem menos de 1 minuto de duração e já foi visto milhões de vezes desde suas primeiras postagens nas redes sociais, na segunda quinzena de agosto de 2023. Nele podemos ver um homem jogando uma partida de tênis de mesa contra um robô cinza e azul com formas humanas e, de acordo com o texto que acompanha as imagens, a inteligência artificial do androide o ajuda a vencer o humano!

Será que o vídeo é real?

@subzero.new_tiktok

very easy for A.I. Robot. #human #against #robot #pinpong #fighter #sports #tiktok #xuhuong #fyp #douyin抖音

♬ Sequência da Dz7 – MC Menor Do Alvorada & TRASHXRL

Verdade ou mentira?

Uma busca pelo robô no TikTok nos levou a um personagem criado pela empresa Wonder Dynamics, especializada em computação gráfica e inteligência artificial. Em março de 2023, a companhia lançou o software Wonder Studio que, dentre outras funções, permite que o usuário troque alguma pessoa em um vídeo por um de seus androides criados com computação gráfica:

Ao que tudo indica, o primeiro perfil a publicar o vídeo adulterado foi o canal Animatronic3D, no YouTube. Esse canal (ou alguém) usou um trecho de uma partida real de tênis de mesa e substituiu um dos jogadores por um dos robôs da Wonder. No caso, a filmagem original mostrava o tenista de mesa eslovaco Yang Wang e o jogador tcheco Pavel Sirucek, durante o Campeonato Europeu, na República Tcheca. 

O vídeo real é de março de 2023, como podemos ver a seguir:

Conclusão

O vídeo que mostra um robô ganhando uma partida de tênis de mesa de um humano é falso! Trata-se de uma montagem feita com um software que usa inteligência artificial para substituir pessoas de uma filmagem por personagens feitos com computação gráfica!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui